Materfolic

MATERFOLIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MATERFOLIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MATERFOLIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

fqm

Apresentação MATERFOLIC

cx. c/ 30 compr. de 5 mg

MATERFOLIC – Indicações

Situações clínicas em que o MATERFOLIC está indicado: Ginecologia e obstetrícia: Complemento vitamínico durante a gestação e lactação; diminui a incidência de malformações do tubo neural; previne a deficiência de AF em pacientes que recebem anticoncepcionais por tempo prolongado; previne o aparecimento da displasia cervical. Hematologia: Anemias hemolíticas e megaloblásticas: Todas as anemias hemolíticas (anemia falciforme, talassemia, esferocitose) se beneficiam com o uso rotineiro de AF. Diagnóstico de carências de AF e vitamina B12. Observação: Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 1 comprimido de 5 mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação.

Contra indicações de MATERFOLIC

Materfolic é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa.

Advertências

Ácido fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12, portanto recomenda-se o tratamento associado de ácido fólico com vitamina B12 para estas situações.

Interações medicamentosas de MATERFOLIC

O uso de certos anticonvulsivantes (difenilhidantoína) e anticoncepcionais orais podem interferir na absorção e armazenamento de ácido fólico.

Reações adversas / efeitos colaterais de MATERFOLIC

Estão relacionadas à ingestão de doses elevadas (mais de 15 mg/dia). Embora haja inúmeras comprovações de otoxicidade do AF, existem relatos na literatura de que doses de 15 mg ou mais possam produzir alterações no SNC, decorrentes de aumento da síntese de aminas cerebrais, além de eventuais distúrbios gastrintestinais. Doses elevadas (acima de 15 mg/dia) podem comprometer a absorção intestinal do zinco e levar a uma precipitação de cristais de ácido fólico nos rins.

MATERFOLIC – Posologia

1 a 2 comprimidos de 5 mg, 1 vez ao dia. Observação: Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 1 comprimido de 5 mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa. Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

MATERFOLIC – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.