Femara

FEMARA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FEMARA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FEMARA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

novartis

Apresentação FEMARA

compr. 2,5 mg cx. c/ 28 un.

FEMARA – Indicações

Tratamento de câncer de mama avançado em mulheres na pós-menopausa (natural ou artificialmente induzida), que tenham sido tratadas previamente com antiestrogênicos.

Contra indicações de FEMARA

Hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes da formulação. Pré-menopausa endócrina. Gravidez e lactação.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de FEMARA

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de FEMARA

Nos estudos clínicos, as reações adversas foram geralmente de intensidade leve a moderada e raramente graves o suficiente para determinar a descontinuação do tratamento. Muitas das reações adversas podem ser atribuídas tanto à doença básica como às conseqüências farmacológicas normais da privação de estrógenos (ex., fogachos e adelgaçamento dos cabelos). A tabela a seguir traz, em ordem decrescente de freqüência, as reações adversas possivelmente relacionadas ao fármaco em estudo, de acordo com o investigador, e que foram relatadas com incidência superior a 2% (tanto para FEMARA como para o acetato de megestrol) em um estudo clínico controlado que comparou FEMARA (2,5 mg por dia) com o acetato de megestrol (160 mg por dia) por até 33 meses. Reações adversas FEMARA N = 174 % Acetato de megestrol N = 189 % Cefaléia 6,9 4,8 Náusea 6,3 4,2 Edema periférico 6,3 3,7 Fadiga 5,2 6,3 Ondas de calor 5,2 3,7 Adelgaçamento dos cabelos 3,4 1,1 Rash (erupção) cutâneo (1) 3,4 0,5 Vômito 2,9 1,6 Dispepsia 2,9 1,6 Aumento de peso 2,3 8,5 Dores musculoesqueléticas (2) 2,3 1,1 Anorexia 2,3 1,1 Sangramento vaginal 1,7 3,2 Leucorréia 1,7 2,6 Constipação 1,7 2,1 Tonturas 1,1 3,7 Aumento do apetite 1,1 3,7 Aumento da sudorese 1,1 2,1 Dispnéia 0,6 5,8 Tromboflebites (3) 0,6 3,7 Pequena perda sangüínea intermenstrual Hipertensão 0 2,6 Prurido 0 2,6 (1) Incluindo erupção cutânea eritematosa e erupção cutânea maculopapular. (2) Incluindo dores nos braços, dores nas pernas, dores nas costas e dores ósseas (3) Incluindo tromboflebite superficial e profunda. Outras reações adversas, consideradas possivelmente como tendo relação com o fármaco e relatadas no mínimo por 3 pacientes tratadas com FEMARA, com freqüência abaixo de 2%, incluem perda de peso e edema generalizado.

FEMARA – Posologia

Posologia Adultos e pacientes idosas: A dose recomendada de FEMARA é de 2,5 mg uma vez ao dia. O tratamento com FEMARA deve continuar até que a progressão do tumor seja evidente. Nenhum ajuste de dose é necessário para tratamento de pacientes idosas. Pacientes com insuficiência renal ou hepática: Nenhum ajuste na dosagem é necessário para pacientes com insuficiência hepática ou renal (clearance (depuração) de creatinina = 10 ml/min). (Veja Farmacocinética-).

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FEMARA – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.