FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 50 Anos de Idade Sexo Masculino e Hemoptise

Paciente, de 50 anos de idade, com antecedente de tuberculose pulmonar com tratamento irregular há mais de 1 ano; tem antecedente de episódios de hemoptise autolimitados. Há 2 dias, apresenta tosse com laivos de sangue e um episódio de hemoptise de 150 a 200ml de sangue. A Figura 1 mostra a radiografia de tórax, e as Figuras 2 e 3, a tomografia computadorizada (TC).

 

Figura 1 - Radiografia de tórax.

TC: tomografia computadorizada.

 

 

Figura 2 - TC de tórax.

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 3 - TC de tórax.

 

O achado radiográfico mostra uma cavidade, provavelmente por sequela de tuberculose, com infiltração por bola fúngica. Na segunda TC de tórax, é aparente o sinal da meia lua ou crescente que representa um nível hidroaéreo que aparece nesses pacientes. A bola fúngica é definida como um conglomerado de hifas fúngicas juntas com uma matriz de fibrina, muco e detritos pulmonares. Esses achados podem ser assintomáticos e, às vezes, se manifestam apenas como hemoptise.

A bola fúngica ou aspergiloma pode ser única ou múltipla, ocorrendo em cavidades pulmonares associadas. Os pacientes podem ter poucos sintomas, como tosse, ou permanecerem assintomáticos, e o tratamento antifúngico é de pouco benefício; em pacientes com hemoptise, é recomendado o tratamento cirúrgico com itaconazol e ressecção cirúrgica ou embolização para prevenir episódios de hemoptise ameaçadoras à vida.