MedicinaNET

Home

Isotretinoína

ISOTRETINOÍNA (ORAL; TÓPICO) (nome genérico) (substância ativa)

 

Referência

ISOTREX (Stiefel); ROACUTAN (Roche)

 

Genérico

Apresentações assinaladas com G

 

Similar

LURANTAL (Schering)

 

Uso oral

Cápsula 10 mg

ROACUTAN; G

 

Cápsula 20 mg

ROACUTAN; G

 

Uso tópico

Creme 0,05%

ISOTREX

 

Gel 0,05%

ISOTREX

 

O que é

Antiacne [vitamina A (derivado); tretinoína (isômero da); retinoide].

 

Para que serve

Acne cística grave; acne conglobata.

ATENÇÃO: deve ser prescrito apenas por médicos com experiência no uso de retinoides, particularmente pelo risco de teratogenicidade. Prescrito apenas em casos graves.

 

Como age

Mecanismo não bem compreendido. Diminui o tamanho das glândulas sebáceas e inibe a atividade glandular (diminuindo assim a secreção de sebo).

 

Como se usa

USO ORAL - DOSES

     doses em termos de ISOTRETINOÍNA.

     administrar com as refeições. As cápsulas devem ser engolidas inteiras.

 

ADULTOS E ADOLESCENTES

iniciar com 0,5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas. A dose de manutenção deve ser ajustada a cada paciente, situando-se entre 0,1 a 1 mg por kg de peso corporal por dia, durante 16 a 20 semanas.

ATENÇÃO: doses de 1 mg por kg de peso corporal somente devem ser administradas por um período limitado de tempo. Após a interrupção do tratamento deve-se aguardar pelo menos 8 semanas antes de retomá-lo, caso haja necessidade.

 

USO TÓPICO (na pele) - DOSES

     lavar e secar a pele antes de aplicar o gel.

 

ADULTOS E ADOLESCENTES: aplicar uma camada cobrindo a área afetada, 1 vez por dia, de preferência à noite.

 

CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS DE IDADE: eficácia e segurança não estabelecidas.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe X.

 

Amamentação

Não se sabe se é eliminado no leite; mas pelo risco potencial de efeitos adversos na criança, não amamentar.

 

Não usar o produto

Hiperlipidemia acentuada; hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outro retinoide; hipervitaminose A; insuficiência renal ou hepática; mulher em idade de procriar e que não faça uso de anticoncepcional; pele eczematosa, esfoliada ou queimada pelo sol (uso tópico-gel); sensibilidade a parabeno; criança com menos de 12 anos de idade.

 

Avaliar riscos x benefícios

Alcoolismo (risco de aumento dos triglicérides); diabetes mellitus (risco de aumento da glicose sanguínea); hipertrigliceridemia; obesidade (risco de aumento dos triglicérides); predisposição genética à osteoporose relacionada à idade; condição de osteoporose na infância; osteomalácia; outro distúrbio do metabolismo ósseo; anorexia nervosa; terapia crônica com agente que induz osteoporose, osteomalácia e/ou afeta o metabolismo de vitamina D (corticosteroide sistêmico, anticonvulsivante); problema mental; história familiar de distúrbio psiquiátrico; adolescente.

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

Aumento dos lipídeos no sangue; conjuntivite; dor nas juntas; dor muscular; inflamação nos lábios; erupção na pele; sangramento nasal.

 

Atenção ao utilizar outros produtos

A ISOTRETINOÍNA:

 

     pode sofrer ou provocar aumento das reações adversas com: minociclina; tetraciclina; outro retinoide (vitamina A; acitretina; tretinoína oral); medicamento fotossensibilizante (diurético tiazídico; sulfonamida; tetraciclina).

     não deve ser associada com: anticoncepcional contendo substância progestacional androgênica, como a noretistosterona (a acne é patologia dependente de androgênio).

 

Outras considerações importantes

     produto reservado apenas para os casos graves de acne.

     indicado apenas para mulheres em idade fértil que não estejam grávidas nem planejem engravidar.

     MULHERES: apresentar um teste negativo de gravidez 2 semanas antes de iniciar o tratamento; repetir mensalmente o teste de gravidez; usar um anticoncepcional eficaz 1 mês antes do início da medicação, durante toda a medicação e 1 mês após a descontinuação do uso do produto; iniciar a medicação no 2º ou 3º dia do próximo período menstrual normal; mesmo mulheres que sejam inférteis devem fazer uso do esquema anticoncepcional acima citado, por precaução. Suspender a medicação e avisar imediatamente o médico se ocorrer gravidez.

     os efeitos desse produto só se fazem sentir em sua totalidade após 1 ou 2 meses de uso.

     não é recomendado o uso do produto a longo prazo.

     os sintomas da afecção podem piorar no início do tratamento.

     a administração concomitante de outros agentes antiacne, ceratolíticos ou esfoliativos não é indicada. Peeling deve ser evitado até 6 meses após o término do tratamento (há risco de cicatrização hipertrófica). Depilação química também deve ser evitada até 6 meses após o término do tratamento (risco de dermatite).

     evitar exposição à luz solar ou raios ultravioleta. Proteger bem a pele e utilizar um protetor solar.

     usuários de lente de contato podem sentir desconforto durante o tratamento com esse produto (fazer uso de lágrimas artificiais).

     em pacientes com diabetes mellitus, determinar periodicamente a concentração sanguínea de glicose.

     pelo risco de alterações ósseas, avaliar bem se o produto é apropriado para cada paciente.

     a função hepática (fígado) deve ser avaliada antes do tratamento, 30 dias após o início do tratamento e a seguir a cada 3 meses.

     os lipídeos devem ser avaliados antes do tratamento, 30 dias após o início do tratamento e no final do tratamento. Interromper o tratamento em pacientes com hipertrigliceridemia cujas concentrações séricas de triglicerídeos não puderem ser controladas de modo aceitável ou se ocorrer pancreatite.

     não doar sangue até 30 dias após a interrupção do tratamento.

     depressão, tentativa de suicídio e suicídio foram relatados em pacientes tratados com a ISOTRETINOÍNA; embora a relação causal com o produto não tenha sido estabelecida, cuidados especiais devem ser tomados em caso de pacientes com história de depressão e todos os pacientes devem ser avaliados quanto à ocorrência de sinais de depressão.

     durante o uso do produto pode ocorrer diminuição da visão noturna. Os pacientes devem ter cuidado ao dirigir ou operar qualquer veículo à noite.

     há risco de desenvolver sintomas músculo-esqueléticos (inclusive artralgia) durante o tratamento.

     se ocorrer zumbidos ou prejuízo da audição, interromper o tratamento. Comunicar imediatamente ao médico para encaminhamento a serviço especializado.

     se ocorrer dificuldades visuais, interromper o tratamento. Consultar um oftalmologista.

     se houver diminuições significativas nas contagens de leucócitos, interromper o tratamento.

     se houver reações alérgicas graves, interromper o tratamento.

REMÉDIOS COM ISOTRETINOÍNA EM SUA COMPOSIÇÃO

Cecnoin
Isotrexin
Lurantal