FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eventos de Asma Grave com Budesonida e Formoterol ou Budenosina

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 09/12/2016

Comentários de assinantes: 0

 

 

Contexto Clínico

Ainda existem preocupações em relação à segurança da adição de agonistas beta-2 de ação prolongada a glucocorticoides inalados para o tratamento de asma. Em um estudo de segurança pós-comercialização, encomendado pela Food and Drug Administration (FDA), foi avaliado se a adição de formoterol à terapia de manutenção com budesonida aumentou o risco de eventos graves em pacientes asmáticos.

 

 

O Estudo

Este é um estudo multicêntrico, duplo-cego, que durou 26 semanas, durante as quais foram randomizados pacientes de 12 anos de idade, ou mais, que tinham asma persistente, bem como estavam recebendo medicação diária para asma e tiveram de uma a quatro exacerbações de asma em relação ao ano anterior. A randomização foi para receber budesonida e formoterol ou budesonida isoladamente. Foram excluídos pacientes que possuíam histórico de asma com risco de vida. O desfecho primário foi o primeiro evento relacionado à asma grave (um composto de morte, intubação e hospitalização), avaliada em uma análise de “tempo-para-evento”.

 

 

Resultados

Um total de 11.693 pacientes foi submetido à randomização, dos quais 5.846 foram designados para receber budesonida e formoterol e 5.847, para receber apenas budesonida. Um evento grave relacionado à asma ocorreu em 43 pacientes que receberam budesonida e formoterol e em 40 que receberam apenas budesonida (hazard ratio - HR, 1,07; IC 95%, 0,70-1,65); o resultado relacionado a budesonida e formoterol não foi inferior ao referente a budesonida isoladamente. O risco de exacerbação da asma foi 16,5% inferior com budesonida e formoterol em comparação com a utilização de apenas budesonida (HR, 0,84; IC 95%, 0,74-0,94; P = 0,002).

 

 

 

Aplicação Prática

 

Entre adolescentes e adultos com asma moderada a grave, o tratamento com budesonida e formoterol foi associado a menor risco de exacerbações do que com uso de budesonida isoladamente, com um risco semelhante de eventos graves relacionados à asma. Como há segurança para a tomada de conduta, recomenda-se fazer a associação entre budesonida e formoterol.

 

Bibliografia

Peters SP et al. Serious Asthma Events with Budesonide plus Formoterol vs. Budesonide Alone. N Engl J Med 2016; 375:850-860.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.