Rubrargil 500

RUBRARGIL 500 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RUBRARGIL 500 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RUBRARGIL 500 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

iqb

Apresentação RUBRARGIL 500

fr. c/ 150 ml

RUBRARGIL 500 – Indicações

Rubrargil 500* está indicado no tratamento e prevenção das anemias ferroprivas, microcíticas e hipocrômicas, principais manifestações clínicas da carência de Ferro e Vitamina B12, bem como na suplementação destes fatores, de maneira profilática ou terapêutica, em inúmeras condições clínicas (gestação, puerpério, pré e pós-operatório, carência alimentar, helmintíases, doenças consumptivas, hepatopatias, hipermenorréia, afecções do intestino delgado, gastrite atrófica, gastrectomias, ressecções ileais, insuficiência pancreática, alcoolismo, etc).

Contra indicações de RUBRARGIL 500

Rubrargil 500* está contra-indicado na presença de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da sua formulação. É contra-indicado também na hemocromatose e hemossiderose.

Advertências

Manter o produto fora do alcance de crianças. Atenção: Este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Interações medicamentosas de RUBRARGIL 500

A absorção de ferro é reduzida na presença de agentes quelantes ou formadores de complexos na luz intestinal, especialmente os antiácidos contendo carbonatos. Preparações orais contendo sulfato ferroso podem interferir na absorção das tetraciclinas.

Reações adversas / efeitos colaterais de RUBRARGIL 500

Rubrargil 500 apresenta um reduzido índice de efeitos colaterais gastrointestinais, devido à sua apresentação em drágeas de desintegração entérica, que permitem a liberação do sulfato ferroso a nível duodenal, minimizando seus efeitos sobre o estômago. Os efeitos adversos mais comuns da ferroterapia oral incluem náuseas, desconforto epigástrico, cólicas abdominais, constipação e diarréia. Estes efeitos estão relacionados à dose e quase sempre podem ser contornados com a redução da dose diária de Ferro ou com a administração das drágeas durante ou logo após as refeições. Os pacientes em tratamento com sulfato ferroso oral apresentam as fezes enegrecidas, evento que não possui conseqüências clínicas. Não há relatos de reações alérgicas ao Rubrargil 500.

RUBRARGIL 500 – Posologia

Uma drágea 1 a 2 vezes ao dia, durante ou logo após as refeições. Recomenda-se que o tratamento seja mantido por 3 a 6 meses, visando não somente corrigir a anemia, como também restabelecer as reservas orgânicas de Ferro. Esse esquema posológico sugerido pode ser modificado, a critério médico, para atender às necessidades clínicas de cada paciente.

Super dosagem

A toxicidade aguda causada pelo Ferro é observada quase exclusivamente em crianças. Embora os adultos pareçam ser capazes de tolerar grandes quantidades de Ferro oral sem graves conseqüências, a superdosagem de qualquer uma das preparações orais de ferro comumente disponíveis pode ser letal em crianças de qualquer idade. O quadro clínico da toxicidade aguda pelo Ferro é o de uma gastroenterite necrosante, com vômitos, dor abdominal e diarréia sanguinolenta, seguida de choque, letargia e dispnéia. Não há relatos de superdosagem com Rubrargil 500*. Em caso de superdosagem acidental, procure um médico e o Centro de Informações Toxicológicas, imediatamente. É necessário instituir um tratamento de urgência, sobretudo em crianças pequenas, devendo-se realizar aspiração gástrica seguida de lavagem com soluções de carbonato. A deferoxamina deve ser administrada pela via intramuscular ou intravenosa, para ligar o Ferro que já foi absorvido e promover sua excreção fecal e urinária. Além disso, deve-se fornecer também suporte terapêutico apropriado para o sangramento gastrointestinal, a acidose metabólica e o choque.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

RUBRARGIL 500 – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.