FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Desfechos em Doença Hepática Gordurosa Não Alcóolica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 20/01/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A doença hepática gordurosa nãoalcoólica (DHGNA) é uma entidade clínica patológica na qual ocorre excessivoacúmulo de triglicerídeos no fígado. Já a esteato-hepatite não alcoólica (EHNA)representa a forma inflamatória dessa condição, que pode levar à fibrose. Agrande importância da DHGNA é exatamente seu potencial evolutivo para formasinflamatórias fibrosantes e potencialmente para cirrose hepática e até mesmocarcinoma hepatocelular (CHC). Porém, não existe clareza completa sobre o prognóstico com relação à mortalidade e aosresultados hepáticos e não hepáticos em todo o espectro histológico da DHGNA.

 

O Estudo

 

Apresentamos umestudo observacional, que acompanhouprospectivamente uma população multicêntrica de pacientes que incluía todo oespectro histológico da DHGNA. Foram acompanhados 1.773 adultos com DHGNA poruma média de quatro anos. As incidências de morte e outros desfechos foram comparadasnas características histológicas basais.

A mortalidadepor todas as causas aumentou com o aumento dos estágios de fibrose (0,32 mortepor 100 pessoas-ano para o estágio F0 a F2 [sem fibrose, fibrose leve, fibrosemoderada], 0,89 morte por 100 pessoas-ano para o estágio F3 [fibrose em ponte]e 1,76 morte por 100 pessoas-ano para o estágio F4 [cirrose]). A incidência decomplicações relacionadas ao fígado por 100 pessoas-ano aumentou com o estágiode fibrose (F0 a F2 vs. F3 vs. F4) da seguinte forma: hemorragia de varizes(0,00 vs. 0,06 vs. 0,70), ascite (0,04 vs. 0,52 vs. 1,20), encefalopatia (0,02vs. 0,75 vs. 2,39) e câncer hepatocelular (0,04 vs. 0,34 vs. 0,14). Emcomparação com pacientes com fibrose em estágio F0 a F2, pacientes com fibroseem estágio F4 também tiveram maior incidência de diabetes tipo 2 (7,53 vs. 4,45eventos por 100 pessoas-ano) e diminuição de mais de 40% na taxa de filtraçãoglomerular estimada (2,98 vs. 0,97 eventos por 100 pessoas-ano). A incidênciade eventos cardíacos e cânceres não hepáticos foi semelhante em todos osestágios de fibrose. Após o ajuste para idade, sexo, raça, diabetes e gravidadehistológica basal, a incidência de qualquer evento de descompensação hepática(hemorragia varicosa, ascite ou encefalopatia) foi associada ao aumento damortalidade por todas as causas (razão de risco ajustada, 6,8; IC 95%, 2,2 a21,3).

 

 

Aplicação Prática

 

Muitas vezes nos perguntamos o queestudos observacionais nos trazem de prático, já que não são ensaios clínicoscom intervenções. Primeiramente, há que se considerar o desenho e a proposta doestudo. Uma coorte prospectiva pode trazer informações importantíssimas do ponto de vista prognóstico. No caso deste estudo voltado para DHGNA, osestágios F3 e F4 da fibrose foram associados a riscos aumentados decomplicações relacionadas ao fígado e morte. Isso nos traz um insight,que é a necessidade de entender a progressão da DHGNA e buscar intervenções,além de mudanças de estilo de vida, que possam eliminar ou desacelerar essaprogressão, para que a doença não atinja estados avançados.

 

 

Bibliografia

 

1.            Sanyal AJ et al. Prospective Study of Outcomesin Adults with Nonalcoholic Fatty Liver Disease. N Engl J Med 2021;385:1559-1569

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.