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Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 05/02/2021

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Caso

 

Pais trazemseu filho ao consultório de um pediatra após reunião com a escola da criança.Professoras e pedagogas referem que o menino, de 8 anos, é muito inquieto, temtido dificuldade de acompanhar as atividades em classe, fala sem parar,interrompe a professora a todo instante, tem dificuldade de executar tarefasmais longas na Educação Física e sempre esquece sua lancheira ou outros objetosna escola. Os pais ficam pouco tempo com a criança por trabalharem o diainteiro e a criança ficar em período integral na escola. No entanto, estãopreocupados e querem ajuda.

 

Discussão

 

Este casoapresenta alta probabilidade de se tratar de transtorno de déficit de atençãocom hiperatividade (TDAH). O TDAH é uma síndrome com duas categorias desintomas principais: hiperatividade/impulsividade e desatenção. Cada um dosprincipais sintomas do TDAH tem seu próprio padrão e curso de desenvolvimento.

O subtipopredominantemente hiperativo-impulsivo de TDAH é caracterizado pelaincapacidade de ficar quieto ou inibir o comportamento. Entre os sintomas,podemos encontrar: inquietação excessiva, dificuldade em permanecer sentadoquando necessário (por exemplo, na escola), dificuldade em jogarsilenciosamente, dificuldade de acompanhar, parecendo estar sempre "emmovimento", conversar excessivamente, dificuldade em esperar sua vez,interromper terceiros. Tais sintomas de hiperatividade e impulsividade sãotipicamente observados quando a criança atinge os 4 anos de idade e aumentamdurante os próximos 3 a 4 anos, com pico de gravidade quando a criança tem 7 a 8anos de idade.

O subtipopredominantemente desatento de TDAH é caracterizado pela capacidade reduzida defocar a atenção e pela velocidade reduzida de processamento cognitivo eresposta. Os sintomas de desatenção podem incluir: falha em prestar atenção aosdetalhes, erros descuidados, dificuldade em manter a atenção durante asbrincadeiras, na escola ou nas atividades em casa, parecer não escutar, mesmoquando abordado diretamente, falhar em cumprir dever de casa ou tarefasdomésticas, dificuldade em organizar seus pertences, evitar tarefas que exigemesforço mental consistente, perder objetos necessários para tarefas ou atividades(por exemplo, livros escolares, equipamentos esportivos, etc.), facilmente sedistrair por estímulos irrelevantes. Os sintomas de desatenção normalmente nãosão aparentes até que a criança tenha de 8 a 9 anos de idade.

A AmericanPsychiatric Association definiu critérios de consenso para o diagnóstico deTDAH, que estão publicados na quinta edição do Manual diagnóstico eestatístico de transtornos mentais (DSM-5). Para crianças < 17 anos, o diagnósticodo DSM-5 de TDAH requer = 6 sintomas de hiperatividade e impulsividade ou = 6sintomas de desatenção. Tais sintomas devem:

·              ocorrer frequentemente;

·              estar presentesem mais de um ambiente (por exemplo, escola e casa);

·              persistir porpelo menos seis meses;

·              estar presentesantes dos 12 anos;

·              incapacitar ematividades acadêmicas, sociais ou ocupacionais;

·              ser excessivospara o nível de desenvolvimento da criança.

 

Para sefechar o diagnóstico de TDAH, os sintomas devem prejudicar a função acadêmica,social ou atividades ocupacionais. As habilidades sociais em crianças com TDAHcostumam ser significativamente prejudicadas, dificultando a formação deamizades. Comportamentos hiperativos e impulsivos podem resultar na rejeiçãodos colegas. As consequências negativas da função social prejudicada (porexemplo, baixa autoestima, aumento do risco de depressão e ansiedade) podem serduradouras.

 

 

Bibliografia


1.            American Psychiatric Association.Attention-deficit/hyperactivity disorder. In: Diagnostic and Statistical Manualof Mental Disorders, Fifth Edition, American Psychiatric Association,Arlington, VA 2013. p.59

2.            Wolraich ML, Hagan JF Jr, Allan C, et al.Clinical Practice Guideline for the Diagnosis, Evaluation, and Treatment ofAttention-Deficit/Hyperactivity Disorder in Children and Adolescents. Pediatrics 2019; 144.

3.            American Academy of Pediatrics. Clinicalpractice guideline for the diagnosis, evaluation, and treatment ofattention-deficit/hyperactivity disorder in children and adolescents.Supplemental information. Available athttps:/pediatrics.aappublications.org/content/suppl/2019/09/18/peds.2019-2528.DCSupplemental(Accessed on October 09, 2019).

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