FECHAR

MedicinaNET

Home

Cisto Renal Complexo

Quadro Clínico

Paciente de 87 anos, sexo masculino, está internado investigando quadro de perda ponderal nos últimos 3 meses. Realizou tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve, que evidenciou alteração no parênquima renal à esquerda, conforme mostra a Figura 1.

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 1 TC de abdome e pelve.

 

Discussão

 Como se pode ver, o paciente apresenta um cisto complexo com projeção sólida no rim esquerdo. Esse cisto pode ser classificado como Bosniak IV. Os cistos renais podem surgir mediante alterações genéticas ou não genéticas, e podem estar relacionados a uma série de doenças desde uma doença renal policística até uma esclerose tuberosa.

Com o aumento do uso de TCs, não é incomum o achado de cistos renais de forma incidental, sendo a maior parte dos pacientes assintomática. A classificação de Bosniak é um sistema que permite melhorar a suspeita diagnóstica da etiologia do cisto, orientando a conduta. O Quadro 1 mostra a classificação de Bosniak.

 

Quadro 1

                             CLASSIFICAÇÃO DE BOSNIAK PARA CISTOS RENAIS
            

Categoria I

Cisto simples benigno, parede fina, sem realce, densidade similar à água, ausência de septos, calcificações ou partes sólidas.

              Categoria II

Cisto benigno que pode conter septos finos ou, ainda, lesões hiperatenuantes uniformes, com <3cm de diâmetro, com limites bem delimitados sem realce.

Categoria IIF

Cisto com múltiplos septos finos, com septos ou parede podendo ter calcificações, podendo haver realce não mensurável ou, ainda, lesões totalmente intrarrenais hiperatenuantes sem realce e com >3cm.

              Categoria III

 Cisto indeterminado com paredes ou septos espessados e irregulares, com realce presente, sendo que de 40 a 60% são malignos (carcinoma de células renais).

                 Categoria IV

Cisto com todas as características da categoria III, contendo também componentes de partes moles que têm realce e que são adjacentes ou até independentes da parede do cisto, sendo que de 85 a 100% são lesões malignas.

 

Bibliografia

1.             Curry NS, Cochran ST, Bissada NK. Cystic renal masses: accurate Bosniak classification requires adequate renal CT. AJR Am J Roentgenol 2000; 175:339.

2.             Israel GM, Bosniak MA. An update of the Bosniak renal cyst classification system. Urology 2005; 66:484.