FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Comparação de Tratamentos para Pioderma Gangrenoso

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 20/11/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

O pioderma gangrenoso é uma condição clínica rara e inflamatória que leva a ulcerações necrotizantes crônicas. É muito associado à doença inflamatória intestinal, mas também pode ser observado em associação a artrites e neoplasias. Entretanto, não se sabe qual a melhor modalidade de tratamento dessa condição em especial.

 

O Estudo

O objetivo desse estudo foi determinar se a ciclosporina é superior à prednisolona para o tratamento de pioderma gangrenoso. Para isso foi feito um estudo randomizado multicêntrico em 39 hospitais do Reino Unido. Foram incluídos 121 pacientes (73 mulheres, com idade média de 54 anos) com diagnóstico clínico de pioderma gangrenoso. O diagnóstico clínico foi revisto em nove participantes após a randomização, deixando 112 participantes no conjunto de análise (59 de ciclosporina; 53 prednisolona). Foram comparadas as seguintes intervenções: prednisolona oral 0,75 mg / kg / dia, em comparação com a ciclosporina de 4 mg / kg / dia, até as doses máximas de 75 e 400 mg / dia, respectivamente.

O desfecho primário avaliado foi a velocidade de cura em até seis semanas, usando imagens digitais e avaliação por investigadores cegos. Os desfechos secundários foram: tempo para a cura, a resposta ao tratamento global, a resolução da inflamação, autorrelato  de dor, a qualidade de vida, o número de falhas de tratamento, as reações adversas e o tempo para recorrência. Os resultados foram avaliados no início do estudo e em seis semanas e quando a úlcera tinha curado (até um máximo de seis meses).

A velocidade média (DP) de cura em seis semanas foi de -0,21 (1,00) cm2 / dia no grupo da ciclosporina em comparação com -0,14 (0,42) cm2 /dia no grupo de prednisolona. A diferença média ajustada não mostrou nenhuma diferença entre grupos (0,003 cm2 / dia, P = 0,97). Em seis meses, úlceras tinham curado em 28/59 (47%) participantes do grupo da ciclosporina, em comparação com 25/53 (47%) no grupo prednisolona. Naqueles com úlceras curadas, oito (30%) recebendo ciclosporina e sete (28%) recebendo prednisolona tiveram uma recorrência. As reações adversas foram semelhantes para os dois grupos (68% e 66% de ciclosporina e prednisolona), mas as reações adversas graves, especialmente infecções, foram mais comuns no grupo prednisolona.

 

Aplicações Práticas

Por esse estudo randomizado, um dos raros para pioderma gangrenoso (e por isso é tão importante), a prednisolona e a ciclosporina não diferiram em toda uma gama de avaliações objetivas. As decisões de tratamento para pacientes com pioderma gangrenoso podem ser guiadas pelos diferentes perfis de efeitos colaterais das duas drogas e conforme preferência do paciente.

 

Bibliografia

Ormerod AD et al. Comparison of the two most commonly used treatments for pyoderma gangrenosum: results of the STOP GAP randomised controlled trial. BMJ 2015;350:h2958.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.