Dexa-cronobê

DEXA-CRONOBÊ com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DEXA-CRONOBÊ têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DEXA-CRONOBÊ devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação DEXA-CRONOBÊ

-Forma farmacêutica e apresentação:
Solução injetável 5000 mcg. Caixa com 2 ampolas de 2,5 ml.

DEXA-CRONOBÊ – Indicações

Cronobê® encontra suas indicações eletivas nas neuroartropatias, neurites, nevralgias, hepatopatias, inclusive as de caráter grave e, em geral, em todos os casos em que é oportuno o emprego da vitamina B12 em doses elevadas com o efeito prolongado.

Contra indicações de DEXA-CRONOBÊ

Em pacientes que apresentam hipersensibilidade às cobalaminase em pacientes com doença de Leber.

Advertências

Gerais – Pacientes que não toleram as cobalaminas de origem natural nos alimentos, podem não tolerar a cobalamina cronoativa.
Dependendo da condição em que se encontra o paciente, recomenda-se o monitoramento nas concentrações de ácido fólico e vitamina B12; contagem de hematócrito, plaquetas e reticulócitos no plasma após 5 a 7 dias de tratamento; e determinação de potássio sérico nas primeiras 48 horas em pacientes com anemia megaloblástica.
A vitamina B12 pode mascarar a deficiência de ácido fólico.
A resposta clínica inadequada da vitamina B12 pode ocorrer na presença de infecção, doença renal, tumor ou deficiência concomitante de ácido fólico e ferro.
O risco de câncer gástrico em pacientes com anemia perniciosa é alta. Recomenda-se o acompanhamento de câncer gástrico oculto em intervalos regulares.

Gravidez–NãoseconheceproblemascomousodevitaminaB12cronoativa durante a gravidez nas doses preconizadas.

Lactação – Embora a vitamina B12 seja distribuída para o leite materno, não foi documentado problemas com o uso de vitamina B12 cronoativa nas doses preconizadas.

Pediatria – Embora não existam relatos de problemas com a ingestão de doses diárias recomendadas, não há informações sobre a ingestão de doses superiores à IDR. Contudo, o excesso de vitamina B12 é eliminado pela urina, em grande parte na forma inalterada.

Geriatria (idosos) – Não se conhece problemas relacionados ao uso de vitamina B12 em idosos.

Insuficiência renal/hepática–Recomenda-se a determinação da concentração plasmática de vitamina B12 antes do tratamento e o ajuste de dose se constatada a necessidade pelo médico.

Interações medicamentosas de DEXA-CRONOBÊ

Doses altas e contínuas de ácido fólico podem reduzir as concentrações sanguíneas de vitamina B12.
-Interferência em exames laboratoriais: Os antibióticos podem interferir nos ensaios microbiológicos para determinação das concentrações sérica e eritrocitária de vitamina B12 no sangue, causando falsos resultados baixos.
Reações adversas: Raramente podem ocorrer rash cutâneo, pruridos ou sibilos após a administração parenteral. Nestes casos é importante a atenção médica tendo em vista a possibilidade de reação alérgica. A ocorrência de diarréia ou manifestações cutâneas são menos frequentes e só requerem atenção médica se forem persistentes.

Reações adversas / efeitos colaterais de DEXA-CRONOBÊ

Informação não disponível para esta bula.

DEXA-CRONOBÊ – Posologia

Injeções intramusculares em intervalos de 4 dias (para 1000 mcg) e 10 dias (para 5000 mcg). Em tratamento por ciclos de 3 ou mais semanas, as variações no ritmo das administrações e na duração do tratamento ficam a exclusivo critério médico.

Super dosagem

Não se tem conhecimento de uso abusivo de Cronobê®, no entanto, caso ocorra,aeliminaçãosedáemgrandeparteporviaurinária,devendo-setomarmedidas gerais sintomáticas e de suporte.

-Pacientes idosos:
Veja o item “geriatria” em “Precauções e advertências”.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Registro MS – 1.0974.0008
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior
CRF-SP no 5143
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo.

DEXA-CRONOBÊ – Bula para o paciente

-Cronobê® é um complexo de vitamina B12 com ação prolongada. É rapidamente absorvido pelo organismo, iniciando sua ação terapêutica que perdura por até 10 dias.
-Mantenha Cronobê em temperatura ambiente (15a30ºC), protegido da luz.
-Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.
-Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Cronobê ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
-Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento com Cronobê®.
-Não interrompa o tratamento com Cronobê®sem o conhecimento do seu médico. A doença e/ou seus sintomas poderão retornar.
-Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: coceiras, manchas avermelhadas, erupções cutâneas, dor no local da injeção ou dificuldade de respirar com ruídos após a aplicação do Cronobê®. Podem ser sintomas de reação alérgica e o médico deve avaliar a necessidade de interromper o tratamento. Diminuição dos níveis de potássio pode ocorrer durante o tratamento inicial de anemia megaloblástica severa.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
•Evite a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
•Contra-indicações: Cronobê® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e em pacientes com doença de Leber.
•Precauções: Deve ser usado com cautela em pacientes com intolerância a cobalaminas de origem natural.
•Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Cronobê®.
•Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.

Data da bula

18/12/2017