Dinavital

DINAVITAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DINAVITAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DINAVITAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

merck

Apresentação DINAVITAL

Comprimidos efervescentes. Embalagem contendo 10 comprimidos efervescentes.

DINAVITAL – Indicações

Suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas.

Contra indicações de DINAVITAL

Dinavital® C está contraindicado em casos de litíase urinária oxálica e úrica, insuficiência renal e reconhecida hipersensibilidade à arginina ou a qualquer um dos excipientes da formulação.

Advertências

Em pacientes submetidos a dietas hipoglicídicas ou hipossódicas é necessário levar em conta que cada comprimido efervescente de Dinavital® C contém 0,4315 g de sacarose e 0,1718 g de sódio. A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames laboratoriais para a determinação da glicemia, glicosúria e níveis séricos de transaminases, desidrogenase e bilirrubina. Pode também condicionar resultados falsamente negativos em pesquisas de sangue oculto nas fezes. É necessário interromper o uso de vitamina C antes desses exames.

Gravidez e lactação
Categoria B. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas. Embora não se conheça teratogenicidade nem efeitos nocivos para o lactente, grávidas e lactantes não devem exceder a posologia recomendada já que o ácido ascórbico atravessa a placenta e é excretado no leite.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Os efeitos do Dinavital® C sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas são nulos.

Interações medicamentosas de DINAVITAL

O uso simultâneo com barbitúricos e/ou salicilatos pode intensificar a excreção urinária de ácido ascórbico, aumentando as necessidades diárias dessa vitamina. O ácido ascórbico, administrado junto com desferroxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro nos tecidos.

Reações adversas / efeitos colaterais de DINAVITAL

As reações adversas, pouco frequentes e de pequena intensidade, compreendem queixas de perturbações digestivas, principalmente diarreia, pirose, náusea e vômitos. Pode ocorrer também aumento da diurese. O uso de doses elevadas de vitamina C, por tempo prolongado, pode ocasionar escorbuto de rebote. Em pacientes predispostos, o uso de doses de vitamina C superiores a 1 g ao dia pode desencadear aparição de litíase oxálica ou úrica.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária -NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

DINAVITAL – Posologia

Dissolver o comprimido efervescente em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

Posologia
Adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido efervescente ao dia. Crianças: com peso de 40 kg ou mais podem fazer uso de 1 comprimido ao dia. Podem ser utilizadas doses maiores, a critério médico.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Não existem cuidados ou recomendações especiais referentes ao uso da vitamina C e do aspartato de arginina por pacientes idosos. O emprego em crianças deve respeitar a posologia indicada. Nos pacientes com insuficiência renal grave ou que façam hemodiálise, a dose aconselhável de vitamina C não deve ser maior que 100 mg ao dia.

Super dosagem

Não são conhecidos relatos de intoxicações por superdose de vitamina C e aspartato de arginina.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

O ácido aspártico e a arginina, constituintes da molécula do aspartato de arginina, são dois aminoácidos alifáticos. A arginina é essencial para o desenvolvimento infantil, estimulando a liberação do hormônio de crescimento pela hipófise. Conhece-se também o papel catalítico da arginina no ciclo de Krebs-Henseleit (gênese da ureia), assim como o papel do ácido aspártico na regeneração da arginina nesse mesmo ciclo. O aspartato de arginina levando esses dois elementos indispensáveis ao processo urogenético, constitui-se num estimulante dessa função hepática de detoxicação do organismo, cujo objetivo é a eliminação de cerca de 80% da escória nitrogenada proveniente do metabolismo celular, e de uma certa quantidade de gás carbônico.
O aspartato de arginina, assim, age no sentido de diminuir a hiperamoniemia que acompanha a fadiga e o estresse e de aumentar a eliminação do CO2 em excesso, aumentando a resistência orgânica à anóxia tissular. Por outro lado, a arginina e o ácido aspártico tomam parte no ciclo dos ácidos tricarboxílicos, que é a via de oxidação terminal de todos os constituintes orgânicos de origem alimentar e gerador de energia. A arginina é ainda o precursor fisiológico do óxido nítrico (fator relaxante endotélio-derivado, EDRF) e isto tem sido sugerido como explicação para o efeito hipotensivo observado em indivíduos sadios e pacientes hipertensos aos quais se administram infusões de arginina. Esta ação da arginina irá interessar, particularmente, nos quadros de estresse que se fizerem acompanhar de aumento da pressão arterial.
A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de oxidorredução. Através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação de prolina durante a formação de tecido conjuntivo; oxidação de cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimetilisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticoides pelas suprarrenais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa do ácido folínico; metabolismo da tirosina. A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando, ainda, da formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de várias toxinas bacterianas e de produtos metabólicos. A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoiéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro; ativação do ácido fólico). O mau abastecimento orgânico de vitamina C pode ocorrer não só em consequência de alimentação deficiente, mas também devido a distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse. A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída a infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemia e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc).

Resultados de eficacia

Foi demonstrado que a arginina exógena, administrada parenteralmente ou como um suplemento dietético, facilita a manutenção da massa corporal magra e melhora a capacidade funcional, sendo esses benefícios compatíveis com as bem documentadas propriedades vasodilatadoras e ações da arginina sobre a secreção do hormônio do crescimento.
O ácido ascórbico tem um papel coadjuvante dos efeitos do aspartato de arginina, uma vez que o ascorbato inativa os radicais superóxido (O2-) e previne a peroxidação lipídica da membrana plasmática que, de outra forma, iria diminuir os níveis de NO, tanto por reação direta do O2- com o NO quanto por interrupção da síntese de NO. Além disso, o ascorbato reduz os níveis de LDL oxidado, os quais podem diminuir a síntese e a atividade biológica do NO.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e proteger da umidade. Conservar o tubo sempre bem fechado.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Os comprimidos de Dinavital® C são redondos, brancos a levemente rosados, com superfícies planas e lisas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Para abrir os tubos de Dinavital® C, force o lacre para baixo e, depois, empurre a tampa para cima.

DIZERES LEGAIS
M.S. 1.0089.0242
Farmacêutica Responsável: Fernanda P. Rabello – CRF-RJ nº 16979

Fabricado e embalado por: Blanver Farmoquímica Ltda., Taboão da Serra – SP Registrado por: MERCK S.A.
CNPJ 33.069.212/0001-84Estrada dos Bandeirantes, 1099
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22710-571
Indústria Brasileira

DINAVITAL – Bula para o paciente

1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Dinavital® C consiste na associação do aspartato de arginina e do ácido ascórbico (vitamina C). A arginina é um aminoácido, substância formadora das proteínas. Além de fazer parte das proteínas, a arginina atua em vários mecanismos importantes do organismo, incluindo divisão celular, cicatrização de feridas, remoção de amônia do corpo, no sistema imunológico e na produção de hormônios. A vitamina C é utilizada em várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, proteína que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usada na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome Dinavital® C se você sofre de cálculos renais ou de doença grave dos rins ou ainda se você possui alergia à arginina ou a qualquer um dos excipientes da fórmula.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e precauções
Você não deve tomar doses altas de medicamentos contendo vitamina C caso sofra de doenças associadas à retenção de ferro. Não devem tomar este medicamento pacientes com determinadas doenças metabólicas raras. Se você encontra-se em dieta com restrição de sódio ou de açúcar, deve considerar que cada comprimido efervescente de Dinavital® C contém 0,4315 g de sacarose e 0,1718 g de sódio. A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames de laboratório (glicemia, glicosúria, transaminases, desidrogenase, bilirrubina, pesquisa de sangue oculto nas fezes). É necessário interromper o uso de Dinavital® C antes desses exames.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Gravidez e amamentação
Não são conhecidos efeitos adversos da utilização de Dinavital® C durante a gravidez e a amamentação. Se você está grávida ou amamentando, não tome doses altas, pois a vitamina C atravessa a placenta e é excretada no leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações com alimentos, bebidas e outros medicamentos
Alimentos não interferem com os efeitos do Dinavital® C. Evitar tomar o produto juntamente com bebidas alcoólicas. O uso simultâneo de Dinavital® C com determinados medicamentos (barbitúricos, salicilatos) pode causar um aumento nas necessidades diárias de vitamina C. Dinavital® C, se tomado junto com medicamentos à base de substância desferroxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro no organismo.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Direção de veículos e operação de máquinas
Você pode dirigir e lidar com máquinas normalmente durante tratamento com Dinavital® C.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve conservar Dinavital® C em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da umidade. Manter o tubo sempre bem fechado.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Os comprimidos de Dinavital® C são redondos, brancos a levemente rosados, com superfícies planas e lisas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Dissolver o comprimido efervescente em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

Posologia
Adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido efervescente ao dia. Crianças: com peso de 40 kg ou mais podem fazer uso de 1 comprimido ao dia. Podem ser utilizadas doses maiores, se o médico recomendar.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Dinavital® C pode ser tomado por crianças e idosos. Nos pacientes com insuficiência renal grave ou que façam hemodiálise, a dose aconselhável de vitamina C não deve ser maior que 100 mg ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tome a dose assim que se lembrar, mas não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, Dinavital® C pode causar algumas reações desagradáveis; no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. As reações adversas são geralmente pouco frequentes e de pequena intensidade: azia, diarreia, enjoo, vômitos e aumento do volume urinário. Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de medicamentos contendo vitamina C pode ocasionar cálculos urinários.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não existem relatos de intoxicações com doses excessivas de vitamina C e aspartato de arginina. Em caso de reações adversas intensas e/ou persistentes, suspender o uso do produto e consultar um médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Para abrir os tubos de Dinavital® C, force o lacre para baixo e, depois, empurre a tampa para cima.

Data da bula

16/11/2017