Tenoretic

TENORETIC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TENORETIC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TENORETIC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

astrazeneca

Apresentação TENORETIC

compr. de 50/12,5 mg ou de 100/25 mg . emb. c/ 28.

TENORETIC – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de TENORETIC

TENORETIC não deve ser usado na presença do seguinte: – conhecida hipersensibilidade ao atenolol, à clortalidona ou aos outros componentes da fórmula – bradicardia – choque cardiogênico – hipotensão – acidose metabólica – distúrbios graves da circulação arterial periférica – bloqueio cardíaco de segundo ou terceiro grau – síndrome do nodo-sinusal – feocromocitoma não tratado – insuficiência cardíaca descompensada TENORETIC não deve ser administrado durante a gravidez e a lactação.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de TENORETIC

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de TENORETIC

TENORETIC é bem tolerado. Em estudos clínicos, as possíveis reações adversas relatadas são geralmente atribuíveis às ações farmacológicas dos seus componentes. As seguintes reações adversas possíveis, listadas por sistema corpóreo, foram relatadas com TENORETIC ou com algum dos seus componentes: Bioquímicas: hiperuricemia, hipocalemia, comprometimento da tolerância à glicose (ver Precauções e Advertências), hiponatremia relacionada à clortalidona. Cardiovasculares: bradicardia, piora da insuficiência cardíaca, hipotensão postural que pode estar associada à síncope, extremidades frias. Em pacientes suscetíveis, pode ocorrer precipitação de bloqueio cardíaco, aumento da claudicação intermitente, se esta já estiver presente, e fenômeno de Raynaud. Sistema nervoso central: confusão, vertigem, cefaléia, alterações de humor, pesadelos, alucinações e psicoses, distúrbios do sono do tipo observado com outras drogas beta-bloqueadoras. Gastrointestinais: distúrbios gastrointestinais, boca seca, náuseas (relacionadas à clortalidona), pancreatite. Pouco frequentemente foram observadas elevações dos níveis das trasnsaminases séricas e foram relatados raros casos de toxicidade hepática, incluindo colestase intra-hepática. Hematológicas: púrpura, trombocitopenia, leucopenia (relacionada à clortalidona). Tegumentares: alopecia, olhos secos, reações cutâneas semelhantes à psoríase, exacerbação da psoríase, exantema. Neurológicas: parestesia. Respiratórias: pode ocorrer broncoespasmo em pacientes com asma brônquica ou história de queixas asmáticas. Reprodutivas: impotência. Órgãos dos sentidos: distúrbios visuais. Outras: fadiga; foi observado um aumento dos anticorpos antinucleares (ANA), entretanto, a relevância clínica deste evento não está elucidada. A descontinuação do medicamento deve ser considerada se, de acordo com critério médico, o bem-estar do paciente estiver sendo adversamente afetado por qualquer uma das reações descritas acima.

TENORETIC – Posologia

Adultos: Um comprimido ao dia de TENORETIC 50 mg ou de TENORETIC 100 mg. A maioria dos pacientes com hipertensão apresentará uma resposta satisfatória com a dose diária de um comprimido de TENORETIC 100 mg. Há pouca ou nenhuma queda adicional na pressão arterial com o aumento de dose, e, quando necessário, pode se adicionar outra droga anti hipertensiva, tal como um vasodilatador. Pacientes idosos geralmente respondem a doses menores. Crianças: Não há experiência pediátrica com TENORETIC e, por esta razão, não é recomendado para uso em crianças. Idosos: Um comprimido ao dia de TENORETIC 50 mg é suficiente na maioria dos pacientes idosos com hipertensão, principalmente naqueles que não respondem ao tratamento com baixas doses de apenas um componente. Nos casos em que o controle da hipertensão não for alcançado, a adição de uma pequena dose de um terceiro agente, por exemplo um vasodilatador, pode ser adequada. Insuficiência Renal: É necessária cautela na administração em pacientes com insuficiência renal grave, podendo ser necessária uma redução na dose diária ou na freqüência de administração das doses.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TENORETIC – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.