Rifocina spray

RIFOCINA SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RIFOCINA SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RIFOCINA SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação RIFOCINA SPRAY

Solução tópica: Frasco spray contendo 20 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
Cada mL contém:
rifamicina SV sódica (equivalente a rifamicina SV ácida)………………………..10 mg
veículo q.s.p……………………………………………………………………………………….1 mL
(propilenoglicol, ácido ascórbico, metabissulfito de potássio, edetato dissódico, hidróxido de sódio e água purificada).

RIFOCINA SPRAY – Indicações

Tratamento tópico das infecções de superfície, causadas por microorganismos sensíveis à rifamicina.
. ferimentos e feridas infectadas
. queimaduras
. furúnculos
. piodermites
. dermatoses infectadas
. úlceras varicosas, pós-flebíticas, ateroscleróticas e diabéticas
. dermatites eczematóides
. curativos de feridas pós-cirúrgicas infectadas (adenites, panarícios, supurações de parede).

Contra indicações de RIFOCINA SPRAY

RIFOCINA® Spray está contraindicada a pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer rifamicina ou a outro componente da formulação.

Advertências

RIFOCINA® Spray contém metabissulfito de potássio. Em pessoas suscetíveis, particularmente em asmáticos, esta substância pode causar reações alérgicas e crises asmáticas severas.
Superinfecção: assim como ocorre com outros antibióticos, o uso prolongado de rifamicina pode resultar no crescimento concomitante de organismos não suscetíveis (particularmente estafilococos). Avaliação repetida das condições do paciente é essencial. Se ocorrer superinfecção, o tratamento deve ser interrompido e medidas terapêuticas apropriadas devem ser aplicadas.
A administração de rifamicina deve ser restrita a um período de tempo limitado e, sempre que possível, o tratamento deve ser realizado com baixas doses e alternado com outros agentes terapêuticos.
Evitar aplicação em áreas extensas, próximo ao interior do ouvido ou em contato com tecido nervoso.
ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR NA CAVIDADE ORAL.

Interações medicamentosas de RIFOCINA SPRAY

Têm sido relatadas interações com anticoagulantes, ciclosporina e contraceptivos orais com uso sistêmico de RIFOCINA® Spray; também foi observada interação com ciclosporina no tratamento tópico com rifamicina.
Pacientes utilizando contraceptivos hormonais por via oral ou outras vias sistêmicas devem ser advertidos a alterarem para métodos contraceptivos não hormonais durante o tratamento com RIFOCINA® Spray.

Reações adversas / efeitos colaterais de RIFOCINA SPRAY

RIFOCINA® Spray pode causar uma pigmentação predominantemente vermelho alaranjada na pele e/ou fluidos (incluindo pele, dentes, língua, urina, fezes, saliva, escarro, lágrimas, suor e fluido cérebro-espinhal). Lentes de contato, dentes ou dentaduras podem tornar-se permanentemente manchados.
Têm sido relatados raros casos de reações dolorosas ou alérgicas no local de aplicação. Em casos excepcionais, tem sido relatada a possibilidade de reações severas de hipersensibilidade sistêmica incluindo choque ou reações anafiláticas, após a aplicação tópica em lesões cutâneas contínuas ou outras regiões do corpo.

RIFOCINA SPRAY – Posologia

Para aplicação dentro de cavidade ou para lavagem de cavidade após aspiração do conteúdo purulento, e possibilidade de limpeza com solução salina.
Para aplicação externa (para lesões, feridas ou furúnculos) ou para preparação de curativos ou compressas.
Uso tópico externo. ATENÇÃO: NÃO UTILIZAR NA CAVIDADE ORAL. Pulverizar a área afetada a cada 6-8 horas, ou a critério médico.
Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé).
RIFOCINA® Spray pode ser associada com a administração de outros antibióticos sistêmicos.

Super dosagem

Não são conhecidos sintomas de superdosagem.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

PACIENTES IDOSOS
Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA

MS 1.1300.0202
Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira
CRF-SP nº 5.854

Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano – São Paulo
Cep 08613-010
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23
Indústria Brasileira

Marca Registrada

Atendimento ao consumidor:
0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br
Nº Lote: Data Fabricação: Vencimento: vide cartucho

RIFOCINA SPRAY – Bula para o paciente

Ação esperada do medicamento: RIFOCINA® Spray é utilizada para tratar infecções de superfície (uso externo), pulverizando a área afetada.

Cuidados de armazenamento: RIFOCINA® Spray deve ser conservada em sua embalagem original, conservada em temperatura ambiente (entre 15 – 30°C) e protegida da luz.

Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Antes de utilizar o medicamento, confira o nome na embalagem, para não haver enganos. Não utilize RIFOCINA® Spray caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

Gravidez e lactação: informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para uma aplicação eficaz, pressione repetidamente a válvula, mantendo o frasco em posição vertical (em pé).

Interrupção do tratamento: siga as instruções de seu médico quanto ao emprego do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consultá-lo.

Reações Adversas: qualquer reação adversa deve ser comunicada ao médico.
RIFOCINA® Spray pode causar uma pigmentação predominantemente vermelho alaranjada na pele e/ou fluidos (incluindo pele, dentes, língua, urina, fezes, saliva, escarro, lágrimas, suor e fluido cérebro-espinhal). Lentes de contato, dentes ou dentaduras podem tornar-se permanentemente manchadas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contraindicações e Precauções: RIFOCINA® Spray é contraindicada em pacientes que apresentam hipersensibilidade a rifamicinas ou a qualquer componente da fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

16/08/2013