FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Quais as evidências que dão suporte ao uso de canabinoides na prática clínica?

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 23/10/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A cannabis e as drogas canabinoides são amplamente utilizadas para tratar a doença ou aliviar os sintomas, mas a sua eficácia para indicações específicas não é clara. Para saber qual a evidência em termos de eficácia clínica e indicações do uso de canabinoides, foi feita uma revisão sistemática dos benefícios e eventos adversos (EAs) dos canabinoides.

 

O Estudo

Para esta revisão sistemática, foram selecionados ensaios clínicos randomizados de canabinoides para as seguintes indicações: náuseas e vômitos devido à quimioterapia, estímulo do apetite em HIV/AIDS, dor crônica, espasticidade devido à esclerose múltipla ou paraplegia, depressão, transtorno de ansiedade, distúrbio do sono, psicose, glaucoma e síndrome de Tourette.

Principais resultados e medidas buscados foram: resultados relevantes e específicos para a doença, atividades de vida diária, qualidade de vida, impressão global de mudança e eventos adversos.

Um total de 79 ensaios (6462 participantes) foi incluído; 4 foram julgados de baixo risco de viés. A maioria dos estudos mostrou melhora nos sintomas associados com canabinoides, mas estas associações não alcançaram significância estatística em todos os ensaios. Em comparação com placebo, os canabinoides foram associados a um maior número médio de pacientes que mostram uma melhora completa de náuseas e vômitos (47% vs 20%; odds ratio [OR], 3,82 [IC 95%, 1,55-9,42]; 3 ensaios), redução de dor (37% vs 31%; OR 1,41 [IC 95%, 0,99-2,00]; 8 ensaios), uma maior redução média na avaliação da dor em escala de classificação numérica (em uma escala de 0-10 pontos; diferença da média ponderada de -0,46 [IC95%, -0,80 a -0,11]; 6 ensaios), e redução média na escala Ashworth de espasticidade (diferença da média ponderada de -0,36 [IC95%, -0,69 a -0,05]; 7 ensaios). Houve um aumento do risco de curto prazo de EAs com canabinoides, incluindo eventos adversos graves. Eventos adversos comuns incluíram tonturas, boca seca, náuseas, fadiga, sonolência, euforia, vômitos, desorientação, sonolência, confusão, perda de equilíbrio e alucinação.

 

Aplicações Práticas

Houve evidência na qualidade moderada para apoiar o uso de canabinoides para o tratamento da dor crônica e espasticidade. Houve evidência de baixa qualidade sugerindo que os canabinoides foram associados a melhorias de náuseas e vômitos devido à quimioterapia, ganho de peso na infecção pelo HIV, distúrbios do sono e síndrome de Tourette. Os canabinoides foram associados com um risco aumentado de curto prazo para EAs. 

 

Bibliografia

 

Whiting PF et al. Cannabinoids for medical use: A systematic review and meta-analysis. JAMA 2015 Jun 23/30; 313:2456.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.