Dualid s

DUALID S com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUALID S têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUALID S devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

aché

Apresentação DUALID S

cáps. 75 mg fr. c/ 20 un.

DUALID S – Indicações

Medicação adjuvante das dietas hipocalóricas, durante o tratamento de obesidade. OBS.: A utilização desta classe de drogas deverá ser por tempo limitado a 4 semanas, somente para auxiliar a adesão à dieta hipocalórica. O benefício limitado que substâncias desta classe podem oferecer deverá ser comparado c/ os riscos potenciais.

Contra indicações de DUALID S

DUALID S não deverá ser utilizado em casos de hipertensão grave, arteriosclerose avançada, arritmias, hipertireoidismo, portadores de feocromocitoma, glaucoma, adenoma da próstata, insuficiência renal e/ ou hepática, pacientes c/ antecedentes de distúrbios psiquiátricos, epilepsia e alcoolismo crônico. Está também contra-indicado em pacientes c/ propensão ao abuso de medicamentos, álcool ou fumo, crianças c/ idade inferior a 12 anos e idosos. Não utilizar em pacientes hipersensíveis à substância ativa ou a outras aminas simpatomiméticas. Não utilizar concomitantemente aos inibidores da MAO, respeitando um período superior a 15 dias após a interrupção da administração de IMAO antes de iniciar o tratamento c/ DUALID S. DUALID S é contra-indicado durante a gravidez e aleitamento.

Advertências

Os anorexígenos apresentam semelhança estrutural com a anfetamina, podendo ter os mesmos inconvenientes. A eficácia do anorexígeno diminui após algumas semanas (tolerância). Conseqüentemente recomenda-se: – informar o paciente, especialmente para que não aumente as doses; – prescrever dualid s de forma descontinuada, por períodos de 4 semanas. O tratamento prolongado poderá acarretar farmacodependência e distúrbios psicóticos graves. Aos praticantes de esportes, observar que a anfepramona poderá induzir reação positiva nos testes antidoping. Dualids não deverá ser utilizado durante o período de aleitamento, pois a anfepramona e seus metabólitos são eliminados no leite materno. Em alguns pacientes, a anfepramona poderá acarretar alterações de comportamento. A condução de veículos ou operação de máquinas poderá ser afetada, devendo-se restringir atividades que requeiram atenção durante a utilização de dualid s.

Interações medicamentosas de DUALID S

Os inibidores da MAO podem potencializar o efeito simpatomimético de DUALIDS. Medicamentos com ação sobre a tireóide ou sobre o SNC podem reforçar o estímulo sobre o SNC. O efeito de alguns anti-hipertensivos (guanetidina, clonidina, metildopa) poderá ser atenuado. A utilização concomitante de DUALIDS e anestésicos voláteis poderá causar arritmias e crise hipertensiva pré-operatória, recomendando-se a interrupção da administração de DUALID S alguns dias antes da intervenção cirúrgica. Pacientes diabéticos deverão ser adequadamente controlados quando da utilização da anfepramona concomitantemente a dietas hipocalóricas.

Reações adversas / efeitos colaterais de DUALID S

Devido à liberação cronogramada, os efeitos colaterais podem ser atenuados. Ainda assim, os efeitos secundários relatados durante o tratamento c/ DUALID S são os seguintes: Vertigem, cefaléia, insônia, nervosismo, irritabilidade, manifestações depressivas. Alteração do paladar, boca seca, náuseas, vômitos, diarréia ou constipação. Hipertensão, taquicardia, arritmias, dor pré-cordial e hipotensão. Perturbações das funções sexuais, distúrbios da micção e ginecomastia. Urticária, exantema. Mesmo utilizando-se o medicamento conforme recomendado, a rapidez dos reflexos poderá estar alterada, dificultando a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Isto ocorre particularmente em casos de utilização simultânea de álcool. Nos casos de utilização prolongada, poderá ocorrer farmacodependência e alterações graves tais como diminuição da concentração, fraqueza, modificações da personalidade. A manifestação mais severa da intoxicação crônica são distúrbios psicóticos semelhantes à esquizofrenia. (obs. apesar da concordância nominal estar errada a rte final permaneceu assim)

DUALID S – Posologia

A dose para cada paciente fica a critério médico. Recomenda-se a seguinte Posologia: DUALID S 25 mg: Em média, duas cápsulas ao dia, preferencialmente, duas horas antes do almoço e do jantar, durante no máximo quatro semanas. DUALID S 50 e 75 mg: 1 cápsula ao dia, preferencialmente duas horas antes do almoço, durante no máximo quatro semanas. Nos casos onde uma repetição do tratamento seja necessária, dever-se-á respeitar uma pausa de no mínimo 4 semanas. Se ocorrer fenômeno de tolerância, o tratamento deverá ser interrompido. Não se aconselha um aumento da dose na tentativa de reforçar o efeito anorexígeno. O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA

Super dosagem

Superdosagem aguda: estímulo do SNC (agitação, tremores, reflexos diminuídos, taquicardia, confusão, agressividade, alucinações estado de angústia seguidos de fadiga e depressão). Os sintomas cardiovasculares consistem em arritmia, híper ou hipotensão e colapso circulatório. Os sintomas gastrintestinais incluem náuseas, vômitos, diarréia e espasmos abdominais. Tratamento: é essencialmente sintomático, consistindo em lavagem gástrica e sedação com barbitúricos. A hemodiálise ou diálise peritoneal não são recomendadas. Intoxicação crônica: pode se manifestar sob a forma de dermatose grave, insônia, instabilidade, hiperatividade ou alterações da personalidade. A manifestação mais grave é uma psicose que, freqüentemente, não se distingue de uma esquizofrenia.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

DUALID S – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.