Varikromo

VARIKROMO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VARIKROMO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VARIKROMO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

geyer

Apresentação VARIKROMO

cx. c/ 6 de 5 ml.

VARIKROMO – Indicações

VARIKROMO é um fleboesclerosante indicado no tratamento das pequenas vênulas varicosas (micro-varizes e telangectasias venosas). Devido à remota possibilidade de reações alérgicas importantes, VARIKROMO é um esclerosante que permite sua utilização em outras áreas do corpo, tais como: telangectasias da face, vênulas do busto, do abdômen, das costas e dos membros torácicos inclusive o dorso das mãos, com resultados iguais àqueles obtidos nos membros pélvicos. Também, está indicado na esclerose dos hemangiomas superficiais simples, dos nevus vasculares e dos hemangiomas cavernosos iniciais ou puntiformes onde são, às vezes, necessárias várias sessões até a obtenção do efeito desejado. VARIKROMO só deve ser aplicado por médicos especialistas que tenham conhecimento da técnica a ser executada.

Contra indicações de VARIKROMO

De ordem geral: estados febris, infecções agudas, neoplasias, pacientes acamados por qualquer motivo, tromboflebite aguda ou recente com edema do membro, discrasias sangüíneas, diabetes na vigência de microangiopatia, tireotoxicose, pacientes edemaciados, insuficiência hepática ou renal grave. Nas gestantes, não está indicado após o segundo mês devido aos fatores hormonais e físicos que favorecem a êxtase venosa. Durante a amamentação, deve-se iniciar o tratamento após o terceiro mês, a fim de evitar intercorrências com o aleitamento. De ordem local: moléstias agudas ou crônicas da pele próximo da área que se pretende esclerosar, edema generalizado do membro ou localizado na zona em que se deseja injetar.

Advertências

Nunca aplicar VARIKROMO por injeção intra-arterial. Aconselha-se ao paciente, no dia da aplicação, a não fazer exercícios nem expor-se ao sol.

Interações medicamentosas de VARIKROMO

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de VARIKROMO

Em raros casos, pode ocorrer dias após a aplicação, principalmente relacionado à exposição solar, o aparecimento de micro-pápulas que desaparecem completamente com o uso local de betametasona. Quando a esclerose é realizada próxima a região pré-tibial, pode ocorrer dor mais intensa relacionada com a drenagem local e que desaparece completamente com o exercício tipo pedalar deitado. A pigmentação e a necrose cutânea são extremamente raras com as doses recomendadas e uma injeção extravascular mínima acarreta apenas uma pequena equimose temporária sem qualquer dano cutâneo. A hematúria acompanhada por cólica ureteral pode ocorrer transitoriamente após a injeção de altas doses. Reconhecidamente, a incidência de reações adversas com VARIKROMO é rara.

VARIKROMO – Posologia

De modo geral, a dose e a técnica a ser aplicada ficam rigorosamente à critério do angiologista. Porém, é aconselhável não exceder a dose total de 5 mL de VARIKROMO por semana de tratamento esclerosante, sendo melhor a injeção de até 2 mL em duas sessões semanais com intervalo de dois dias entre elas. Como VARIKROMO é especialmente indicado para as micro-varizes superficiais, recomenda-se usar, de preferência, seringa de até 3 mL e agulha com bisel curto e o mais fina possível. As injeções podem ser aplicadas tanto com o paciente em pé como deitado, sendo contraindicado o uso de garrote. Na primeira sessão do tratamento esclerosante, injetar aproximadamente 0,2 mL intravenoso a fim de testar a tolerância individual ou a presença de reações alérgicas. É recomendado o uso de compressão elástica após cada sessão por um período mínimo de 3 horas. Em outras regiões, que não os membros pélvicos, é indicado o uso de proteção do local da punção com esparadrapo. Após 10 a 15 minutos de repouso, com os membros na posição horizontal, o paciente deve caminhar. Na presença de hematomas no dia seguinte ao da aplicação, é aconselhável o uso de cremes ou géis heparinóides a fim de abreviar sua absorção. O VARIKROMO usado com boa técnica, é praticamente indolor mesmo quando houver extravasamento. Não deixa pigmentação, não é tóxico e é fácil de ser injetado, fluindo suavemente pela seringa.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

VARIKROMO – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.