Fenoterol

FENOTEROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FENOTEROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FENOTEROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

genérico

Apresentação FENOTEROL

Aerossol: fr. c/ dispositivo dosador + aerocâmara. Dosagem de 0,1mg por jato-dose: fr. c/ 10ml.

FENOTEROL – Indicações

Tratamento sintomático de crises agudas de asma. Profilaxia de asma induzida pelo esforço. Tratamento sintomático da asma brônquica e outras enfermidades com constrição reversível das vias respiratórias, como bronquite obstrutiva crônica, enfisema e transtornos broncopulmonares (silicose, bronquiectasias, tuberculose, carcinoma bronquial e bronquite espástica da criança). Para eliminação do broncoespasmo agudo antes da aerossolterapia com secretomucolíticos, corticosteróides, soluções salinas fisiológicas e cromoglicato dissódico, para favorecer a penetração dessas substâncias nas pequenas vias aéreas. A dosagem de 0,2mg/jato-dose destina-se aos casos que não foram adequadamente controlados com o uso da dosagem de 0,1mg/jato-dose.

Contra indicações de FENOTEROL

O uso de fenoterol é contra-indicado em pacientes com hipertireoidismo, estenose aórtica subvalvular, sensibilidade a simpatomiméticos, cardiomiopatia obstrutiva hipertrófica, taquiarritmias e hipersensibilidade ao bromidrato de fenoterol.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de FENOTEROL

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de FENOTEROL

As reações adversas freqüentes atribuídas ao fenoterol são leves tremores dos músculos esqueléticos e nervosismo. Menos freqüentes são taquicardia, inquietação, vertigens, palpitações, fadiga, cefaléia (principalmente em pacientes hipersensíveis), sudorese, secura da boca e transtornos ventriculares do ritmo cardíaco ou moléstias pectanginosas. Em casos muito raros foram observadas irritações locais ou reações alérgicas. Como com outros broncodilatadores, foram observados alguns casos de tosse e, excepcionalmente, broncoconstrições paradoxais. O tratam. com beta-agonistas pode ter como conseqüência uma hipocalemia potencialmente grave.

FENOTEROL – Posologia

Dosagem de 0,1mg por jato-dose: Para tratam. da crise: Adultos e crianças acima de 7 anos (³ 25kg): 1 dose do aerossol, que pode ser seguida de uma segunda dose após 10 minutos, a critério médico. A próxima dose não deverá ser feita com intervalo menor que 3 horas. Para tratam. de continuidade: Adultos e crianças acima de 7 anos: 1 dose do aerossol, 3 vezes ao dia. Dosagem de 0,2mg por jato-dose: Destina-se aos casos que não foram adequadamente controlados com o uso da dosagem de 0,1mg por jato-dose, ou a critério médico. Para tratam. da crise: Adultos e crianças acima de 7 anos (³ 25kg): 1 dose do aerossol, que pode ser seguida de uma segunda dose após 10 minutos, a critério médico. A próxima dose não deverá ser feita com intervalo menor que 3 horas. Para tratam. de continuidade: Adultos e crianças acima de 7 anos: 1 dose do aerossol, 3 vezes ao dia. Para crianças, pela dificuldade de coordenação no uso do aerossol, recomenda-se que o medicamento seja administrado sob supervisão de um adulto.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

FENOTEROL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.