Maalox plus

MAALOX PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MAALOX PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MAALOX PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação MAALOX PLUS

Susp.: fr. c/ 240ml. compr. mastigáveis: emb. c/ 30 unidades.

MAALOX PLUS – Indicações

Tratamento sintomático da azia associada ao refluxo gástrico, esofagite de refluxo, hérnia de hiato e hiperacidez. Como antiflatulento para alívio dos sintomas do excesso de gases, inclusive nos quadros pósoperatórios.

Contra indicações de MAALOX PLUS

#NOME?

Advertências

A administração de MAALOX PLUS deve ser realizada com cautela: – em pacientes com insuficiência renal pois os níveis plasmáticos de alumínio e magnésio aumentam e por isso, a exposição prolongada a altas doses de sais de alumínio de magnésio pode causar encefalopatia, demência, anemia microcítica ou piora da osteomalácia induzida por diálise; – em pacientes com insuficiência renal, sob vigilância médica, uma vez que o hidróxido de magnésio pode causar depressão do sistema nervoso central na presença deste distúrbio; – em pacientes com porfiria que estejam fazendo hemodiálise pois nesses casos, o hidróxido de alumínio pode ser inseguro; – na vigência de dietas pobres em fósforo, o hidróxido de alumínio pode provocar deficiência de fósforo no organismo (hipofosfatemia); Não é aconselhável ultrapassar as doses recomendadas ou prolongar o tratamento por mais de 14 dias (com a dose máxima). O uso prolongado de antiácidos contendo alumínio por pacientes normofosfatêmicos pode resultar em hipofosfatemia se a quantidade de fosfato ingerida não for adequada. Atenção diabéticos: cada comprimido mastigável de MAALOX PLUS contém sacarose, glicose, sorbitol e manitol. MAALOX PLUS Suspensão oral contém sorbitol e manitol.

Interações medicamentosas de MAALOX PLUS

– Quinidina: devido ao aumento dos níveis plasmáticos levando ao risco de superdosagem do antiarrítmico, é considerada uma associação desaconselhada. – Antiácidos contendo alumínio podem impedir a adequada absorção de antagonistas H2, atenolol, metoprolol, propanolol, cloroquina, ciclinas, diflunisal, etambutol, cetoconazol, fluorquinolonas, digoxina, indometacina, glicocorticóides, isoniazida, levodopa, difosfonatos, fluoreto de sódio, oxalato de potássio, lincomicina, neurolépticos fenotiazínicos, penicilinas, tetraciclina, nitrofurantoína, sais de ferro: devido à possibilidade de diminuição da absorção gastrintestinal destas substâncias, são associações que merecem precauções. Recomenda-se que MAALOX PLUS seja administrado 2 horas antes ou depois da ingestão destes medicamentos. Para fluorquinolonas deve-se respeitar um intervalo de 4 horas. – Citratos: ocorre aumento dos níveis de alumínio, especialmente em pacientes com insuficiência renal. – Salicilatos: ocorre aumento da excreção renal dos salicilatos por alcalinização da urina. Já o lactitol, por reduzir a acidificação das fezes, não deve ser associado com MAALOX PLUS em virtude do risco de encefalopatias hepáticas.

Reações adversas / efeitos colaterais de MAALOX PLUS

Reações adversas são incomuns nas doses recomendadas. Pode ocorrer diarréia ocasional ou constipação, caso sejam administradas doses excessivas.

MAALOX PLUS – Posologia

A administração de MAALOX PLUS pode ser: • Comprimidos mastigáveis Crianças: 1 a 2 comprimidos mastigáveis ao dia. Adultos: 2 a 4 comprimidos mastigáveis, 4 vezes ao dia. • Suspensão Crianças: 1 colher de chá, 1 a 2 vezes ao dia. Adultos: 1 a 2 colheres de sobremesa, 4 vezes ao dia. Cada colher de chá corresponde a 5 mL, enquanto que de sobremesa corresponde a 10 mL. MAALOX PLUS deve ser ingerido meia à uma hora antes ou após as refeições e ao deitar-se, ou segundo recomendações médicas. MAALOX PLUS pode reduzir a absorção de certos medicamentos como: tetraciclina, fenitoína, digoxina e agentes hipoglicemiantes (ver item Interações medicamentosas), por esse motivo deve ser administrado 2 horas antes ou depois do uso destes medicamentos.

Super dosagem

Em caso de ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Caracteristicas farmalogicas

MAALOX® PLUS é uma formulação com propriedades antiácidas e antiflatulentas. Contém hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e simeticona. Esta combinação permite neutralização da acidez gástrica e sua associação à simeticona, um polímero de sílica, é importante no tratamento da aerofagia e da eliminação de gases excessivos acumulados no trato gastrintestinal que contribuem para o aumento da acidez local.

Resultados de eficacia

MAALOX® PLUS é utilizado no tratamento dos sintomas da azia associada ao refluxo gástrico, esofagite de refluxo, hérnia de hiato e hiperacidez. MAALOX® PLUS também é utilizado como antiflatulento para alívio dos sintomas do excesso de gases, inclusive nos quadros pós-operatórios.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Armazenagem

MAALOX® PLUS comprimidos deve ser conservado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C), ao abrigo da luz e umidade. MAALOX® PLUS suspensão deve ser conservado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C) e ao abrigo da luz. Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamentos com prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome na embalagem, para não haver enganos. Não utilize MAALOX® PLUS caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

Dizeres legais

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA. MS 1.1300.0314 Farm. Resp. Antonia A. Oliveira CRF-SP 5.854 Fabricado por: Sanofi-Aventis de México S.A. de C.V. Acueducto Del Alto Lerma, n° 2 52740 – Zona Industrial – Ocoyoacac Edo. de Mexico Importado por Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Rua Conde Domingos Papais, 413 Suzano – São Paulo CEP 08613-010 C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 ® Marca registrada

MAALOX PLUS – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.