Keflex comp e susp

KEFLEX COMP E SUSP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de KEFLEX COMP E SUSP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com KEFLEX COMP E SUSP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bagó

Apresentação KEFLEX COMP E SUSP

KEFLEX 500 mg – caixas c/ 8 e 40 drágeas KEFLEX 1 g – caixas c/ 8 e 40 drágeas KEFLEX líquido 250 mg/5 ml – fr. c/ 60 e 100 ml de susp. oral já preparada

KEFLEX COMP E SUSP – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de KEFLEX COMP E SUSP

A cefalexina é contra-indicada em pacientes alérgicos às penicilinas e a outros antibióticos beta-lactâmicos e às cefalosporinas. Advertências Antes de ser instituída a terapêutica com a cefalexina, deve-se pesquisar cuidadosamente quanto a reações anteriores de hipersensibilidade às cefalosporinas e às penicilinas. Cs derivados da Cefalosporina-C devem ser administrados cuidadosamente a pacientes alérgicos à penicilina. Reações agudas graves de hipersensibilidade podem necessitar o uso de adrenalina ou outras medidas de emergência. Há alguma evidência clínica e laboratorial de alergenicidade cruzada parcial entre as penicilinas e as cefalosporinas. Foram relatados casos de pacientes que apresentaram reações graves (incluindo anafilaxia) a ambas as drogas. Qualquer paciente que tenha demonstrado alguma forma de alergia, particularmente a drogas, deve receber antibióticos com cautela, não devendo haver exceção com a cefalexina. Foi relatada colite pseudomembranosa com praticamente todos os antibióticos de amplo espectro (incluindo os macrolídeos, penicilinas semi-sintéticas e cefalosporinas); portanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que apresentam diarréia em associação ao uso de antibióticos. Essas colites podem variar de gravidade leve a gravíssima. Casos leves de colites pseudomembranosas usualmente respondem somente com a interrupção do tratamento. Em casos de moderado a grave, medidas apropriadas devem ser tomadas.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de KEFLEX COMP E SUSP

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de KEFLEX COMP E SUSP

Gastrointestinais – sintomas de colite pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico. Náuseas e vômitos têm sido relatados raramente. A reação adversa mais freqüente tem sido a diarréia, sendo raramente grave o bastante para determinar a cessação da terapia. Tem também ocorrido dispepsia e dor abdominal. Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, tem sido raramente relatadas hepatite transitória e icterícia colestática. Hipersensibilidade – foram observadas reações alérgicas na forma de erupções cutâneas, urticária, angiedema e raramente eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, ou necrólise tóxica epidérmica. Essas reações geralmente desaparecem com a suspensão da droga. Terapia de suporte pode ser necessária em alguns casos. Anafilaxia também foi relatada. Outras reações têm incluindo prurido anal e genital, monilíase genital, vaginite e corrimento vaginal, tonturas, fadiga e dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, artrite e doenças articulares. Tem sido raramente relatada nefrite intersticial reversível. Eosinofilia, neutropenia, trombocitopenia e elevações moderadas da transaminase glutâmico-oxalacética no soro (TGO) e transaminase glutâmico-pirúvica no soro (TGP) têm sido referidas.

KEFLEX COMP E SUSP – Posologia

A cefalexina é administrada por via oral. Adultos – as doses para adultos variam de 1 a 4 g diários, em doses fracionadas. A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg pode ser administrada a cada 12 horas. O tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias. Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se doses diárias de cefalexina acima de 4 gramas forem necessárias, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina parenteral, em doses adequadas. Crianças – a dose diária recomendada para crianças é de 25 a 50 mg/kg em doses fracionadas. Para faringites estreptocócicas em pacientes com mais de um ano de idade, infecções do trato urinário leves e não complicadas e infecções da pele e estruturas da pele, a dose diária total poderá ser fracionada e administrada a cada 12 horas. Exemplos: doses a serem administradas quatro vezes ao dia KEFLEX GOTAS / KEFLEX LÍQUIDO Peso da criança (kg) 100 mg/ml (5mg/gota) Nº de gotas (Nº de colher-medida)(250 mg/5 ml) 4 5 a 10 6 8 a 15 8 10 a 20 10 ¼ a ½ 20 ½ a 1 40 1 a 2 ou Exemplos: doses a serem administradas duas vezes ao dia 4 10 a 20 6 15 a 30 8 20 a 40 10 ½ a 1 20 1 a 2 40 2 a 4 Nas infecções graves a dose pode ser dobrada. No tratamento da otite média, os estudos clínicos demonstraram que são necessárias doses de 75 a 100 mg/kg/dia em 4 doses fracionadas. No tratamento de infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica deve ser administrada por 10 dias, no mínimo.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

KEFLEX COMP E SUSP – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.