FECHAR

MedicinaNET

Home

Paciente de 31 Anos de Idade Com Lesões Eczematosas em Face

Paciente de 31 anos de idade, sexo feminino, negra, antecedente de hipertensão arterial sistêmica, usa enalapril. Iniciou quadro de prurido cutâneo difuso e fez uso de prometazina para melhora do prurido há 3 dias. Evoluiu com piora significativa das lesões e, ao chegar ao departamento de emergência, apresentava lesões, predominantemente na face, sugestivas de eczema. Os exames laboratoriais demonstravam hemoglobina (Hb) 12,6g/dL com 9.600 leucócitos e 14% de eosinófilos. As lesões podem ser vistas nas Figuras 1 e 2.

 

 

Figura 1 - Lesões sugestivas de eczema.

 

 

 

Figura 2 - Lesões sugestivas de eczema.

 

As manifestações cutâneas disseminadas, sua associação de piora com a prometazina e a eosinofilia associada sugerem o diagnóstico de Dress (em inglês, drug related eosynophilia syndrome). As erupções agudas costumam ocorrer de 4 a 14 dias após a exposição à medicação, sendo que, em casos de reexposição, as manifestações podem ser mais precoces.

Os pacientes apresentam exantema máculo-papular difuso e de distribuição simétrica composto de lesões roseadas que podem se aglutinar para formar placas. O prurido é frequente, mas altamente variável em termos de gravidade, e febre baixa (temperatura de <38,5ºC) é comum.

A Dress costuma iniciar suas manifestações com exantema morbiliforme na face, no tronco e nos membros superiores; durante a evolução, as lesões podem se tornar eritematosas, com edema da derme significativo. Medicações particularmente associadas são os anticonvulsivantes como a difenil-hidantoína e a carbamazepina; nesse caso, ocorrem tipicamente de 2 a 8 semanas após a introdução das medicações.

Os pacientes costumam apresentar eosinofilia e acometimento de outros órgãos, sendo o fígado o mais comum, com hepatomegalia, aumento de transaminases e hepatite granulomatosa. Os indivíduos podem apresentar manifestações renais como nefrite intersticial e infiltrados pulmonares com pneumonia e, eventualmente, consolidação e derrame pleural.

Do ponto de vista hematológico, as manifestações incluem anemia, eosinofilia, linfocitose, leucocitose e plaquetopenia. No caso aqui ilustrado, como a manifestação cutânea não está classicamente na forma de exantema máculo-papular e ocorre sobretudo na forma eczematosa, pode haver alguma confusão diagnóstica. O uso de glicocorticoides e a descontinuação da medicação são as medidas de manejo, além do suporte, indicadas para o paciente.