Lagur ud

LAGUR UD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LAGUR UD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LAGUR UD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

boehringer

Apresentação LAGUR UD

compr. de liberação prolongada de 500 mg: emb. c/ 6 e 10 compr.

LAGUR UD – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de LAGUR UD

LAGUR UD está contra-indicado para o tratamento de pacientes com conhecida hipersensibilidade aos antibióticos macrolídeos ou a quaisquer outros componentes da fórmula. A claritromicina está contra-indicada em pacientes tratados com terfenadina, que tenham anormalidades cardíacas preexistentes (arritmias, bradicardia, prolongamento do intervalo QT, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca congestiva, etc.), ou distúrbios hidroeletrolíticos (ver Precauções e advertências e Interações medicamentosas). Como a dose de 500 mg por dia não pode ser reduzida com o uso de comprimidos de claritromicina de liberação prolongada, ela está contra-indicada em pacientes com clearance de creatinina menor do que 30 ml/min. LAGUR (claritromicina) de 250 mg e 500 mg de liberação imediata poderão ser utilizados nesta população de pacientes.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de LAGUR UD

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de LAGUR UD

As reações adversas relacionadas com o uso da claritromicina mais freqüentemente relatadas foram algumas perturbações gastrintestinais, como náusea, dispepsia, dor abdominal, vômito e diarréia. Outras reações adversas foram cefaléia, paladar alterado e elevação transitória de enzimas hepáticas. Como ocorre com outros macrolídeos, disfunção hepática, incluindo aumento de enzimas hepáticas, hepatite colestática e/ou hepatocelular, com ou sem icterícia, têm sido infreqüentemente relatadas com claritromicina. Esta disfunção hepática pode ser severa, sendo usualmente reversível. Em situações muito raras foi relatada insuficiência hepática com desenlace fatal, geralmente tendo sido associada com doenças subjacentes severas e/ou medicações concomitantes. Raramente, a eritromicina, outro macrolídeo do grupo da claritromicina, foi associada com arritmias ventriculares, incluindo taquicardia ventricular e torsades de pointes, em indivíduos com prolongamento de intervalos QT. Glossite, estomatite e monilíase oral foram relatadas na terapêutica com claritromicina. Foi descrita descoloração dos dentes, geralmente reversível com limpeza profissional. Reações alérgicas, desde urticária e erupções cutâneas leves, até anafilaxia e síndrome de Stevens-Johnson, foram relatadas. Houve relatos de efeitos transitórios sobre o SNC, variando de tontura, ansiedade, insônia e pesadelos a confusão, alucinação e psicose; entretanto, não foi estabelecida uma relação de causa/efeito. Foi relatada perda auditiva com claritromicina, geralmente reversível com a retirada da medicação. Foram descritas alterações do olfato, usualmente em conjunto com alterações do paladar. Foram descritos raros casos de hipoglicemia, alguns dos quais ocorreram em pacientes fazendo uso concomitante de agentes hipoglicemiantes orais ou insulina. Foram reportados raros casos de trombocitopenia. Alterações laboratoriais, como elevação no tempo de protrombina, uréia e creatinina, podem ocorrer.

LAGUR UD – Posologia

A posologia habitual para adultos é de um comprimido de liberação prolongada de 500 mg, por via oral, uma vez ao dia. Nas infecções mais graves, a posologia pode ser aumentada para 1.000 mg (2 x 500 mg), uma vez ao dia. A duração habitual do tratamento é de 6 a 14 dias. LAGUR UD (comprimidos de claritromicina de liberação prolongada) não deve ser utilizado em doentes com insuficiência renal significante (clearance de creatinina menor do que 30 ml/min). Claritromicina de 250 mg e 500 mg de liberação imediata poderá ser utilizada nesta população de pacientes; a administração não deve prolongar-se por mais de 14 dias.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

LAGUR UD – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.