Vigadexa

VIGADEXA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIGADEXA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIGADEXA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Alcon

Apresentação VIGADEXA

Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de Solução Oftálmica Estéril.

PRODUTO DE USO EXCLUSIVO EM ADULTOS.
O USO EM CRIANÇAS REPRESENTA RISCO À SAÚDE.

COMPOSIÇÃO:
Cada ml (aproximadamente 30 gotas) de VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril contém: Cloridrato de moxifloxacino 5,45 mg (equivalente a 5,0 mg de moxifloxacino base)
Fosfato dissódico de dexametasona 1,10 mg (equivalente a 1,0 mg de fosfato de dexametasona ou 0,83 mg de dexametasona)
Veículo constituído por edetato dissódico diidratado, ácido bórico, cloreto de sódio, sorbitol, tiloxapol, hidróxido de sódio / ácido clorídrico e água purificada q.s.p. 1,0 ml.

VIGADEXA – Indicações

VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril é indicado no tratamento de infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis e na prevenção da inflamação e infecção bacteriana que podem ocorrer após cirurgia ocular.

Contra indicações de VIGADEXA

Ceratite epitelial por herpes simples (ceratite dendrítica), vacínia, varicela e muitas outras doenças virais da córnea e conjuntiva. Infecções oculares por micobactérias. Doenças micóticas oculares. Hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a outros derivados quinolônicos. Glaucoma e/ou doenças com adelgaçamento da córnea e esclera.

Advertências

ADVERTÊNCIAS:
Exclusivamente para uso externo. Não injetar.
VIGADEXA Solução não deve ser injetado sob a conjuntiva, nem introduzido diretamente na câmara anterior do olho.
Em pacientes tratados com quinolonas por via sistêmica, inclusive moxifloxacino, foram relatadas reações de hipersensibilidade (anafiláticas) sérias e ocasionalmente fatais, algumas após a primeira dose. Algumas reações foram acompanhadas de colapso cardiovascular, perda da consciência, angioedema (incluindo edema da laringe, faringe, ou facial), obstrução das vias aéreas, dispneia, urticária e coceira. Em caso de reação alérgica ao moxifloxacino interromper o uso do produto. Reações sérias de hipersensibilidade aguda podem exigir tratamento de emergência imediato. Oxigênio e cuidados com as vias aéreas devem ser introduzidos sempre que clinicamente indicados.
O uso prolongado de esteroides pode resultar em hipertensão ocular e/ou glaucoma, com dano ao nervo óptico, alteração na acuidade visual e campo visual e formação de catarata subcapsular posterior. A pressão intraocular deve ser rotineiramente avaliada. O uso prolongado pode aumentar o risco de infecções oculares secundárias. Nas doenças que causam o afinamento da córnea ou da esclera são conhecidos casos de perfuração com o uso de esteroides tópicos. Em condições purulentas agudas do olho, os esteroides podem mascarar a infecção ou exacerbar as existentes.

PRECAUÇÕES:
Gerais: O uso prolongado de quaisquer antibióticos pode resultar no desenvolvimento de microrganismos resistentes, inclusive fungos. No caso de superinfecção deve-se instituir a terapia adequada. Sempre que se julgar clinicamente necessário, deve ser feito o exame de biomicroscopia e, quando apropriado, o exame de coloração por fluoresceína. Deve-se considerar a possibilidade de infecções micóticas da córnea após administração prolongada.

Carcinogênese, Mutagênese e Diminuição da Fertilidade: Não foram realizados estudos de longo prazo em animais para determinar o potencial carcinogênico do fosfato dissódico de dexametasona e do moxifloxacino. Entretanto, em um estudo acelerado com iniciadores e promotores, o moxifloxacino não foi carcinogênico em ratos que receberam, por até 38 semanas, doses orais de 500 mg/kg/dia (aproximadamente 21.700 vezes maior que a dose oftálmica total diária recomendada para humanos, para uma pessoa de 50 kg, na proporção de mg/kg).
O moxifloxacino não foi mutagênico em quatro cepas de bactérias usadas no ensaio de Ames de reversão em Salmonella. Assim como ocorre com outras quinolonas, a resposta positiva observada com o moxifloxacino na cepa TA 102, usando o mesmo ensaio, pode ser decorrente da inibição da DNA girase. O moxifloxacino não foi mutagênico no ensaio de mutação genética de células de mamíferos CHO/HGPRT. Um resultado equivocado foi obtido no mesmo ensaio quando células v79 foram usadas. O moxifloxacino foi clastogênico no ensaio de aberração cromossômica v79, porém não induziu síntese de DNA não programada em cultura de hepatócitos de ratos. Não houve evidência de genotoxidade in vivo no teste de micronúcleos ou no teste do letal dominante em camundongos.
O moxifloxacino não afetou a fertilidade de ratos machos ou fêmeas em doses orais de até 500 mg/kg/dia, aproximadamente 21.700 vezes maior que a dose oftálmica total diária recomendada para humanos. Na dose oral de 500 mg/kg, houve alguns efeitos leves na morfologia do esperma (separação entre cabeça e cauda) em ratos e no ciclo estrual de ratas.

Gravidez Categoria C: Em estudos com animais descobriu-se que os corticosteroides são teratogênicos. A administração ocular de dexametasona 0,1% resultou em incidências de 15,6% e 32,3% de anormalidades fetais, em dois grupos de coelhas prenhes. Foram observados retarde no crescimento fetal e aumento nas taxas de mortalidade na terapia crônica com dexametasona em ratas.
O moxifloxacino não teve efeito teratogênico quando administrado em ratas prenhes durante a organogênese em doses orais de até 500 mg/kg/dia (aproximadamente 21.700 vezes maior que a dose oftálmica total diária recomendada para humanos). Entretanto, foram observados diminuição do peso corporal do feto e um leve atraso no desenvolvimento do esqueleto do feto. Não houve evidência de teratogenicidade quando macacas Cynomolgus prenhes receberam doses orais de
até 100 mg/kg/dia (aproximadamente 4.300 vezes maior que a dose oftálmica total diária recomendada para humanos). Foi observada uma maior incidência de fetos menores na dose de 100 mg/kg/dia. Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas.
VIGADEXA Solução Oftálmica não deve ser usado por mulheres grávidas, a menos que seu uso seja indispensável e os benefícios superem os riscos potenciais para o feto.

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO.
Idosos: Não é necessária a alteração da posologia quando o produto é administrado em pacientes idosos.

Crianças: A eficácia e segurança de VIGADEXA em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Lactantes: Corticosteroides administrados por via sistêmica aparecem no leite humano e podem suprimir o crescimento, interferir na produção endógena de corticosteroides ou causar outros efeitos adversos. Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite humano. Como muitas drogas são excretadas no leite humano, recomenda-se ter cuidado quando VIGADEXA Solução Oftálmica for administrado a mulheres lactantes.

Interações medicamentosas de VIGADEXA

Não foram realizados estudos de interação medicamentosa com VIGADEXA Solução Oftálmica. Estudos in vitro indicam que o moxifloxacino não inibe as isoenzimas CYP3A4, CYP2D6, CYP2C9, CYP2C19 ou CYP1A2, indicando que é improvável que o moxifloxacino altere a farmacocinética das drogas metabolizadas por estas isoenzimas do citocromo P450.
Com base em estudos de administração sistêmica, os corticosteroides podem potencializar a atividade dos barbituratos e antidepressivos tricíclicos e diminuir a atividade de anticolinesterásicos, salicilatos e anticoagulantes. A relevância específica destas observações em relação à administração oftálmica não foi estudada.

Reações adversas / efeitos colaterais de VIGADEXA

As reações adversas que podem ocorrer com uso de corticosteroides são: glaucoma com lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade e no campo visual, formação de catarata, infecções oculares secundárias após supressão da resposta do hospedeiro e perfuração do globo ocular.
Os eventos adversos oculares relatados com maior frequência com o uso da solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram conjuntivite, diminuição da acuidade visual, olho seco, ceratite, desconforto ocular, hiperemia ocular, dor ocular, prurido ocular, hemorragia subconjuntival e lacrimejamento. Estes eventos ocorreram em aproximadamente 1 a 6% dos pacientes. Nos procedimentos cirúrgicos, alguns desses eventos são uma consequência da própria cirurgia ocular. Eventos adversos não oculares relatados em 1 a 4% dos pacientes tratados com solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram: febre, aumento de tosse, infecção, otite média, faringite, erupção cutânea e rinite.

VIGADEXA – Posologia

Na prevenção da infecção e inflamação ocular pós-cirúrgica, instilar 1 gota, 4 vezes por dia, no olho a ser operado, desde 1 dia antes da cirurgia até 15 dias depois da cirurgia. Nos pacientes submetidos à cirurgia de catarata, no dia da cirurgia instilar a medicação imediatamente após a cirurgia ocular. Nos pacientes submetidos à cirurgia refrativa pela técnica LASIK, no dia da cirurgia instilar a medicação no mínimo 15 minutos após a cirurgia ocular.
Nas infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, instilar 1 gota, 4 vezes por dia, por até 7 dias ou conforme critério médico.

Super dosagem

Em caso de superdose, lavar os olhos com água morna. Não instilar mais o produto até o horário da próxima dose.

Caracteristicas farmalogicas

VIGADEXA é uma Solução Oftálmica isotônica e estéril que combina cloridrato de moxifloxacino e fosfato dissódico de dexametasona.
Pacientes que podem se beneficiar da terapia combinada tópica com um agente antibacteriano e um agente anti-inflamatório são aqueles que se submeteram à cirurgia ocular, como extração de catarata e cirurgia refrativa. A instilação de um esteroide e de um antibiótico em associação é benéfica nestes pacientes nas seguintes maneiras: o esteroide suprime a inflamação, enquanto que o antibiótico controla a proliferação de bactérias suscetíveis potencialmente patogênicas e também funciona profilaticamente. Muitas espécies de bactérias implicadas na endoftalmite pós- cirúrgica são as mesmas espécies geralmente presentes na flora periocular.

Farmacocinética:
As concentrações plasmáticas de moxifloxacino foram medidas em indivíduos adultos saudáveis do sexo masculino e feminino que receberam doses oculares tópicas bilaterais de Solução Oftálmica de moxifloxacino 0,5%, três vezes por dia. A concentração média máxima (Cmax) no estado de equilíbrio (2,7ng/ml) e os valores estimados da área sob a curva (ASC) de exposição diária (45 ng hr/ml) foram 1.600 e 1.000 vezes menores que a Cmax média e ASC obtidas após doses terapêuticas orais de 400 mg de moxifloxacino. A meia vida plasmática do moxifloxacino foi estimada em 13 horas.
O fosfato de dexametasona é convertido rapidamente para dexametasona em humanos. Após a administração tópica de uma única gota de Solução Oftálmica de Dexametasona 0,1%, em pacientes submetidos à cirurgia de catarata, os níveis de dexametasona no humor aquoso, 90 a 120 minutos após a dose, foram em média de 31 ± 3,9 ng/mL.

Farmacodinâmica:
O mecanismo de ação do moxifloxacino e de outras fluorquinolonas envolve a inibição da topoisomerase IV e da DNA girase, enzimas requeridas na replicação, transcrição, reparo e recombinação do DNA bacteriano. As fluorquinolonas agem preferencialmente na DNA girase das bactérias Gram-negativas ao passo que nas bactérias Gram-positivas agem preferencialmente na topoisomerase IV.
O moxifloxacino tem se mostrado ativo contra a maior parte das cepas dos seguintes micro-organismos, tanto in vitro como em infecções clínicas:

Microorganismos Aeróbicos Gram-positivos:
Corynebacterium species*
Micrococcus luteus*
Staphylococcus aureus
Staphylococcus epidermidis
Staphylococcus haemolyticus
Staphylococcus hominis
Staphylococcus warneri*
Streptococcus pneumoniae
Grupo dos Streptococcus viridans

Microorganismos Aeróbicos Gram-negativos:
Acinetobacter Iwoffii*
Haemophilus influenzae
Haemophilus parainfluenzae*
* A eficácia para este micro-organismo foi estudada em menos de 10 pacientes com infecção.

O efeito anti-inflamatório de corticosteroides, como a dexametasona, ocorre através da diminuição da liberação do ácido aracdônico, bem como pela supressão de moléculas de adesão de célula endotelial vascular, da ciclooxigenase e da expressão de citocina. Esta ação resulta em uma liberação reduzida de mediadores pró-inflamatórios e adesão reduzida de leucócitos circulantes ao endotélio vascular, prevenindo a passagem destes para o tecido ocular inflamado. Adicionalmente, a redução da expressão da ciclooxigenase resulta na diminuição da produção de prostaglandinas inflamatórias, as quais são conhecidas por causar quebra da barreira hemato-aquosa e extravasamento de proteínas plasmáticas no tecido ocular.

Resultados de eficacia

Em dois ensaios clínicos controlados, randomizados, duplo-cegos e multicêntricos, nos quais os pacientes receberam 3 doses diárias durante 4 dias, a solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% produziu curas clínicas nos dias 5-6 em 66% a 69% dos pacientes em tratamento de conjuntivite bacteriana. Os índices de sucesso microbiológico na erradicação dos patógenos básicos variaram entre 84% a 94%. Deve ser observado que a erradicação microbiológica nem sempre está correlacionada com os resultados clínicos de ensaios anti-infecciosos. Em dois estudos clínicos duplos-cegos e randomizados, nos quais os pacientes foram tratados 4 vezes por dia com VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril, começando o tratamento no dia anterior à cirurgia e continuando no dia da cirurgia e pelas 2 primeiras semanas após o período pós-operatório, nenhum paciente desenvolveu infecção ocular.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conserve o produto em temperatura ambiente (15 a 30 ºC).

Dizeres legais

Lote, fabricação e validade: vide cartucho.
MS-1.0023.0268.001-4
Farm. Resp.: Lygia Casella Piazza, CRF-SP nº 8066

ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.
Av. N.S. da Assunção, 736 05359-001
São Paulo – SP
CNPJ 60.412.327/0013-36
Indústria Brasileira
www.alconlabs.com.br

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7077908
sacbrasil@alconlabs.com

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
* Marca de Alcon, Inc. © 2007 Alcon, Inc.

ALCON LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.
ALCON

VIGADEXA – Bula para o paciente

AÇÃO DO MEDICAMENTO:
VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril contém o antibiótico cloridrato de moxifloxacino, que destrói as bactérias suscetíveis causadoras da infecção ocular e o anti-inflamatório fosfato de dexametasona (esteroide).

INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO:
VIGADEXA Solução Oftálmica Estéril é indicado no tratamento das infecções oculares e na prevenção da inflamação e infecção bacteriana que podem ocorrer após cirurgia ocular.

RISCOS DO MEDICAMENTO:
Contraindicações:
Você não deve usar VIGADEXA Solução Oftálmica se tiver glaucoma e/ou doença ocular com afinamento da córnea ou esclera, se for alérgico a qualquer componente do produto ou em caso de inflamação nos olhos causada por vírus, fungos ou micobactérias.

Advertências
Se você tiver qualquer reação alérgica deve parar de usar este medicamento e consultar o seu médico. Se você usar esteroides por muito tempo poderá desenvolver glaucoma com dano ao nervo óptico, defeito na percepção visual e no campo visual, catarata, ou você poderá aumentar o risco de desenvolver infecções oculares secundárias. Nas doenças que causam o afinamento da córnea ou da esclera (a parte branca do olho), há casos de perfuração com o uso de esteroides oculares. Em condições agudas do olho, os esteroides podem esconder a infecção ou aumentar as infecções existentes.

Precauções
Se você usar medicamentos contendo esteroides e antibióticos por muito tempo, podem aparecer infecções na córnea causadas por fungos e/ou microrganismos resistentes podem se desenvolver. Se ocorrer uma superinfecção você deve procurar o seu oftalmologista para iniciar uma terapia adequada. Se você for alérgico a outros antibióticos semelhantes ao moxifloxacino poderá ter reações alérgicas com o uso de VIGADEXA. Neste caso, você deve parar de usar o medicamento e procurar orientação médica para indicação da terapia adequada.
VIGADEXA não deve ser utilizado durante a gravidez e amamentação, exceto sob orientação médica. Informe seu médico se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
VIGADEXA não foi estudado em crianças.
Informe o médico sobre o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Interações medicamentosas:
Não foram realizados estudos de interação medicamentosa com VIGADEXA Solução Oftálmica.

MODO DE USO:
VIGADEXA é uma solução incolor a amarelo esverdeado.
Para prevenir a inflamação e a infecção pós-cirúrgica, pingue 1 gota da solução, 4 vezes por dia, no olho a ser operado, começando 1 dia antes da cirurgia até 15 dias depois da cirurgia. No tratamento das infecções oculares causadas por microrganismos suscetíveis, pingue 1 gota, 4 vezes por dia por até 7 dias ou conforme indicação médica.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

REAÇÕES ADVERSAS:
As reações adversas que podem ocorrer com uso de corticosteroides são: glaucoma com lesão no nervo óptico, defeitos na acuidade visual e no campo visual, formação de catarata, infecções oculares secundárias, após supressão da resposta do hospedeiro e perfuração do globo ocular.
Os eventos adversos oculares relatados com maior frequência com o uso da solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram conjuntivite, diminuição da percepção visual, olho seco, inflamação da córnea, desconforto ocular, vermelhidão ocular, dor ocular, coceira ocular, hemorragia subconjuntival e lacrimejamento. Estes eventos ocorreram em aproximadamente 1 a 6% dos pacientes. Nos procedimentos cirúrgicos, alguns desses eventos são consequências da própria cirurgia ocular. Eventos adversos não oculares relatados em 1 a 4% dos pacientes tratados com solução oftálmica de moxifloxacino 0,5% foram: febre, aumento de tosse, infecção, otite média, faringite, erupção cutânea e rinite.

ATENÇÃO: Este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para a comercialização, efeitos não conhecidos e indesejáveis podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

CONDUTA NA SUPERDOSE:
Se você colocar uma grande quantidade de VIGADEXA Solução Oftálmica nos olhos de uma só vez, lave os olhos com água morna. Não pingue mais o produto até o horário da próxima dose. Se você tomar o medicamento acidentalmente, procure orientação médica.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO E USO:
Você deve conservar o medicamento em temperatura ambiente (15 a 30 ºC). Para evitar contaminação não encoste a ponta do frasco nos olhos e nem em outra superfície qualquer. Feche bem o frasco depois de usar.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Data da bula

07/05/2015