FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Segurança e Eficácia de uma Vacina de RNA para COVID19

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 03/03/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A pandemia do coronavírus 2(SARS-CoV-2) tem sido considerada um evento sem precedentes nesta geração,afetando milhões de pessoas e causando centenas de milhares de mortes,principalmente por cursar com síndrome respiratória aguda grave (covid-19). Assim,vacinas seguras e eficazes são necessárias com urgência. Uma das candidatas é avacina BNT162b2,4 um RNA modificado com 5 nucleosídeos, formulado comnanopartículas de lipídeos (modRNA).

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico multinacional em andamento, controlado por placebo, cego paraobservadores e de eficácia principal, no qual foram designadas aleatoriamentepessoas com 16 anos de idade ou mais em uma proporção de 1: 1 para receber duasdoses, com 21 dias de intervalo, de placebo ou da vacina candidata BNT162b2 (30µg por dose). Os desfechos primários foram a eficácia da vacina contra covid-19confirmada em laboratório e a segurança. Foram submetidos à randomização 43.548participantes, dos quais 43.448 receberam injeções: 21.720 com BNT162b2 e21.728 com placebo. Houve 8 casos de covid-19 com início pelo menos 7 dias apósa segunda dose entre os participantes designados para receber BNT162b2 e 162casos entre aqueles designados para receber placebo. O BNT162b2 foi 95% eficazna prevenção de covid-19 (IC 95%, 90,3 a 97,6). Eficácia semelhante da vacina(geralmente 90 a 100%) foi observada em subgrupos definidos por idade, sexo,raça, etnia, índice de massa corporal inicial e a presença de doençascoexistentes. Entre 10 casos de covid-19 grave com início após a primeira dose,9 ocorreram em receptores de placebo, e 1 em um receptor de BNT162b2. O perfilde segurança do BNT162b2 foi caracterizado por dor leve a moderada de curtoprazo no local da injeção, fadiga e dor de cabeça. A incidência de eventosadversos graves foi baixa e semelhante nos grupos da vacina e do placebo.

 

Aplicação Prática

 

Neste ensaio,um regime de duas doses de BNT162b2 conferiu proteção de 95% contra covid-19 empessoas com 16 anos de idade ou mais. A segurança ao longo de uma mediana de 2 mesesfoi semelhante à de outras vacinas virais. Um dado interessante é que, nointervalo entre a primeira e a segunda doses, a eficácia observada da vacinacontra covid-19 foi de 52%, e, nos primeiros 7 dias após a dose 2, foi de 91%,atingindo eficácia total contra a doença com início pelo menos 7 dias após adose 2, mostrando que realmente são necessárias duas doses. É evidente que aocorrência de eventos adversos mais de 3 meses após a segunda dose einformações mais abrangentes sobre a duração da proteção ainda precisam serdeterminadas. Outra limitação é que este estudo não é capaz de fornecer informaçõessobre imunização em adolescentes mais jovens, crianças e gestantes. No entanto,é promissor ver estudos como este demonstrando a eficácia de vacinas para a covid-19.

 

Bibliografia

 

1.            Polack FP et al. Safety and Efficacy of theBNT162b2 mRNA Covid-19 Vaccine. N Engl J Med 2020; 383:2603-2615

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.