Tetralysal

TETRALYSAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TETRALYSAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TETRALYSAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Galderma

Apresentação TETRALYSAL

Cápsulas em embalagens com 16 e 28 unidades.

TETRALYSAL – Indicações

Infecções causadas por microrganismos sensíveis às tetraciclinas. Em dermatologia, o produto é especialmente indicado para o tratamento do acne vulgar (manifestações cutâneas relacionadas com o Propionibacterium acnes) e da rosácea, associado ou não ao tratamento tópico específico.

Contra indicações de TETRALYSAL

Pacientes hipersensíveis a tetraciclinas. O uso do produto deve ser evitado nas crianças com menos de 8 anos de idade, devido ao risco de manchas permanentes nos dentes e hipoplasia do esmalte. Não usar conjuntamente com retinóides orais.

Advertências

Utilizar com cautela em pacientes com insuficiência hepática ou renal. A superdosagem pode resultar em hepatotoxicidade. Devido aos riscos de fotossensibilidade, recomenda-se evitar exposição à luz solar direta e aos raios ultravioleta durante o tratamento, o qual deve ser descontinuado se ocorrerem manifestações eritematosas cutâneas. Não se deve utilizar o medicamento após expirado o prazo de validade, uma vez que pode ocorrer acidose tubular renal (síndrome Pseudo-Franconi), que é rapidamente revertida quando o tratamento é descontinuado.

Interações medicamentosas de TETRALYSAL

O uso concomitante de retinóides orais pode levar a hipertensão intracraniana. A eficácia do tratamento pode ser reduzida se a limeciclina for administrada concomitantemente a medicamentos contendo ferro, ou antiácidos como hidróxido, óxidos ou sais de alumínio, magnésio ou cálcio. Recomenda-se um intervalo mínimo de 2 horas entre a tomada destes medicamentos e a limeciclina.

Reações adversas / efeitos colaterais de TETRALYSAL

Pode ocorrer alteração na coloração dos dentes permanentes e/ou hipoplasia do esmalte se o produto for administrado a crianças menores de 8 anos de idade. Problemas gastrintestinais (náuseas, dor ou ardência epigástrica, diarréia, glossite, enterocolite). Reações de hipersensibilidade (urticária, rash eritematoso, prurido, edema de Quincke). Reações de fotossensibilidade. Anemia hemolítica, trombocitopenia, neutropenia, eosinofilia e outros distúrbios hematológicos, relatados com a terapia por tetraciclina. A hiperazotemia extra-renal, ligada ao efeito antianabólico, pode ser intensificada pela associação com diuréticos, e foi também relatada com a terapia por tetraciclinas.

TETRALYSAL – Posologia

Tratamento do acne e da rosácea: 300mg/dia ou 150mg pela manhã e 150mg à noite, durante 12 semanas. A critério médico, pode-se iniciar o tratamento com 300mg/dia durante 10 a 15 dias e então reduzir para dose de 150mg por dia, ou 300mg em dias alternados. Outras infecções: a posologia habitual é de 600mg/dia, ou seja, 300mg pela manhã e 300mg à noite. O produto deve ser tomado com um copo de água ou outro líquido. A ingestão com alimentos, leite em particular, não modifica significativamente a absorção da limeciclina. Pacientes idosos: uso sob acompanhamento médico, não sendo necessário alterar a posologia. Em todos os casos, seguir rigorosamente a prescrição do médico.

Super dosagem

Recomendam-se as medidas usuais de suporte, com esvaziamento gástrico e aporte de líquidos.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacológicas :
Embora o exato mecanismo pelo qual as tetraciclinas reduzem as lesões do acne vulgar não esteja ainda plenamente explicado, o efeito parece resultar em parte da atividade antibacteriana da droga. Após administração oral, a droga inibe o crescimento de microrganismos susceptíveis, principalmente Propionibacterium acnes, na superfície da pele e reduz a concentração de ácidos graxos livres no sebum. Esta redução pode ser um resultado indireto da inibição dos microrganismos produtores de lipase, os quais convertem triglicérides em ácidos graxos livres, ou pode ser um resultado direto da interferência com a produção de lipase. Os ácidos graxos livres são comedogênicos e acredita-se serem a possível causa das lesões inflamatórias como pápulas, pústulas, nódulos e cistos do acne. Entretanto, outros mecanismos também parecem estar envolvidos, porque a melhora clínica do acne vulgar com a terapia oral por tetraciclina não corresponde necessariamente a uma redução na flora bacteriana da pele ou a um decréscimo do conteúdo de ácidos graxos livres no sebum. As tetraciclinas possuem ação bacteriostática nas concentrações disponíveis no plasma e tecidos e são eficazes contra microrganismos intracelulares e extracelulares. O mecanismo de ação se baseia na inibição da síntese de proteína nos ribossomas. As tetraciclinas bloqueiam o acesso de tRNA-aminoacil da bactéria para o complexo mRNA-ribossoma através da ligação da subunidade 30S do ribossoma, evitando a adição de aminoácidos à cadeia peptídica em crescimento durante a síntese protéica. Quando administradas em concentrações terapêuticas, o efeito tóxico limita-se às células bacterianas. Propriedades farmacocinéticas: Absorção: a absorção é rápida e níveis plasmáticos eficazes são conseguidos em 1 hora após a tomada. O pico plasmático é atingido entre 3 a 4 horas após administração oral. A administração concomitante com comida, leite em particular, não modifica significativamente a absorção da limeciclina.
Distribuição: a administração oral de 300mg no adulto, proporciona pico plasmático de 1,6 a 4 μg/ml, concentração residual altamente variável (0,29 a 2,19 μg/ml) e meia-vida plasmática de aproximadamente 10 horas. A administração repetida resulta em concentração plasmática média estável entre 2,3 e 5,8 μg/ml. A ampla difusão intra e extracelular, sob condições normais de dosagem, resulta em concentrações eficazes na maioria dos tecidos e fluidos corporais, principalmente pulmões, ossos, músculos, fígado, bexiga, próstata, bile e urina. Excreção/Eliminação: o produto é excretado principalmente pela urina e secundariamente pela bile. Cerca de 65% da dose administrada é eliminada em 48 horas.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho Venda sob prescrição médica. TETRALYSAL 150 Cápsulas: MS-1.2916.0022.004-6 (16 cápsulas)
TETRALYSAL 300 Cápsulas: MS-1.2916.0022.005-4 (16 cápsulas)
TETRALYSAL 300 Cápsulas: MS-1.2916.0022.007-4 (28 cápsulas)
Farm. Resp.: Celso Mendes Alves CRF-SP nº 23.479
Fabricado por : LABORATOIRES SOPHARTEX

TETRALYSAL – Bula para o paciente

TETRALYSAL é um antibiótico eficaz contra microrganismos sensíveis às tetraciclinas. Os sinais e sintomas da infecção devem melhorar progressivamente, com o decorrer do tratamento. O produto deve ser mantido em temperatura ambiente, protegido do calor e umidade.
O prazo de validade para TETRALYSAL 150 é de 24 meses e para TETRALYSAL 300 é de 36 meses após a data de fabricação. Não use medicamentos com prazo de validade vencido. Informe ao médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento. Este produto não deve ser usado durante a gravidez e o período de amamentação e é contra-indicado em crianças menores de 8 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Informe ao médico se ocorrerem reações desagradáveis, como distúrbios gastrintestinais ou reações de hipersensibilidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Informe ao médico se você estiver fazendo uso de outros medicamentos. A administração concomitante com sais de ferro ou antiácidos pode diminuir a absorção da limeciclina. Recomenda-se um intervalo mínimo de duas horas entre a tomada destes medicamentos e a limeciclina. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

06/12/2011