Staficilin n

STAFICILIN N com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STAFICILIN N têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STAFICILIN N devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Bristol

Apresentação STAFICILIN N

STAFICILIN-N 500 mg pó para solução injetável é apresentado em caixa com 50 frascos-ampola, acompanhados de 3 mL de diluente (água estéril).
USO ADULTO OU PEDIÁTRICO

STAFICILIN N – Indicações

A oxacilina sódica é indicada no tratamento de infecções por estafilococos produtores de penicilinase, sensíveis à droga. Estudos bacteriológicos deverão ser realizados inicialmente para se determinar os organismos causadores e sua sensibilidade à oxacilina. STAFICILIN-N pode ser usado antes da avaliação dos resultados dos testes laboratoriais para se iniciar a terapia em pacientes com suspeita de infecção estafilocócica (estafilococos produtores de penicilinase). STAFICILIN-N deve ser usado somente em infecções causadas por estafilococos produtores de penicilinase. Não deve ser administrado em infecções causadas por organismos sensíveis a penicilina G.

Contra indicações de STAFICILIN N

STAFICILIN-N é contra-indicado para pacientes que mostraram hipersensibilidade à qualquer uma das penicilinas ou qualquer componente da formulação.

Advertências

Reações anafiláticas graves e ocasionalmente fatais ocorreram em pacientes tratados com penicilina. Reações anafiláticas sérias requerem tratamento de emergência imediato. Como com qualquer penicilina, uma investigação cuidadosa sobre a sensibilidade ou reações alérgicas a penicilinas, cefalosporinas ou outros alérgenos, deve ser realizada antes da prescrição deste produto. Há evidência clínica e laboratorial de sensibilidade cruzada entre antibióticos beta-lactâmicos bicíclicos, incluindo as penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, 1-oxa-beta-lactâmicos e carbapenemos. Se ocorrer uma reação alérgica durante a terapia, a droga deve ser descontinuada e medidas apropriadas devem ser tomadas. O uso de antibióticos pode resultar no supercrescimento de microorganismos resistentes. Se ocorrer uma superinfecção, deve ser iniciado um tratamento apropriado e a descontinuação da droga deve ser considerada. Foi relatado colite pseudomembranosa com praticamente todos agentes antibacterianos, que pode variar de moderada a grave com risco de morte. Portanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que apresentam diarréia após a administração de agentes antimicrobianos. Medidas terapêuticas devem ser tomadas após o estabelecimento do diagnóstico. Estudos bacteriológicos devem ser realizados para determinar os organismos causadores e sua sensibilidade às penicilinas penicilinase-resistentes. No tratamento de infecções suspeitas por estafilococos, a terapia deve ser alternada para outro agente ativo se o teste de cultura for insuficiente para demonstrar a presença de estafilococos. Deverá ser avaliado periodicamente o funcionamento dos sistemas renal, hepático e hematopoiético durante terapia prolongada com Staficilin-N. Culturas de sangue, contagem de leucócitos e diferencial das células devem ser obtidos antes do início da terapia e pelo menos uma vez por semana durante o tratamento com Staficilin-N. Deverá ser realizado urinálise periódica, determinações de uréia no sangue, creatinina, concentrações de transaminase glutâmico oxaloacética (TGO) e transaminase glutâmico pirúvica (TGP) durante a terapia com Staficilin-N. Deve-se considerar possíveis alterações na dosagem se estes valores estiverem muito elevados.
Carcinogênese, mutagênese e fertilidade
Não existem estudos a longo prazo conduzidos em animais com estas drogas.

Interações medicamentosas de STAFICILIN N

A probenecida aumenta e prolonga os níveis séricos de penicilina. A administração concomitante de probenecida com penicilinas reduz o grau de excreção pela inibição competitiva da secreção tubular renal de penicilina. Aminoglicosídeos e penicilinas são fisicamente e/ou quimicamente incompatíveis e podem inativar um ao outro mutuamente in vitro. In vitro a mistura de penicilina penicilinase-resistente e aminoglicosídeos deve ser evitada durante a terapia concomitante, e as drogas devem ser administradas separadamente. A penicilina pode inativar os aminoglicosídeos nas amostras de soro in vitro dos pacientes recebendo ambas as drogas, que pode produzir erroneamente resultados diminuídos de doseamentos séricos de aminoglicosídeos nas amostras de soro.

Reações adversas / efeitos colaterais de STAFICILIN N

Hipersensibilidade: clinicamente, observam-se dois tipos de reações alérgicas à penicilina: imediatas e tardias. As reações imediatas ocorrem normalmente dentro de 20 minutos após a administração e em termos de gravidade vão desde urticária e prurido até angioedema, laringoespasmo, broncoespasmo, hipotensão, colapso vascular e óbito. Tais reações anafiláticas imediatas são muito raras e estas geralmente ocorrem após a terapia parenteral; entretanto, foram observadas em pacientes recebendo terapia oral. Outro tipo de reação imediata, acelerada, pode ocorrer 20 minutos a 48 horas após a administração e incluiu urticária, prurido e febre. Ainda que ocasionalmente ocorram edema de glote, laringoespasmo e hipotensão, a fatalidade é rara. As reações alérgicas tardias na terapia com penicilina ocorrem comumente após 48 horas e às vezes até duas a quatro semanas após o início da terapia. As manifestações deste tipo de reação incluem sintomas de debilidade orgânica (por exemplo febre, mal estar, urticária, mialgia, artralgia, dor abdominal) e várias erupções cutâneas.
Gastrintestinal: podem ocorrer náuseas, vômitos, diarréia, estomatite, língua vilosa nigra e outros sintomas de irritação gastrointestinal. Raramente relatou-se a associação antibiótica de colite pseudo membranosa com penicilina penicilinase-resistente.
Neurológico: reações neurotóxicas similares àquelas observadas com a penicilina g (ex : letargia, confusão, contração muscular, mioclonus multifocal, ataque epileptiforme localizado ou generalizado) podem ocorrer com grandes doses intravenosas de penicilinas penicilinase-resistentes, especialmente em pacientes com insuficiência renal.
Renal: danos aos túbulos renais e nefrite intersticial foram associados à administração de meticilina sódica e infreqüentemente com a administração de nafcilina, oxacilina, cloxacilina e dicloxacilina. As manifestações desta reação incluem erupção cutânea, febre, eosinofilia, hematúria, proteinúria e insuficiência renal. A nefropatia não parece estar relacionada com a dose e geralmente é reversível com a interrupção da terapia. Hematológico: eosinofilia, anemia hemolítica, agranulocitose, neutropenia, leucopenia, granulocitopenia e depressão da medula óssea foram associadas ao uso de penicilina penicilinaseresistente.
Hepático: hepatotoxicidade, caracterizada por febre, náuseas e vômitos, em conjunto com testes de função hepática anormais, principalmente níveis elevados na transaminase glutâmico oxaloacética, foram associados ao uso de penicilina penicilinase-resistente. Foi relatado aumento transitório assintomático nas concentrações séricas de fosfatase alcalina, transaminase glutâmico oxaloacético (TGO) e transaminase glutâmico pirúvica (TGP).

STAFICILIN N – Posologia

Cada frasco-ampola de STAFICILIN-N injetável para uso intramuscular ou intravenoso contém, sob a forma de sal sódico monoidratado, o equivalente a 500 mg de oxacilina sódica e aproximadamente 1,25 mEq de sódio. Estudos bacteriológicos devem ser realizados para determinar os organismos causadores e sua sensibilidade às penicilinas penicilinase-resistentes. A duração da terapia varia de acordo com o tipo e com a severidade das infecções como também de acordo com todas as condições do paciente. Portanto, esta deve ser determinada de acordo com a resposta clínica e bacteriológica do paciente. A terapia deve ser continuada durante pelo menos 48 horas após o paciente tornar-se afebril, assintomático e possuir culturas negativas. Nas infecções graves por estafilococos, a terapia com penicilina penicilinase-resistente deve ser continuada pelo menos 14 dias. O tratamento de endocardite e osteomelite pode requerer uma terapia de longa duração.
Para infecções leves a moderadas das vias aéreas superiores e infecções localizadas da pele e tecidos moles:
Adultos e crianças pesando 40 kg ou mais: 250 a 500 mg, cada 4 a 6 hs. Crianças pesando menos de 40 kg: 50 mg/kg/dia em doses igualmente divididas a cada 6hs. NOTA : Os dados de absorção e excreção indicam que doses de 25 mg/kg/dia proporcionam níveis terapêuticos adequados para prematuros e neonatos.
Para infecções mais graves, tais como das vias aéreas inferiores ou infecções disseminadas:
Adultos e crianças pesando 40 kg ou mais: 1 g ou mais, a cada 4 a 6 horas. Crianças pesando menos de 40 kg: 100 mg/kg/dia ou mais, em doses igualmente divididas, a cada 4 a 6 horas.
Insuficiência Renal: O ajuste de dosagem, geralmente, não é necessário em pacientes com insuficiência renal.

Super dosagem

EM CASO DE SUPERDOSE ACIDENTAL, CONSULTAR O MÉDICO IMEDIATAMENTE.

Caracteristicas farmalogicas

A oxacilina é rapidamente absorvida após injeção intramuscular. Os picos séricos de oxacilina são atingidos aproximadamente 30 minutos após a administração. Após injeção intramuscular de uma dose única de 250mg ou 500mg de oxacilina em adultos saudáveis, os picos médios de concentração sérica são 5,3 e 10,9 μg/mL, respectivamente. A oxacilina se liga às proteínas séricas em uma taxa de 89% a 94%, principalmente à albumina. A oxacilina é distribuída para os líquidos sinovial, pleural e pericárdio, bile, escarro, pulmões e ossos. Com doses normais, concentrações insignificantes de oxacilina são alcançados nos fluídos cérebroespinhal e ascítico. A meia-vida sérica de oxacilina em adultos com função renal normal é de 0,3 a 0,8 horas. A oxacilina é parcialmente metabolizada em metabólitos microbiologicamente ativos e inativos. A oxacilina e seus metabólitos são rapidamente excretados na urina por secreção tubular e filtração glomerular. A oxacilina é excretada também na bile. A oxacilina não é dialisável.

Resultados de eficacia

As penicilinas penicilinase-resistentes exercem uma ação bactericida contra microorganismos sensíveis durante a multiplicação ativa. Todas as penicilinas inibem a biossíntese da parede celular bacteriana. A oxacilina é ativa contra a maioria dos cocos Gram-positivos, incluindo os estreptococos betahemolíticos, pneumococos e estafilococos não-produtores de penicilinase. Devido à sua resistência a enzima penicilinase, a oxacilina é ativa também contra estafilococos produtores de penicilinase.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico Devido ao desenvolvimento incompleto da função renal nos recém-nascidos, as penicilinas penicilinase-resistentes (especialmente a meticilina) podem não ser completamente excretadas, resultando em níveis sangüíneos anormalmente altos. Nestes pacientes é aconselhável a determinação freqüente dos níveis sangüíneos e o ajuste de dosagem é necessário. Todos os recém-nascidos tratados com penicilinas devem ser cuidadosamente monitorizados na evidência clínico-laboratorial de efeitos tóxicos ou adversos (ver POSOLOGIA).
Uso geriátrico
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.

Armazenagem

Conservar o medicamento à temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), evitando-se os extremos de temperatura.

Dizeres legais

Reg. MS-1.0180.0129
Farm. Bioq. Resp. : Dra Tathiane Aoqui de Souza
CRF-SP n° 26.655
Importado por, Distribuído por:
Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.
Rua Carlos Gomes, 924 – Santo Amaro – São Paulo – SP
CNPJ 56.998.982/0001-07 – Indústria Brasileira
Fabricado por, embalado por:
Frasco-ampola
Bristol-Myers Squibb de México, S.de R.L. de C.V.
Tlacopac – D.F. – México
Diluente
Bristol-Myers Squibb de México, S.de R.L. de C.V.
Coyoacán – D.F. – México

STAFICILIN N – Bula para o paciente

STAFICILIN-N (oxacilina sódica monoidratada) é um antibiótico, que elimina microorganismos sensíveis. STAFICILIN-N é um medicamento rapidamente absorvido por via intramuscular. Uma dose de 500 mg chega na corrente sangüínea em 30 minutos após a injeção. Por via intravenosa, a concentração máxima no sangue é atingida aproximadamente 5 minutos após a injeção.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO
STAFICILIN-N é indicado somente no tratamento de infecções causadas por estafilococos produtores de penicilinase, que são sensíveis ao medicamento. Este medicamento não deve ser administrado em infecções causadas por organismos sensíveis a penicilina G.
RISCOS DO MEDICAMENTO
Contra-indicações Você não deve utilizar STAFICILIN-N se for alérgico às penicilinas. Você deve consultar o médico se apresentar alguma forma de alergia, antes, durante ou após o período de tratamento.
Advertências
Reações alérgicas graves e ocasionalmente fatais podem ocorrer em pacientes tratados com penicilina, havendo necessidade de tratamento de emergência imediato. Se ocorrer uma reação alérgica durante a terapia, você deve descontinuar o uso do medicamento e procurar o médico imediatamente.
Durante o tratamento pode ocorrer uma superinfecção, resultante do supercrescimento de microorganismos resistentes pelo uso de antibióticos. Seu médico irá propor um tratamento apropriado e se necessário descontinuar o medicamento.
Precauções
Relatou-se colite pseudomembranosa (inflamação do cólon) com praticamente todos agentes antibacterianos, que pode variar de moderada a grave com risco de morte. Portanto, é importante considerar este diagnóstico e procurar um médico caso você apresente diarréia após a administração do medicamento.
Gravidez
A segurança durante a gravidez não foi estabelecida. Os estudos de reprodução animal não revelaram evidência de fertilidade prejudicada ou dano ao feto devido o uso de penicilinas penicilinase-resistentes, enquanto que a experiência em seres humanos não tem mostrado evidência conclusiva de efeitos adversos sobre o feto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Lactação
A oxacilina é excretada no leite humano. Portanto, se você estiver amamentando deve ter cuidado ao utilizar esse medicamento.
Uso em crianças
Em crianças é aconselhável a determinação freqüente dos níveis sangüíneos deste medicamento, pois as penicilinas penicilinase-resistentes podem não ser completamente eliminadas do organismo nos recém-nascidos. Se necessário o médico irá ajustar a dose, além de realizar uma cuidadosa monitorização clínico-laboratorial de efeitos tóxicos ou adversos.
Uso em idosos
Não há recomendações especiais para pacientes idosos.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias.
Interações medicamentosas
A administração concomitante de probenecida com penicilinas reduz o grau de excreção das penicilinas, o que aumenta e prolonga os níveis sangüíneos da penicilina. Aminoglicosídeos e penicilinas podem inativar um ao outro mutuamente in vitro. Portanto, você deve usar estes medicamentos separadamente. Como os demais antibióticos, você não deve usar este medicamento junto com bebida alcoólica. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
MODO DE USO
Aspecto físico e características organolépticas STAFICILIN-N apresenta-se na forma de pó fino, branco e cristalino. Como usar Seu médico ou um profissional qualificado irá preparar a medicação, conforme descrito abaixo:
Para uso intramuscular
Adicionar 2,7 mL de água destilada estéril para injeção ao frasco de 500 mg. Agitar bem até obter uma solução límpida. Após reconstituição, o frasco deverá conter 250 mg de droga ativa por 1,5 mL de solução. A solução reconstituída é estável durante 3 dias à temperatura ambiente (máximo 25ºC) ou durante 1 semana sob refrigeração (2ºC – 8ºC). As injeções intramusculares devem ser aplicadas profundamente em um músculo grande, como o glúteo maior, e deve-se ter cautela durante a aplicação para evitar dano ao nervo ciático.
Para uso intravenoso direto Usar água destilada estéril ou soro fisiológico para injeção. Adicionar 5 mL ao frasco-ampola de 500 mg. Retirar o conteúdo total e administrar lentamente durante um período de aproximadamente 10 minutos.
Para uso por Infusão Intravenosa: Reconstituir como indicado anteriormente (para uso intravenoso direto) antes de diluir com a solução intravenosa. Os estudos de estabilidade da oxacilina sódica em concentrações de 0,5 mg/mL e 2 mg/mL nas soluções intravenosas abaixo relacionadas, indicam que a droga perderá menos de 10% da atividade à temperatura ambiente (máxima de 25ºC) durante um período de 6 horas.
Soluções Intravenosas:
Soro fisiológico
Solução de dextrose a 5% em água
Solução de dextrose a 5% em soro fisiológico
Solução de D-frutose a 10% em água
Solução de D-frutose a 10% em soro fisiológico
Solução de Ringer lactato
Solução fisiológica de lactato de potássio
Solução de açúcar invertido a 10% em água
Açúcar invertido a 10% em soro fisiológico
Açúcar invertido a 10% + solução de cloreto de potássio a 0,3% em água.
Somente as soluções listadas acima poderão ser usadas para infusão intravenosa de STAFICILIN-N.
A concentração do antibiótico deverá encontrar-se no intervalo de 0,5 a 2mg/mL. A concentração da droga, a taxa e o volume da infusão deverão ser ajustados de forma que a dose total de oxacilina seja administrada antes que a droga perca sua estabilidade na solução em uso.
STAFICILIN-N não deve ser misturado com aminoglicosídeos na seringa, fluído intravenoso ou administração em série devido à inativação mútua e perda da atividade antibacteriana que pode ocorrer. No geral, é aconselhável administrar estes antibióticos separadamente. Na administração intravenosa, particularmente em pacientes idosos, deve-se ter cautela durante a aplicação devido a possibilidade de ocorrer tromboflebite. ATENÇÃO : A administração muito rápida pode causar crises convulsivas.
Posologia
O seu médico irá determinar a dose que você deverá receber de acordo com a necessidade.
A duração da terapia varia de acordo com o tipo e com a severidade das infecções como também de acordo com todas as condições do paciente. Portanto, esta deve ser determinada de acordo com a resposta clínica e bacteriológica do paciente. A terapia deve ser continuada durante pelo menos 48 horas após o paciente não apresentar febre nem sintomas e possuir culturas negativas. Nas infecções graves por estafilococos, a terapia com penicilina penicilinase-resistente deve ser continuada pelo menos 14 dias. O tratamento de endocardite e osteomelite pode requerer uma terapia de longa duração. Para infecções leves a moderadas das vias aéreas superiores e infecções localizadas da pele e tecidos moles: Adultos e crianças pesando 40 kg ou mais: 250 a 500 mg, cada 4 a 6 hs. Crianças pesando menos de 40 kg : 50 mg/kg/dia em doses igualmente divididas a cada 6 hs. Para infecções mais graves, tais como das vias aéreas inferiores ou infecções disseminadas: Adultos e crianças pesando 40 kg ou mais: 1 g ou mais, a cada 4 a 6 horas. Crianças pesando menos de 40 kg : 100 mg/kg/dia ou mais, em doses igualmente divididas, a cada 4 a 6 horas. Insuficiência Renal: O ajuste de dosagem, geralmente, não é necessário em pacientes com insuficiência renal.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
REAÇÕES ADVERSAS
Hipersensibilidade: podem ocorrer dois tipos de reações alérgicas à penicilina: imediatas e tardias. As reações imediatas ocorrem normalmente dentro de 20 minutos após a administração e em termos de gravidade vão desde urticária e prurido até angioedema, laringoespasmo, broncoespasmo, hipotensão, colapso vascular e óbito. Tais reações anafiláticas imediatas são muito raras e estas geralmente ocorrem após a terapia parenteral; entretanto, foram observadas em pacientes recebendo terapia oral. Outro tipo de reação imediata, acelerada, pode ocorrer 20 minutos a 48 horas após a administração e incluiu urticária, prurido e febre.
Ainda que ocasionalmente ocorram edema de glote, laringoespasmo e hipotensão, a fatalidade é rara. As reações alérgicas tardias na terapia com penicilina ocorrem comumente após 48 horas e às vezes até duas a quatro semanas após o início da terapia. As manifestações deste tipo de reação incluem sintomas de debilidade orgânica (por exemplo febre, mal estar, urticária, mialgia, artralgia, dor abdominal) e várias erupções cutâneas. Gastrintestinal: você poderá sentir náuseas, vômitos, diarréia, estomatite, língua vilosa nigra e outros sintomas de irritação gastrintestinal. Raramente pode ocorrer colite pseudomembranosa. Neurológico: você poderá apresentar reações neurotóxicas com grandes doses intravenosas de penicilinas penicilinase-resistentes, especialmente se você tiver com insuficiência renal, como por ex.: letargia (sonolência), confusão, contração muscular, mioclonus multifocal (movimentos involuntários em múltiplos músculos), ataque epileptiforme (convulsão) localizado ou generalizado. Renal: danos nos rins e nefrite intersticial foram infreqüentemente associados à administração de oxacilina, com manifestações de erupção cutânea, febre, eosinofilia (formação e acúmulo de células eosinófilas no sangue), hematúria (presença de sangue na urina), proteinúria (presença de proteínas na urina) e insuficiência renal. Hematológico: com o uso de penicilina penicilinase-resistente você poderá apresentar alterações nas células sanguíneas como por ex.: eosinofilia, anemia hemolítica, agranulocitose, neutropenia, leucopenia, granulocitopenia e depressão da medula óssea . Hepático: você poderá apresentar hepatotoxicidade, caracterizada por febre, náuseas e vômitos com uso de penicilina penicilinase-resistente.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
CONDUTA EM CASO DE SUPERDOSE
EM CASO DE SUPERDOSE ACIDENTAL, CONSULTAR O MÉDICO IMEDIATAMENTE.
CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO
Você deve manter o medicamento em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), evitando os extremos de temperatura.
A solução reconstituída é estável por 3 dias à temperatura ambiente (máximo 25ºC) ou por 1 semana sob refrigeração (2ºC – 8ºC).
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

13/11/2011