Prostigmine

PROSTIGMINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROSTIGMINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROSTIGMINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

icn

Apresentação PROSTIGMINE

ATENÇÃO: MEDICAMENTO DESCONTINUADO.

sol. inj. 0,5 mg/1 ml – caixa c/ 50 amp. de 1 ml.
Para injeção subcutânea, intramuscular e/ou intravenosa.

PROSTIGMINE – Indicações

Constipação atônica, meteorismo (p. ex., antes do exame radiológico); atonia intestinal pós-operatória e retenção urinária; miastenia gravis pseudoparalítica; antagonista dos curarizantes (para neutralizar o efeito miorrelaxante do curare e dos preparados do mesmo tipo).

Contra indicações de PROSTIGMINE

PROSTIGMINE está contra-indicado em pacientes com obstrução intestinal mecânica ou do trato urinário, bem como nos casos de conhecida hipersensibilidade à droga. PROSTIGMINE não deve ser administrado em associação com os miorrelaxantes despolarizantes, como o suxametônio.

Advertências

Prostigmine deve ser administrado com cautela a pacientes com bradicardia, asma brônquica ou diabetes mellitus e após cirurgia gastrintestinal.
A não obtenção de resposta terapêutica desejada com Prostigmine pode ser devido a superdosagem.

Interações medicamentosas de PROSTIGMINE

Prostigmine antagoniza os efeitos dos relaxantes musculares não-despolarizantes do grupo do curare. A atropina age contrariamente às reações colinérgicas do Prostigmine, principalmente bradicardia e hipersecreção.

Reações adversas / efeitos colaterais de PROSTIGMINE

PROSTIGMINE pode provocar reações adversas funcionais sobre o sistema neurovegetativo. As reações adversas do tipo muscarínico podem traduzir-se por náuseas, vômitos, diarréia, cólicas abdominais, aumento do peristaltismo e das secreções brônquicas, hipersalivação e lacrimação, bradicardia e miose. Os efeitos secundários nicotínicos são representados principalmente por espasmos musculares, contrações e fraqueza muscular. Reações colinérgicas a PROSTIGMINE podem constituir um sério problema quando o produto for utilizado para neutralizar a ação de miorrelaxantes não-despolarizantes. Por este motivo, recomenda-se administração simultânea de PROSTIGMINE e sulfato de atropina (ver Dosagem e administração e Superdosagem).

PROSTIGMINE – Posologia

Dosagem padrão: Constipação atônica, meteorismo (p. ex.: antes do exame radiológico): Adultos: 1/2 a 1 ampola de 1 ml (0,25-0,5 mg) por via subcutânea ou intramuscular. Crianças: 1/4 a 1/2 ampola de 1 ml (0,125-0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular. É recomendável administrar-se um enema de glicerina (50 ml, 10%) ou enema salino (20 ml, 10%) 30 minutos após a injeção de PROSTIGMINE. Atonia intestinal pós-operatória e retenção urinária (profilaxia): 1/2 ampola de 1 ml (0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular imediatamente após a cirurgia; repetir esta dose cada 4 a 6 horas, caso necessário.

Tratamento — Adultos: 1 ampola de 1 ml (0,5 mg) por via subcutânea, intramuscular ou por via intravenosa, muito lentamente; repetir esta dose a cada 4 a 5 horas, caso necessário. Crianças: 1/4 a 1/2 ampola de 1 ml (0,125-0,25 mg) por via subcutânea ou intramuscular. Miastenia gravis pseudoparalítica: A dosagem deve ser ajustada de acordo com o grau de paralisia; pode ser necessária a associação com Mestinon (substância ativa: piridostigmina). Antagonista dos curarizantes (para neutralizar os efeitos miorrelaxantes do curare e dos preparados do mesmo tipo, relaxantes musculares não-despolarizantes): 1-5 mg por via intramuscular e/ou por via intravenosa e, eventualmente, com 0,4-1,2 mg de sulfato de atropina para reduzir os efeitos adversos colinérgicos, tais como bradicardia e hipersecreção. As doses acima citadas não devem ser excedidas, nem mesmo no caso de superdosagem de curarizantes.

Super dosagem

Como ocorre com outros inibidores colinérgicos, a superdosagem com Prostigmine pode provocar crise colinérgica caracterizada por acentuada fraqueza muscular (ou aumento deste sintoma nos miastênicos). Caso esta condição não seja identificada, existe o risco de óbito devido à paralisia dos músculos respiratórios.
Bradicardia, ou paradoxalmente, taquicardia, também podem ocorrer.
O tratamento consiste em interrupção imediata do Prostigmine ou de outros colinérgicos e a administração de 1 a 2 mg de sulfato de atropina por via intravenosa lenta. Dependendo da pulsação do paciente, esta dose deve ser repetida, caso seja necessário, em intervalos de 2 a 4 horas.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

PROSTIGMINE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.