Diabexil

DIABEXIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIABEXIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIABEXIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

arrow

Apresentação DIABEXIL

compr. 5 mg cx. c/ 30 un.

DIABEXIL – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de DIABEXIL

DIABEXIL é contra-indicado nos casos de hipersensibilidade à glibenclamida, diabetes insulinodependente (tipo II ou diabetes juvenil), coma diabético, insuficiência renal grave e descompensação metabólica do diabetes. DIABEXIL não deve ser administrado em mulheres grávidas ou lactantes. A conveniência do uso de DIABEXIL por mulheres que desejam engravidar deverá sempre ser definido pelo médico.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de DIABEXIL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de DIABEXIL

Em casos excepcionais são observadas reações afetando o trato gastrintestinal, tais como: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréias, sensação de plenitude gástrica ou peso no epigástrio. Em casos isolados ocorrem reações de hipersensibilidade envolvendo a pele, incluindo fotossensibilidade. Raramente podem ocorrer reações alérgicas, inclusive c/ risco de vida. Existe a possibilidade de hipersensibilidade cruzada às sulfonamidas ou a seus derivados. Em casos isolados podem ocorrer distúrbios hematopoéticos como, por exemplo, diminuição (leve e severa) das plaquetas (púrpura), hemácias e leucócitos que podem evoluir para séria depleção dos granulócitos (agranulocitose) ou depressão de todos os elementos celulares do sangue, sendo que uma das causas desta pancitopenia pode ser mielossupressão. Em alguns casos houve aceleração na degradação de células vermelhas (anemia hemolítica) e inflamação dos vasos sangüíneos (vasculites). Em alguns casos podem ocorrer alterações hepáticas como, por exemplo, hepatite, icterícia e colestase, aumento das enzimas hepáticas e até distúrbios severos das funções do fígado, podendo levar à falência hepática, bem como prejuízo do controle metabólico da hiperglicemia. Caso o paciente apresente diminuição excessiva dos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) sem tratamento adequado, podem surgir determinadas manifestações neurológicas transitórias como, por exemplo, alterações da fala, da visão e sensação de paralisia. O uso de DIABEXIL pode causar prurido. Com relação aos íons séricos, o uso do produto pode levar a uma diminuição do sódio sérico. Ao dirigir veículos ou operar máquinas, podem ocorrer alterações do estado de atenção do paciente. Neste caso, o médico deve decidir se a terapia c/ DIABEXIL deve ser descontinuada ou não.

DIABEXIL – Posologia

O uso de DIABEXIL para a estabilização do diabetes deve ser orientado somente pelo médico. Sem orientação médica, o tratamento, a dosagem do medicamento e a dieta prescrita não deverão ser interrompidos ou alterados. A dosagem de DIABEXIL é prescrita em função dos resultados de exames laboratoriais (doseamento de glicose no sangue e na urina). Normalmente, a dose inicial do tratamento é de 1/2 a 1 comp. diário. Se necessário, a dose inicial poderá ser gradualmente aumentada para 3 comp. ou, excepcionalmente, para 4 comp. diários, sempre sob rigorosa supervisão médica. Os comp. de DIABEXIL devem ser ingeridos, sem mastigar, c/ um pouco de líquido. A menos que seja prescrito de modo diferente, a primeira dose diária deve ser administrada imediatamente antes da primeira refeição substancial. Para os casos em que seja necessário mais de 1 comp. ao dia, é recomendável dividir o total de comp. em duas administrações: uma dose antes da primeira refeição substancial e a outra antes do jantar. É importante seguir as instruções do médico ao usar DIABEXIL. Se ocorrerem erros de ingestão como, por exemplo, o esquecimento de uma dose, o paciente nunca deverá tomar uma dose maior mais tarde, devendo orientar-se pelas instruções do médico.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DIABEXIL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.