Macrodantina

MACRODANTINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MACRODANTINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MACRODANTINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

MANTECORP

Apresentação MACRODANTINA

MACRODANTINA apresenta-se em cartuchos com 28 cápsulas.
Cada cápsula contém 100 mg de nitrofurantoína.
Ingredientes inativos: amido, talco e lactose.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

MACRODANTINA – Indicações

Tratamento das infecções urinárias agudas e crônicas, produzidas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína, como: cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites.

Contra indicações de MACRODANTINA

Anúria, oligúria ou comprometimento significativo da função renal (depuração de creatinina abaixo de 40 mL/minuto). O tratamento destes pacientes apresenta um aumento do risco de toxicidade devido a redução da excreção da nitrofurantoína. Na fase final da gestação e em crianças com menos de um mês de idade, devido a possibilidade de anemia hemolítica, motivada pela imaturidade do sistema enzimático. Hipersensibilidade à nitrofurantoína.

Advertências

Reações pulmonares agudas, subagudas e crônicas foram observadas em pacientes tratados com a nitrofurantoína. Caso ocorram, o tratamento deverá ser suspenso e deverão ser tomadas as medidas apropriadas. Casos de anemia hemolítica, semelhantes aos que ocorrem por sensibilidade à primaquina, foram relatados. Em qualquer sinal de hemólise, é indicada a suspensão do tratamento, pois ela é reversível com a retirada do medicamento.
A segurança da nitrofurantoína na gravidez e lactação não foi estabelecida, razão pela qual, o seu emprego nestas condições exige avaliação criteriosa dos riscos e benefícios. A neuropatia periférica poderá raramente ocorrer em pacientes portadores de diabetes, hipovitaminose B, nefro ou hepatopatia, anemia e doenças debilitantes. A redução posológica ou a suspensão do medicamento geralmente promove a reversão desse quadro clínico. A nitrofurantoína, sendo altamente solúvel na urina, confere-lhe uma coloração amarelada.

Interações medicamentosas de MACRODANTINA

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de MACRODANTINA

Anorexia, náuseas e vômitos poderão ocorrer, além de dor abdominal e diarréia. A incidência desses sintomas é reduzida com a ingestão do medicamento acompanhado de leite ou alimento sólido. Cefaléia, tontura, sonolência e mialgias são controláveis da mesma forma ou com a administração de medicação auxiliar. Erupções cutâneas, febre, calafrios, icterícia, eosinofilia e reações pleuropulmonares poderão ocorrer em pacientes hipersensíveis ao fármaco. A supressão do medicamento assegura o imediato desaparecimento desses sintomas.

MACRODANTINA – Posologia

Adultos – 50 a 100 mg, 4 vezes por dia, durante 7 a 10 dias. Crianças – 5 a 7 mg por kg de peso/dia, divididos em 4 vezes por dia, durante 7 a 10 dias. Observação: A terapêutica deverá ser continuada, no mínimo por mais 3 dias, após a urina tornar-se estéril. Caso a infecção persista, será necessária a reavaliação do caso. Se necessário o uso do medicamento por longo prazo, a redução da dose deverá ser considerada.

Super dosagem

Este medicamento deve ser usado somente na dose recomendada. Se você utilizar grande quantidade deste medicamento, procure imediatamente socorro médico levando a bula do produto. Pode-se, alternativamente, solicitar auxílio ao Centro de Assistência Toxicológica da região, o qual deve fornecer as orientações para a superdose em questão. MS 1.0093.0062 Farm.Resp.: Lucia Lago Hammes – CRF-RJ 2804

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA.
Estrada dos Bandeirantes, 3.091 – Rio de Janeiro – RJ
CNPJ: 33.060.740/0001-72 – Indústria Brasileira
® Marca Registrada
Produzido e embalado por:
Mappel Laboratórios Farmacêuticos Ltda
Rua Gravataí, 16 e 24 – Rio de Janeiro – RJ
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Central de Atendimento 08000117788 (logo)
O número do lote, a data de fabricação e o término do prazo de validade estão gravados na
embalagem externa deste produto.
mac15

MACRODANTINA – Bula para o paciente

MACRODANTINA é um agente antibacteriano para uso nas infecções urinárias. MACRODANTINA deve ser conservada em temperatura ambiente (15°C a 30°C), protegido da luz. O prazo de validade de MACRODANTINA encontra-se gravado na embalagem externa. Em caso de vencimento, inutilize o produto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como perda do apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal e diarréia durante o tratamento.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informar ao médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

13/12/2011