Picolax

PICOLAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PICOLAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PICOLAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ferring

Apresentação PICOLAX

Sachê 10 mg emb. c/ 2 saches Sachê 10 mg emb. c/ 50 saches

PICOLAX – Indicações

PICOLAX está indicado para a limpeza intestinal prévia a exames radiológicos, endoscópicos ou cirurgias abdominais.

Contra indicações de PICOLAX

O medicamento é contra-indicado nos seguintes casos: função renal severamente reduzida; casos de suspeita de dilatação tóxica do cólon; pacientes com evidências clínicas de obstrução intestinal. Pacientes que apresentem alergia a um dos componentes da fórmula.

Advertências

PICOLAX? não deve ser utilizado em pacientes com sintomas abdominais não-diagnosticados. Cuidados também devem ser tomados em pacientes com doenças inflamatórias intestinais e em casos de suspeita de obstrução entérica. Uma absorção subótima de água e eletrólitos pode criar deficiências clinicamente significativas em pacientes menos aptos. Considerando isto, idosos, pacientes debilitados, assim como pacientes com risco de hipocalemia podem necessitar de atenção particular. O período de limpeza intestinal não pode exceder 24 horas, porque períodos maiores de preparação podem aumentar o risco de um desbalanceamento hidroeletrolítico. Uma dieta de baixo resíduo é sugerida antes do tratamento, e durante este uma absorção de água abundante é recomendada (em anexo uma sugestão de plano de dieta). O medicamento causa movimentos intestinais intensos, que devem iniciar-se após três horas da primeira dose; o paciente deve manter-se próximo a um toalete. Gravidez: Estudos de reprodução com picossulfato sódico realizados em animais não têm revelado evidências de qualquer ação nociva sobre o feto. Porém, a experiência clínica com o uso de PICOLAX? durante a gravidez é limitada e devem ser observadas precauções, particularmente no primeiro trimestre de gestação. Lactação: O picossulfato sódico não é detectável no leite materno.

Interações medicamentosas de PICOLAX

Como um purgativo, PICOLAX? aumenta a taxa de fluxo gastrointestinal. A absorção de outro medicamento administrado oralmente pode, portanto, ser modificada durante o período de tratamento. A eficácia de PICOLAX? é reduzida por laxativos formadores de volume. Cuidados adicionais devem ser observados em pacientes que já se submetam a tratamentos com drogas que possam associar-se com hipocalemia (tais como diuréticos ou corticosteróides, ou ainda drogas que particularmente apresentem um risco de ocorrência de hipocalemia — por exemplo, glicosídeos cardíacos).

Reações adversas / efeitos colaterais de PICOLAX

Como em outros tratamentos de limpeza intestinal, o tratamento com PICOLAX? pode causar cefaléia, fadiga, náusea, cólica e dor anal. Têm sido relatados casos isolados de reações alérgicas incluindo anafilaxia ou vômitos e diarréia severa, conduzindo a uma hiponatremia e convulsão, na falta de uma reposição salina adequada.

PICOLAX – Posologia

Adultos: Consiste em duas doses, ambas no dia que antecede o exame ou cirurgia. Primeira dose: 1 sachê antes das 8:00 hs; segunda dose: 1 sachê entre 14:00 e 16:00 hs. Crianças: Seguindo os horários acima descritos: De 1 a 2 anos de idade: 1/4 sachê de manhã, 1/4 sachê à tarde. De 2 a 4 anos de idade: 1/2 sachê de manhã, 1/2 sachê à tarde. De 4 a 9 anos de idade: 1 sachê de manhã, 1/2 sachê à tarde. Acima de 9 anos de idade: Dose adulta. Pacientes idosos: Posologia semelhante à dos adultos. É necessário observar o modo de usar. Via de administração: PICOLAX?, após ser diluído em água, é administrado por via oral.

Super dosagem

A superdosagem conduzirá a uma diarréia profusa. O tratamento é baseado na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico através da administração de líquidos.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PICOLAX – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.