FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Associação entre Zoster e Arterite de Células Gigantes

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 03/08/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A arterite de células gigantes (ACG) é uma vasculhe que acomete as artérias carótidas e oftálmicas externas, mais frequentemente observados em pessoas com idade superior a 55. A etiologia ainda é desconhecida. A biópsia acaba não sendo conclusiva na maioria dos casos. Entretanto, há uma hipótese de que exista associação entre o vírus varicela-zoster (VVZ) e a ACG. Este fato foi investigado no estudo que apresentaremos a seguir. 

        

O Estudo

Foram realizadas biópsias de artéria temporal (TA) em indivíduos >50 anos de idade. O material foi examinado por intermédio de diversas técnicas para a presença e distribuição de VVZ.

O antígeno do VZV foi encontrado em 61/82 (74%) das artérias temporais de pacientes com ACG em comparação com apenas um em 13 casos de pacientes normais (8%) (p <0,0001; Risco Relativo: 9,67; IC95%: 1,46 - 63,69). O antígeno do VVZ estava presente principalmente na adventícia, seguido de média e íntima. O antígeno do VVZ foi encontrado em 12/32 (38%) dos músculos esqueléticos adjacentes de quem tinha ACG.

 

Aplicações Práticas

Este estudo baseado em biópsias é extremamente interessante e pode ter implicações clínicas relevantes. O achado mais importante é que a maioria dos pacientes com ACG tiveram evidências de VVZ positivo nas artérias temporais e/ou músculos adjacentes. Isso apoia fortemente a hipótese de que o VVZ desencadeia um forte papel na imunopatologia da ACG. O desdobramento clínico disso é que antivirais podem ter papel no tratamento da ACG.

O que aguardamos agora é o desenvolvimento de um estudo randomizado que valide o uso de antivirais, e em qual dose e tempo. Pode ser que em breve estaremos prescrevendo antivirais junto com corticite nos casos de ACG.

 

Bibliografia

Gilden D et al. Prevalence and distribution of VZV in temporal arteries of patients with giant cell arteritis Neurology 2015 Feb 18; [e-pub ahead of print]. (Link para o artigo: http://neurology.org/lookup/doi/10.1212/WNL.0000000000001409)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.