FECHAR

MedicinaNET

Home

Travoprosta

Travoprosta

(Oftálmico) (substância ativa)

Referência: Travatan (Alcon)

Genérico: assinalado com G

Similar: Travamed (Germed)

 

Uso oftálmico

Solução oftálmica 0,004% (0,04 mg/mL): Travatan; G

 

O que é

antiglaucomatoso; anti-hipertensivo ocular; hipotensor ocular [prostaglandina F 2alfa (análogo); agonista prostanoide].

 

Para que serve

hipertensão intraocular; glaucoma de ângulo aberto (para reduzir a pressão intraocular em pacientes que sejam intolerantes ou que não tenham respondido a outras medicações para tratamento da hipertensão intraocular).

 

Como age

o Travoprosta é uma pró-droga que é absorvida através da córnea. O Travoprosta é hidrolisada pelas esterases na córnea para o ácido livre biologicamente ativo. O Travoprosta ácido livre é um agonista seletivo para o receptor prostanoide FP. Acredita-se que os agonistas para o receptor FP reduzem a pressão intra-ocular através do aumento do escoamento do humor aquoso. A eliminação do Travoprosta ácido livre do plasma humano é rápida, resultando em concentrações abaixo do limite de quantificação (< 10 pg/mL) dentro de 1 hora após a instilação ocular.

 

Como se usa

Uso oftálmico – Doses

• doses em termos de Travoprosta.

Adultos

1 gota no olho afetado em dose única diária, à noite (não exceder uma vez por dia; a aplicação com maior frequência pode diminuir o efeito de redução da pressão intra-ocular). A redução da pressão intra-ocular se inicia aproximadamente 2 horas após a aplicação e o efeito máximo é atingido após 12 horas.

Atenção: se o produto for utilizado junto com outras drogas para baixar a pressao intraocular, observar pelo menos 5 minutos de intervalo entre as aplicações.

Idosos: não documentados problemas específicos relacionados à idade.

Crianças: eficácia e segurança não estabelecidas.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C

O travoprost pode interferir na manutenção da gravidez e não deve ser usado por mulheres grávidas ou com intenção de engravidar.

 

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite; não amamentar.

 

Não usar o produto

durante o uso de lentes de contato (as lentes devem ser retiradas e só recolocadas após pelo menos 15 minutos da administração do produto); hipersensibilidade ao produto ou ao cloreto de benzalcônio.

 

Avalião riscos X Benefícios

afacia, pseudoafacia ou edema macular (pode ocorrer edema); irite ou uveíte (usar com cuidado); diminuição da função do fígado ou renal (não há estudos).

 

Reações mais comuns

Oftálmico: diminuição da acuidade visual; desconforto ocular; dor; sensação de corpo estranho; coceira; vermelhidão nos olhos (em 35 a 50 % dos pacientes).

 

Outras considerações importantes

•o produto pode gradualmente aumentar a pigmentação castanha da íris (olhos) (a íris vai se tornando marrom). Os pacientes devem ser acompanhados regularmente e, dependendo da condição clínica, o tratamento deve ser suspenso se a pigmentação dos olhos estiver aumentando (a mudança de cor pode ser permanente).

•os efeitos para a córnea com o uso continuado do Travoprosta não estão completamente avaliados.

•se houver reações nos olhos ou nas pálpebras, o médico deve ser imediatamente avisado.

•preparações oftálmicas que precisem ser utilizadas devem respeitar um intervalo de pelo menos 5 minutos entre elas.

•o produto contém cloreto de benzalcônio, que pode ser absorvido por lentes de contatos, daí a necessidade de retirada das lentes antes de utilização do Travoprosta. Esperar pelo menos 15 minutos para recolocação das lentes.

•o produto não foi avaliado no tratamento de glaucoma de ângulo fechado, glaucoma inflamatório ou neovascular.

•as prostaglandinas (como o Travoprosta) são biologicamente ativas e podem ser absorvidas através da pele. Mulheres grávidas ou com intenção de engravidar devem ter cuidado para evitar o contato direto com o produto. Em caso de contato acidental com o conteúdo do frasco, lavar imediatamente a área exposta com água e sabão.

REMÉDIOS COM TRAVOPROSTA EM SUA COMPOSIÇÃO

Duo-travatan