FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dexametasona em Hematoma Subdural

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/02/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Em pacientes idosos, não é incomum aocorrência de hematoma subdural crônico, distúrbio neurológico que pode cursarcom perda funcional importante. Intervenções que possam ajudar a minimizar osdesfechos precisam ser estudadas. O efeito da dexametasona nos resultados depacientes com hematoma subdural crônico é algo pouco estudado.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico multicêntrico e randomizado feito no Reino Unido que envolveupacientes adultos com hematoma subdural crônico sintomático. Os pacientes foramdesignados em uma proporção de 1:1 para receber um curso de redução gradual de2 semanas de dexametasona oral, começando com 8 mg 2 vezes ao dia, ou placebo.A decisão de drenar cirurgicamente o hematoma foi feita pelo médico assistente.O desfecho primário foi uma pontuação de 0 a 3, representando um desfechofavorável, na Escala de Rankin Modificada 6 meses após a randomização; osescores variam de 0 (nenhum sintoma) a 6 (morte).

De agosto de2015 a novembro de 2019, 748 pacientes foram incluídos no estudo após arandomização ? 375 foram atribuídos ao grupo dexametasona, e 373 ao grupoplacebo. A média de idade dos pacientes foi de 74 anos, e 94% foram operadospara drenagem dos hematomas durante a admissão índice; 60% em ambos os grupostiveram pontuação de 1 a 3 na Escala de Rankin Modificada na admissão. Em umaanálise de intenção de tratar modificada que excluiu os pacientes que retiraramo consentimento para participação no estudo ou que perderam o acompanhamento,deixando um total de 680 pacientes, um desfecho favorável foi relatado em 286 de341 pacientes (83,9%) no grupo de dexametasona e em 306 de 339 pacientes(90,3%) no grupo placebo (diferença, -6,4 pontos percentuais [intervalo deconfiança de 95%, -11,4 a -1,4] em favor do grupo placebo; P = 0,01). Entre ospacientes com dados disponíveis, reoperação por recorrência do hematoma foirealizada em 6 de 349 pacientes (1,7%) no grupo dexametasona e em 25 de 350pacientes (7,1%) no grupo placebo. Mais eventos adversos ocorreram no grupodexametasona do que no grupo placebo.

 

Aplicação Prática

 

Neste ensaioclínico randomizado, entre os idosos com hematoma subdural crônico sintomático,a maioria dos quais se submeteram à cirurgia para remover seus hematomasdurante a admissão inicial, o tratamento com dexametasona resultou em menosresultados favoráveis ??e mais eventos adversos do que o placebo em 6 meses,mas menos operações repetidas foram realizadas no grupo dexametasona. Com base nodesfecho primário estudado, que foi a Escala de Rankin Modificada em 6 meses,não é recomendável usar a dexametasona. O dado de reoperações pode ter sidoinfluenciado por variáveis de confusão e pode não guardar causalidade com o usoou não da dexametasona; portanto, este não deve ser um argumento que favoreçaseu uso. Por ora, devemos manter a condução desse tipo de caso sem a corticoterapia.

 

 

Bibliografia

 

1.            Hutchinson PJ et al. Trial of Dexamethasonefor Chronic Subdural Hematoma. N Engl J Med 2020; 383:2616-2627.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.