FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Trombectomia com até 8h de Sintomas de AVC isquêmico

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 17/08/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

O tratamento dos acidentes vasculares cerebrais isquêmicos (AVCi) foi revolucionado com a trombólise na fase aguda, e mais recentemente com a possibilidade de intervenção endovascular.  

Estudos randomizados envolvendo pacientes com AVC agudo têm mostrado consistentemente um benefício clínico para trombectomia mecânica.

 

O Estudo

Durante um período de dois anos em quatro centros na Espanha, 206 pacientes que poderiam ser tratados dentro de 8 horas após o início dos sintomas de AVC isquêmico agudo foram randomizados para receber tratamento médico (incluindo alteplase intravenosa quando elegíveis) e terapia endovascular com o stent retriever Solitaire (grupo trombectomia) ou terapia médica (grupo controle). Todos os pacientes tinham oclusão proximal de circulação confirmada e ausência de um grande infarto em neuroimagens. Em todos os pacientes do estudo, o uso de alteplase não conseguiu revascularização, ou ela estava contraindicada. O desfecho primário foi a gravidade da deficiência global em 90 dias, conforme medido na escala de Rankin modificada (que varia de 0 [sem sintomas] para 6 [morte]).

A trombectomia reduziu a gravidade da deficiência em toda a gama da escala de Rankin modificada (Odds Ratio ajustado para melhoria de 1 ponto: 1,7; IC95%: 1,05-2,8) e levou a taxas mais elevadas de independência funcional (pontuação 0-2) em 90 dias (43,7% vs. 28,2%; Odds Ratio ajustado: 2,1; IC95%: 1,1-4,0). Em 90 dias, as taxas de hemorragia intracraniana sintomática foram de 1,9%, tanto no grupo trombectomia quanto no grupo controle (P = 1,00), e as taxas de morte foram de 18,4% e 15,5%, respectivamente (P = 0,60). 

 

Aplicações Práticas

Este ensaio clínico demonstra claramente a possibilidade do uso da trombectomia nos pacientes elegíveis para trombólise, mas que ou não respondem à alteplase, ou tem contraindicação a ela. E com uma vantagem: com uma janela de 8h do início dos sintomas. Entre os pacientes tratados houve diminuição da intensidade da deficiência no pós-AVC e aumento da taxa de independência funcional.

 

Referências

Jovin TG, et al. Thrombectomy within 8 Hours after Symptom Onset in Ischemic Stroke. April 17, 2015DOI: 10.1056/NEJMoa1503780.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.