Laxette

LAXETTE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de LAXETTE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com LAXETTE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

biolab

Apresentação LAXETTE

-Forma farmacêutica e apresentações:
Comprimido revestido 33,5 mg. Caixa com 10 comprimidos.
Comprimido revestido 55,6 mg. Caixa com 10 comprimidos.

LAXETTE – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de LAXETTE

não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, e casos de obstrução intestinal, nas colopatias inflamatórias (retocolites e doença de Crohn), apendicite, síndrome de oclusão abdominal de causa indeterminada, estados de severa desidratação com depleção hidro-eletrolítica.

Advertências

Deve ser usado com cautela quando o paciente estiver sentindo dor abdominal, náusea e vômito ou durante a amamentação. Produtos laxantes não devem ser utilizados por período superior a 7 dias seguidos. (Veja item Precauções nas Informações Técnicas).
-Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento com Laxette®. (retocolites e doença de Crohn), apendicite; síndrome de oclusão abdominal de causa indeterminada; estados de severa desidratação com depleção hidro-eletrolítica. Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e advertências: Gerais – O tratamento medicamentoso da constipação é um coadjuvante às medidas físico/higieno/dietéticas que devem ser seguidas, como por exemplo: enriquecimento da alimentação com fibras vegetais e líquidos, orientação sobre novas atividades físicas e reeducação da defecação. Produtos laxantes não devem ser utilizados por longos períodos seguidos (superior a uma ou duas semanas) sem supervisão médica.

Gravidez – Não há relatos de efeitos indesejáveis ou prejudiciais durante a gravidez ou no feto, quando usado de acordo com a dose recomendada. Entretanto, em vista de dados experimentais referentes ao risco genotóxico de antranóides, deve-se evitar o uso do produto durante a gravidez ou tomar o medicamento sob supervisão médica.

Lactação– Embora os derivados antraquinônicos possam ser excretados no leite materno, suas concentrações são normalmente insuficientes para afetar o lactente nas doses recomendadas. Entretanto, não é recomendada a amamentação durante a administração de Laxette®,uma vez que não há dados toxicológicos suficientes sobre a excreção de metabólitos no leite materno.

Pediatria – Laxette® só deve ser usado por crianças menores de 6 anos sob supervisão médica. (Veja também o item Posologia).

Geriatria (idosos) – Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos.
Interações medicamentosas: Anti-arrítmicos (amiodarona, quinidinas, sotalol), astemizol, eritromicina, halofantrina, pentamidina, terfenadina
vincamina, quando administrados conjuntamente com senosídios, podem provocar aumento das reações adversas.

Digitálicos: A hipocalemia favorece os efeitos tóxicos dos digitálicos. Deve-se monitorar os níveis de potássio e, se preciso, fazer monitoramento através de ECG. Outros hipocalemiantes (anfotericina B via EV, corticóides, diuréticos hipocalemiantes): Aumentam o risco de hipocalemia. Deve-se monitorar os níveis de potássio e, se necessário, corrigi-los.

Interações medicamentosas de LAXETTE

A coloração vermelho-amarronzada da urina, resultante de metabólitos antranóides, pode levar a resultados falso-positivos para urobilinogênio urinário e para estrógenos medidos pelo procedimento de Kober.
Reações adversas: Dores abdominais, vômitos, diarréias e reações do tipo alérgicas cutâneas. O uso crônico ou abusivo pode causar pseudomelanose do cólon, inofensivo e reversível após descontinuação do medicamento; distúrbio do balanço eletrolítico, com possibilidade de hipocalemia, albuminúria e hematúria; baqueamento dos dedos, também reversível com a descontinuação de uso. A urina pode adquirir uma coloração amarela ou vermelho- amarronzada devido aos metabólitos do medicamento, efeito pH-dependente porém sem significado clínico.

Reações adversas / efeitos colaterais de LAXETTE

Informação não disponível para esta bula.

LAXETTE – Posologia

Comprimido revestido 33,5 mg
Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar 1 a 2 comprimidos, 1 a 2 vezes ao dia, com um copo de água.

Crianças de 6 a 12 anos: tomar 1 comprimido, 1 a 2 vezes ao dia, com um copo de água.

Crianças menores que 6 anos: a critério médico.

Comprimido revestido 55,6 mg
Adultos e crianças acima de 12 anos: tomar 1 comprimido, 1 a 2 vezes ao dia, com um copo de água.

Super dosagem

Sintomas: Os principais sintomas de superdosagem são dor abdominal intensa e diarréia severa com perda de fluidos e de eletrólitos.

Tratamento: O tratamento deve ser feito através da reposição de generosas quantidades de fluidos. Os eletrólitos, principalmente potássio, devem ser monitorados, particularmente em idosos e crianças.

-Pacientes idosos: Veja o item “geriatria” em “Precauções e advertências”.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

-Mantenha Laxette® em temperatura ambiente (15 a 30° C), protegido da luz e da umidade.
-Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.

Dizeres legais

Registro MS – 1.0974.0130
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior
CRF-SP n° 5143

LAXETTE – Bula para o paciente

-Laxette® é um medicamento laxante contendo uma planta medicinal, a Cassia senna L. Seu efeito se faz notar em aproximadamente 6 horas após a ingestão.
-Mantenha Laxette® em temperatura ambiente (15 a 30° C), protegido da luz e da umidade.
-Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.
-Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento com Laxette® ou após o seu
término. Informe ao médico se está amamentando. Laxette® não deve ser utilizado durante os 3 primeiros meses de gravidez.
-Siga a orientação do seu médico, respeitando
sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Tome Laxette® juntamente com um pouco de água.
-Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A doença e/ou seus sintomas poderão retornar.
-Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: do tipo alérgicas (vermelhidão na pele, coceiras), diarreias e cólicas gastrintestinais.
Nestes casos recomenda-se suspender o tratamento com Laxette®.

Data da bula

07/12/2017