FECHAR

MedicinaNET

Home

Colestiramina

Colestiramina (Oral) (substância ativa)

Referência: Questran light (Bristol-M-Squibb)

Genérico: não

 

Uso oral

Pó envelope com 4 g: Questran light

 

O que é

redutor do colesterol; hipolipemiante; antilipêmico; antidiarreico [sequestrador de ácido biliar].

 

Para que serve

hipercolesterolemia; diarreia (devido à má absorção dos ácidos biliares); coceira (associada com obstrução biliar parcial):

 

Como age

no intestino forma complexos insolúveis com os ácidos biliares, que são eliminados pelas fezes. Com essa perda, o organismo converte o colesterol do sangue em ácidos biliares (abaixa assim o colesterol).

 

Como se usa

Uso oral – Doses

• doses em termos de Colestiramina.

Atenção: diluir o pó antes da ingestão (em algum líquido não alcoólico e não gasoso). Manter a suspensão em repouso por 1 ou 2 minutos para a hidratação adequada. Em seguida, mexer bem e ingerir. Após a injestão, adicionar mais líquido no copo, mexer e ingerir, para assegurar a administração completa da dose.

• aberto o envelope do medicamento, consumí-lo imediatamente.

Adultos

hipercolesterolemia (para redução do colesterol): 4 g diluídos em 60 a 90 mL de água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, de manhã e à noite (antes das refeições e ao deitar). Após 1 ou 2 semanas passar para 8 g diluídos em 120 a 180 mL de água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, de manhã e à noite, antes das refeições e ao deitar. A dose máxima é de 24 g do produto por dia.

coceira (associada com obstrução biliar parcial): 4 a 8 g por dia, diluídos em 60 a 120 mL de água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, de manhã e à noite, antes das refeições e ao deitar.

diarreia (induzida por má absorção dos ácidos biliares): 4 g diluídos em 60 mL de água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, 3 vezes por dia, antes das refeições e ao deitar.

Crianças acima de 6 anos de idade

hipercolesterolemia (para redução do colesterol): 60 mg por kg de peso corporal por dose, diluídas em água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, 2 a 4 vezes por dia, antes das refeições e ao deitar. A dose máxima é de 360 mg por kg de peso corporal por dia. Para minimizar problemas gastrintestinais em crianças, iniciar a medicação sempre com 1 dose diária e ir aumentando gradativamente, a cada 5 ou 7 dias, até atingir o nível desejado.

coceira (associada com obstrução biliar parcial): 60 mg por kg de peso corporal, diluídos em água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, 1 ou 2 vezes por dia, antes das refeições e ao deitar.

diarreia (induzida por má absorção dos ácidos biliares): 2 a 8 g diluídos em 30 a 120 mL de água ou outro líquido não alcoólico e não gasoso, divididos em 3 tomadas, antes das refeições e ao deitar.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe C

 

Amamentação

produto praticamente não absorvido por via oral; problemas não documentados.

 

Não usar o produto

fenilcetonúrico ou com restrição de ingestão de fenilalanina (o produto contém aspartame); obstrução biliar completa.

 

Avaliar riscos x Benefícios

disfunção gastrintestinal (pré-existente); tendência a sangramento (pode ocorrer no uso prolongado da droga); acidose hiperclorêmica (pode ocorrer principalmente em crianças).

 

Reações mais comuns (sem incidência definida):

Sistema nervoso central: tontura, dor de cabeça, vertigem.

Gastrintestinal: desconforto abdominal, constipação, fezes endurecidas, náusea.

Dermatológico: erupção.

Outros: deficiência das vitaminas A, D, E e K, por diminuição da absorção.

 

Atenção ao utilizar outros produtos.

A colestiramina

•pode diminuir a ação de: tetraciclina oral; vancomicina oral; fenilbutazona; diurético tiazídico; glicosídeo digitálico (especialmente digoxina); hormônio da tireoide; propranolol; anticoagulante oral; penicilina G.

•pode aumentar a ação de: anticoagulante oral (administrar 6 h antes da Colestiramina).

Atenção: qualquer medicamento pode sofrer alteração de absorção se administrado junto com a Colestiramina.

 

Outras considerações importantes

•idosos estão mais sujeitos a reações gastrintestinais com o produto.

•checar periodicamente: colesterol; triglicérides; cálcio; tempo de protrombina.

•pode causar: mudança de coloração dos dentes (manter boa higiene oral).

REMÉDIOS COM COLESTIRAMINA EM SUA COMPOSIÇÃO

Questran Light