FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tempo de Tratamento para Infecção de Prótese de Joelho

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 29/09/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Discussões acerca do tempo pelo qualutilizamos antibióticos no tratamento de infecções têm sido importantes nosúltimos anos, porque a racionalização do uso de antibióticos é premissafundamental para desacelerar as resistências bacterianas e ao mesmo tempoevitar desperdícios no sistema de saúde.

Em infecções comunitárias, tempos detratamento menores vêm sendo eficazes quando estudados em ensaios clínicosrandomizados, mas, em infecções de outra natureza, como aquelas na presença depróteses, ainda são motivo de debate. O tratamento da infecção de umaarticulação protética geralmente consiste em uma combinação de cirurgia eterapia antimicrobiana. A duração adequada da terapia antimicrobiana para essa indicaçãopermanece uma incógnita.

 

 

O Estudo

 

Apresentamos umestudo aberto, randomizado, controlado, de não inferioridade, para comparar 6semanas com 12 semanas de terapia antibiótica em pacientes com infecçãoarticular protética confirmada microbiologicamente que foram tratados com umprocedimento cirúrgico apropriado. O desfecho primário foi infecção persistente(definida como a persistência ou recorrência da infecção com a bactériacausadora inicial, com um padrão de suscetibilidade a antibióticos que erafenotipicamente indistinguível daquele na inscrição do estudo) dentro de doisanos após a conclusão da antibioticoterapia.

Um total de 410 pacientes de 28 centrosfranceses foram aleatoriamente designados para receber terapia antibiótica por6 semanas (205 pacientes) ou por 12 semanas (205 pacientes). Seis pacientes queretiraram o consentimento não foram incluídos na análise. Na análise principal,20 pacientes que morreram durante o acompanhamento foram excluídos, e 6pacientes que perderam o acompanhamento foram considerados com infecçãopersistente (uma vez que os desfechos estavam ausentes). Infecção persistenteocorreu em 35 de 193 pacientes (18,1%) no grupo de 6 semanas e em 18 de 191pacientes (9,4%) no grupo de 12 semanas (diferença de risco, 8,7 pontospercentuais; IC 95%,1,8 a 15,6).

 

Aplicação Prática

 

Este estudo buscou explorar se teríamosresultados positivos com tratamento por menor tempo em infecções de prótese dejoelho, mas a não inferioridade não foi demonstrada. A não inferioridade tambémnão foi demonstrada nas análises por protocolo e nas análises de sensibilidade.Ainda, é importante destacar que o tratamento por 6 semanas resultou emporcentagem maior de pacientes com resultados desfavoráveis.

Infelizmente, neste caso, o tempo menorde antibióticos não apresentou eficácia que seja favorável a uma recomendaçãode uso; pelo contrário. Seguimos com a recomendação de tratar esse tipo deinfecção por 12 semanas.

 

 

Bibliografia

 

1.            Bernard L et al. Antibiotic Therapy for 6 or12 Weeks for Prosthetic Joint Infection. N Engl J Med 2021; 384:1991-2001

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.