FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Desfechos em Doença Hepática Gordurosa Não Alcóolica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/12/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma entidade clínica patológica na qual ocorre excessivo acúmulo de triglicerídeos no fígado. Já a esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) representa a forma inflamatória dessa condição, que pode levar à fibrose. A grande importância da DHGNA é exatamente seu potencial evolutivo para formas inflamatórias fibrosantes e potencialmente para cirrose hepática e até mesmo carcinoma hepatocelular (CHC). Porém, não existe clareza completa sobre o prognóstico com relação à mortalidade e aos resultados hepáticos e não hepáticos em todo o espectro histológico da DHGNA.

 

O Estudo

 

Apresentamos um estudo observacional, que acompanhou prospectivamente uma população multicêntrica de pacientes que incluía todo o espectro histológico da DHGNA. Foram acompanhados 1.773 adultos com DHGNA por uma média de quatro anos. As incidências de morte e outros desfechos foram comparadas nas características histológicas basais.

A mortalidade por todas as causas aumentou com o aumento dos estágios de fibrose (0,32 morte por 100 pessoas-ano para o estágio F0 a F2 [sem fibrose, fibrose leve, fibrose moderada], 0,89 morte por 100 pessoas-ano para o estágio F3 [fibrose em ponte] e 1,76 morte por 100 pessoas-ano para o estágio F4 [cirrose]). A incidência de complicações relacionadas ao fígado por 100 pessoas-ano aumentou com o estágio de fibrose (F0 a F2 vs. F3 vs. F4) da seguinte forma: hemorragia de varizes (0,00 vs. 0,06 vs. 0,70), ascite (0,04 vs. 0,52 vs. 1,20), encefalopatia (0,02 vs. 0,75 vs. 2,39) e câncer hepatocelular (0,04 vs. 0,34 vs. 0,14). Em comparação com pacientes com fibrose em estágio F0 a F2, pacientes com fibrose em estágio F4 também tiveram maior incidência de diabetes tipo 2 (7,53 vs. 4,45 eventos por 100 pessoas-ano) e diminuição de mais de 40% na taxa de filtração glomerular estimada (2,98 vs. 0,97 eventos por 100 pessoas-ano). A incidência de eventos cardíacos e cânceres não hepáticos foi semelhante em todos os estágios de fibrose. Após o ajuste para idade, sexo, raça, diabetes e gravidade histológica basal, a incidência de qualquer evento de descompensação hepática (hemorragia varicosa, ascite ou encefalopatia) foi associada ao aumento da mortalidade por todas as causas (razão de risco ajustada, 6,8; IC 95%, 2,2 a 21,3).

 

 

Aplicação Prática

 

Muitas vezes nos perguntamos o que estudos observacionais nos trazem de prático, já que não são ensaios clínicos com intervenções. Primeiramente, há que se considerar o desenho e a proposta do estudo. Uma coorte prospectiva pode trazer informações importantíssimas do ponto de vista prognóstico. No caso deste estudo voltado para DHGNA, os estágios F3 e F4 da fibrose foram associados a riscos aumentados de complicações relacionadas ao fígado e morte. Isso nos traz um insight, que é a necessidade de entender a progressão da DHGNA e buscar intervenções, além de mudanças de estilo de vida, que possam eliminar ou desacelerar essa progressão, para que a doença não atinja estados avançados.

 

 

Bibliografia

 

1.             Sanyal AJ et al. Prospective Study of Outcomes in Adults with Nonalcoholic Fatty Liver Disease. N Engl J Med 2021; 385:1559-1569

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.