FECHAR

MedicinaNET

Home

Toxina Botulínica Tipo A

Toxina Botulínica Tipo A

(Injetável) (substância ativa)

Referência: Botox (Allergan)

Genérico: não

Similar: Botulift (Bergamo); Prosigne (Cristália); Xeomin (Biolab)

 

toxina botulínica tipo A 

Uso injetável

Injetável 100 UI/frasco: Botox

 

Armazenagem antes de aberto

Congelador (- 5°C).

 

O que é

é uma neurotoxina produzida pelo Clostridium botulinum.

Alerta: existem hoje diferentes preparações de toxina botulínica ( a droga de referência inicial foi a Toxina Botulínica Tipo A que serviu para preparar este resumo). As preparações de toxina botulínica de diferentes laboratórios não são intercambiáveis. Assim, os profissionais devem estar atentos para as respectivas recomendações de cada laboratório fabricante.

 

Para que serve

distonias; desordens autonômicas caracterizadas por hipersecreção; uso cosmético; espasticidade; hiperatividade muscular involuntária; desordens dolorosas musculoesqueléticas; dor de cabeça.

 

Como age

a toxina botulínica interrompe a transmissão nervosa pela inibição da acetilcolina nos terminais nervosos colinérgicos do sistema nervoso periférico e também nos terminais nervosos ganglionares do sistema nervoso autônomo; induz assim uma denervação química e paralisia flácida e inibe a secreção glandular.

 

Como se usa

Uso injetável – Via intramuscular (nos músculos afetados)

• doses em termos de Toxina Botulínica Tipo A também tem sido utilizada por via intradérmica ou diretamente em glândulas afetadas.

Tendo a toxina botulínica diversas aplicações clínicas altamente especializadas, além das aplicações cosméticas, não cabe a este Guia discorrer sobre elas, devendo cada especialista recorrer a fontes autorizadas de orientação.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C (fabricante recomenda não usar)

 

Amamentação

não se sabe se é excretado no leite; problemas não documentados mas deve-se estar alerta.

 

Não usar o produto

distúrbios da coagulação de qualquer tipo; excessiva fraqueza ou atrofia no músculo-alvo; inflamação no local de aplicação; hipersensibilidade a qualquer ingrediente da formulação; distúrbio generalizado da atividade muscular; tratamento concomitante com aminoglicosídeo (também com a espectinomicina); tratamento com anticoagulante ou quando há algum motivo para evitar injeção intramuscular.

 

Avaliar riscos x Benefícios

condição cardíaca ou outra que possa piorar com a retomada de exercícios (paciente deve retornar paulatinamente às atividades); história de infecção anterior pelo Clostridium botulinum (pode haver anticorpos contra); disfagia (pode piorar)

 

Reações mais comuns (ocorrem em pelo menos 10% dos pacientes)

Gastrintestinal: dor ou dificuldade para engolir.

Respiratório: infecção do trato respiratório superior.

Sistema nervoso central: dor de cabeça.

Ocular: queda da pálpebra.

 

Atenção ao utilizar outros produtos

A Toxina Botulínica Tipo A

•pode ter sua ação potencializada por: aminoglicosídeo; outra droga que bloqueie a transmissão neuromuscular.

•deve ser usada com cautela em pacientes utilizando: polimixina, tetraciclina e lincomicina. O uso de relaxante muscular deve ser feito com cautela, recomendando-se redução da dose inicial do relaxante, ou utilização de droga de ação intermediária como o vecurônio, em vez dos relaxante muscular de ação mais prolongada.

 

Outras considerações importantes

Alerta: as preparações de toxina botulínica de diferentes laboratórios não são intercambiáveis. Assim, os profissionais devem estar atentos para as respectivas recomendações de cada laboratório fabricante.