FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 38 Anos de Idade Sexo Masculino com Dor Referida em Orelha Direita

Paciente do sexo masculino, 38 anos de idade, com quadro de dor em região de orelha direita há 1 mês, procurou médico, que prescreveu cefalexina com hipótese de celulite local; não apresentou melhora, mas não teve febre ou sinais sistêmicos de infecção. Há 1 semana, apresenta perda auditiva. A lesão pode ser vista na Figura 1.

 

 

Figura 1 -  Lesão na orelha direita.

  

O diagnóstico foi de policondrite recidivante, que é uma condição provavelmente autoimune associada à inflamação em estruturas cartilaginosas e outros tecidos conectivos em todo o corpo, incluindo orelhas, nariz, articulações e trato respiratório.

O envolvimento auricular é a mais comum manifestação da doença, afetando a orelha externa unilateral ou bilateral, ocorrendo em 40% dos pacientes como primeira manifestação e aparecendo em 90% dos casos em algum momento da evolução. Outros locais podem estar envolvidos, como cartilagens costais, olhos, nariz, vias aéreas, coração, entre outros.

O início da inflamação auricular é, em geral, bastante abrupto e não sutil, e costuma não ter um fator desencadeador. A inflamação pode ser confundida com celulite da orelha ou mesmo queimadura solar em casos menos graves. Uma das principais pistas para o diagnóstico de policondrite recidivante é o confinamento da inflamação à parte cartilaginosa ou auricular da orelha, poupando o lóbulo da orelha; normalmente, dor e hipersensibilidade local são significativas, tendo uma aparência violácea ou eritematosa difusa. O edema significativo local pode durar dias a semanas; o edema do canal auditivo externo pode causar perda auditiva condutiva.