Periochip

PERIOCHIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PERIOCHIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PERIOCHIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

astrazeneca

Apresentação PERIOCHIP

Chip: cx. c/ 10 unidades. PERIOCHIP é um dispositivo pequeno, de forma arredondada em uma das extremidades, que pesa 7,4 mg. Cada dispositivo (chip) contém 2,5 mg de gliconato de clorexidina

PERIOCHIP – Indicações

PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) está indicado como um coadjuvante no tratamento da periodontite adulta, auxiliando na redução da profundidade da bolsa periodontal. Seu uso deve sempre ser precedido de raspagem e alisamento radicular dos dentes acometidos por periodontite. PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) promove redução e/ou eliminação dos microrganismos patogênicos da bolsa periodontal, retardando e/ou interrompendo a recolonização da microflora microgengival. Também atua na redução e/ou eliminação de lesões inflamatórias nas bolsas periodontais. PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) pode ainda ser usado como parte de um programa de manutenção periodontal, que inclui controle sobre a higiene oral e realização de raspagem e alisamento radicular.

Contra indicações de PERIOCHIP

PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade ao cloridrato de clorexidina ou a qualquer componente da fórmula.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de PERIOCHIP

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de PERIOCHIP

Dor passageira, desconforto e tumefação da gengiva podem ocorrer durante os primeiros dias após a inserção do chip, devido à colocação mecânica do mesmo na bolsa periodontal. A dor pode ser aliviada pela administração de analgésicos como paracetamol 500 mg ou ibuprofeno 200-400 mg. Se necessário, pode-se tomar outra dose após 4 horas. Reações adversas características do bochecho com soluções de clorexidina, como manchamento dos dentes, alteração no paladar e irritação na boca não são esperadas no tratamento com PERIOCHIP (gliconato de clorexidina), já que o contato possível com a mucosa oral e gengiva é mínimo.

PERIOCHIP – Posologia

Um único PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) é inserido em cada bolsa periodontal com profundidade maior ou igual a 5 mm. Um máximo de oito PERIOCHIPs (gliconato de clorexidina) deve ser empregado por consulta. Instruções de uso: A colocação do chip na bolsa periodontal deve ser feita como apresentado nas figuras a seguir, considerando os seguintes passos: 1. Isole e seque a bolsa periodontal. 2. Abra uma unidade do blister de alumínio contendo um PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) (Fig. 1). 3. Retire o PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) com uma pinça sem encostá-la na extremidade arredondada do mesmo (Fig. 2). 4. Rapidamente insira o chip na bolsa na sua máxima profundidade e solte-o (Figs. 3 e 4). O chip pode ser movimentado para a posição correta usando-se a ponta da pinça ou um instrumento plástico de ponta romba. A inserção de PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) em bolsas periodontais é fácil. A consistência de PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) permite a sua colocação na bolsa com mínimo desconforto ao paciente. Os procedimentos de higiene oral do paciente devem ser mantidos como de costume. No entanto, durante os primeiros dez dias após a colocação de PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) o paciente não deve fazer uso do fio dental nos dentes em que o chip foi empregado. Isto se deve ao risco de que o fio dental promova o deslocamento do chip. O deslocamento de PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) após a inserção na bolsa periodontal é uma ocorrência muito rara. Caso o deslocamento de PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) ocorra antes das primeiras 48 horas após a sua inserção, um novo chip deve ser utilizado. Caso ocorra após 48 horas de sua inserção, não existe necessidade de inserir um novo chip. No entanto, o paciente deve ser reavaliado após 3 meses e, se a bolsa ainda apresentar profundidade maior ou igual a 5 mm, um novo chip deve ser inserido. PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) é completamente biodegradado na bolsa em cerca de 7 dias. Não é necessário um retorno à clínica odontológica para retirar PERIOCHIP (gliconato de clorexidina). Recomenda-se aguardar pelo menos três meses para a colocação de um novo PERIOCHIP (gliconato de clorexidina) na mesma bolsa periodontal.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PERIOCHIP – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.