Iloban

ILOBAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ILOBAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ILOBAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

merck

Apresentação ILOBAN

emb. c/ 20 c/ microgrânulos de liberação lenta.Cada cáps. contém: Cianocobalamina 1000 mcg Fumarato ferroso 330 mg Ácido ascórbico 100 mg Ácido fólico 7,5 mg

ILOBAN – Indicações

ILOBAN Cápsulas está indicado para corrigir alterações na hematopoese conseqüentes à carência de ácido fólico, ferro e cianocobalamina.

Contra indicações de ILOBAN

Hemocromatose, hemossiderose, hipersensibilidade ao ácido fólico ou a qualquer outro componente do produto.

Advertências

As causas e a natureza de uma anemia devem ser sempre investigadas. O ácido fólico pode ser responsável pela remissão do quadro hematológico da anemia perniciosa sem, no entanto, atuar nas manifestações neurológicas da doença que continua em progresso. Nesse caso a administração oral de B12 pode ser insuficiente, tornando-se necessária a utilização concomitantemente desta vitamina por via intramuscular. ESTE PRODUTO CONTÉM O CORANTE AMARELO DE TARTRAZINA, QUE PODE CAUSAR REAÇÕES DE NATUREZA ALÉRGICA, ENTRE AS QUAIS ASMA BRÔNQUICA, ESPECIALMENTE EM PESSOAS ALÉRGICAS AO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO.

Interações medicamentosas de ILOBAN

A absorção de ferro é aumentada por substâncias como os ácidos ascórbico e succínico e o sorbitol. Outras, tais como os fitatos, os fosfatos e preparações antiácidas com trissilicato de magnésio e carbonatos, a inibem. O ferro pode reduzir a absorção de tetraciclinas. É provável que compostos anticonvulsivantes como a difenil-hidantoína sódica, a primidona e os barbitúricos ajam como antagonistas débeis do ácido fólico, podendo levar a estados carenciais. Os agentes antifólicos (aminopterina e metotrexato) e o antimalárico pirimetamina inibem a redução enzimática do ácido fólico. É provável que os contraceptivos orais interajam com o ácido fólico, levando a uma deficiência deste.

Reações adversas / efeitos colaterais de ILOBAN

Pacientes mais sensíveis, quando submetidos à terapia c/ sais de ferro, podem, ocasionalmente, apresentar distúrbios gastrintestinais, tais como: náuseas, vômitos, diarréia, dor epigástrica, cólicas intestinais e constipação. Nesses pacientes a redução da dose diária ou a administração das cápsulas imediatamente após as refeições minimizam esses possíveis efeitos. Reações alérgicas têm sido raramente reportadas após o uso oral ou parenteral do ácido fólico. No caso de ocorrerem reações alérgicas ao ácido fólico, tratar c/ anti-histamínicos ou corticosteróides e suspender o uso do medicamento.

ILOBAN – Posologia

Uma a duas cápsulas ao dia. A posologia pode ser modificada a critério médico.

Super dosagem

A superdose de ferro elementar provoca fenômenos de intoxicação que podem surgir dentro de 10 – 60 minutos ou demorar horas. Há comprometimento do trato gastrintestinal, com dor epigástrica, náuseas, vômitos, diarréia, melena, hematêmese e, associadamente, tonteira, palidez, cianose e choque, nos casos graves. O tratamento é feito com lavagem gástrica e utilização de agentes quelantes, mantendo-se desobstruídas as vias aéreas, e combatendo a desidratação, a acidose e o choque.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ILOBAN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.