Adrenyl

ADRENYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ADRENYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ADRENYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

uci

Apresentação ADRENYL

COMPRIMIDO 2,5 mg: caixa c/ 20 compr. XAROPE 0,3 mg/ml: caixa c/ fr. c/ 100 ml.

ADRENYL – Indicações

ADRENYL é indicado no tratamento da asma brônquica, bronquite crônica, enfisema pulmonar e outras pneumopatias que apresentam broncoespasmos.

Contra indicações de ADRENYL

Em casos de hipersensibilidade ao sulfato de terbutalina ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

ADRENYL® deve ser administrado com precaução a pacientes com distúrbios cardiovasculares graves, como cardiomiopatia hipertrófica, isquemia cardíaca, taquiarritmia ou insuficiência cardíaca grave; com hipertensão, diabetes, hipertireoidismo, epilepsia. O tratamento prolongado com agonistas beta adrenérgicos pode resultar em diminuição dos níveis séricos de potássio. ADRENYL® XAROPE não contém açúcar, podendo ser administrado a pacientes diabéticos. Insuficiência hepática e/ou renal: não é necessário o ajuste da dose em pacientes com insuficiência hepática e/ou renal leve a moderada. Gravidez e lactação: não foram relatadas evidências de efeitos teratogênicos com o uso do sulfato de terbutalina em estudos realizados com animais. O medicamento poderá ser administrado durante a gestação, sob estrito acompanhamento médico, quando os benefícios para a mãe justificarem o potencial de risco para o feto. O sulfato de terbutalina é eliminado no leite materno. A administração deve ser cautelosa e sob orientação médica se o fármaco for utilizado durante a lactação.

Interações medicamentosas de ADRENYL

Antidepressivos tricíclicos (amineptina, amitriptilina, clomipramina, imipramina, nortriptilina), inibidores da monoamina oxidase (IMAO – moclobemida, selegilina, tranilcipromina), xantinas (cafeína, teobromina), agentes simpatomiméticos, outros estimulantes do sistema nervoso central: a administração com terbutalina pode potencializar os efeitos adversos. Digoxina e outros digitálicos: a administração concomintante com a terbutalina pode elevar o risco de arritmias.

Reações adversas / efeitos colaterais de ADRENYL

ADRENYL é um fármaco bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos adversos são leves e transitórios não causando a suspensão da terapia. Ocasionalmente, podem ocorrer tremor, tontura, cefaléia, cãimbra muscular e palpitações. Foram relatados raros casos de reações alérgicas com erupções cutâneas. Há relatos isolados de distúrbios do sono e do comportamento como agitação e nervosismo.

ADRENYL – Posologia

A posologia recomendada poderá ser alterada por orientação médica, conforme a gravidade da doença e estado clínico do paciente. A duração da terapia depende da resposta do paciente. Adultos: Adrenyl comprimido: 1 comprimido, três vezes ao dia.Se necessário, a dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, três vezes ao dia. Adrenyl xarope: 10 a 15 ml , três vezes ao dia. Crianças com peso corpóreo acima de 30 quilos: Adrenyl comprimido: 1 a 2 comprimidos, três vezes ao dia. Adrenyl xarope: 0,25 ml por quilo de peso corpóreo, três vezes ao dia. Crianças com 20 a 30 quilos de peso corpóreo: Adrenyl comprimido: Meio a 1 comprimido, três vezes ao dia. Adrenyl xarope: 0,25 ml por quilo de peso corpóreo, três vezes ao dia. Crianças com peso corpóreo abaixo de 20 quilos: Adrenyl comprimido: Um quarto a meio comprimido, três vezes ao dia. Adrenyl xarope: 0,25 ml por quilo de peso corpóreo, três vezes ao dia. ADRENYL XAROPE não contém açúcar, podendo ser administrado a pacientes diabéticos. Pacientes idosos devem iniciar o tratamento com doses reduzidas, podendo ser aumentada gradualmente.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

O sulfato de terbutalina é um agonista adrenérgico que estimula predominantemente os receptores beta-2, produzindo relaxamento do músculo liso bronquial, inibição da liberação de espasmógenos endógenos, redução do edema causado por mediadores inflamatórios, aumento do movimento mucociliar e relaxamento do músculo uterino. Essas ações causam a reversão da broncoconstrição e facilitam o transporte e a remoção do muco pela expectoração. O sulfato de terbutalina é absorvido pelo trato grastrintestinal. Ocorre extenso metabolismo de primeira passagem na parede intestinal e fígado. A biodisponibilidade, após administração oral, é de aproximadamente 10% e o início da ação ocorre em aproximadamente 30 minutos, atingindo a concentração plasmática máxima em 2 a 3 horas, com duração da ação de até 8 horas. Apresenta biotransformação hepática, formando metabólitos inativos. É excretado principalmente por via renal.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Idosos: não é necessário o ajuste da dose em pacientes idosos

Armazenagem

ADRENYL® deve ser conservado em lugar seco, fresco (entre 15 a 30o C) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

ADRENYL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.