FECHAR

MedicinaNET

Home

Sobrecarga de VD por TEP

      Quadro Clínico

       Paciente de 37 anos, sexo feminino, com história de abortos recorrentes, apresenta-se ao departamento de emergência com quadro de dispneia intensa de início súbito. A paciente é tabagista e usa anticoncepcional oral. Ao chegar, está com insuficiência respiratória e em choque. É intubada e, após expansão ineficaz com cristaloides, passa a receber noradrenalina.

Devido à alta probabilidade de embolia pulmonar (EP), realiza uma tomografia computadorizada (TC) contrastada de tórax, que confirma a EP bilateral (Figura 1), além de demonstrar comprometimento cardíaco com aumento de câmaras direitas e derrame pleural bilateral considerável (Figura 2).

 

P: embolia pulmonar; TC: tomografia computadorizada.

Figura 1 – TC de tórax mostrando EP bilateral.

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 – TC de tórax mostrando aumento de câmaras direitas e derrame pleural bilateral.

 

Discussão

O choque por EP pode ser a apresentação inicial de 8% dos pacientes e, estando associado a uma chance de morte de 30 a 50%. Diversos marcadores clínicos, radiológicos e laboratoriais da disfunção do ventrículo direito (VD) têm sido identificados. A disfunção do VD causada pela EP, avaliada por ecocardiografia ou TC, está associada ao aumento da mortalidade.

A EP maciça pode ser acompanhada por insuficiência ventricular direita aguda, manifestada por aumento da pressão venosa jugular, um terceiro som cardíaco do lado direito, cianose e choque obstrutivo, como o caso apresentado.

 

Bibliografia

1.             Konstantinides SV, Torbicki A, Agnelli G, et al. 2014 ESC guidelines on the diagnosis and management of acute pulmonary embolism. Eur Heart J 2014; 35:3033.

2.             Tapson VF. Acute pulmonary embolism. N Engl J Med 2008; 358:1037.