FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Sotrovimabe em Tratamento Precoce de Covid19

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 22/02/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Continuamos com o desafio da pandemiada covid-19 em curso. Avacinação segue seu curso, mas ainda não eliminamos por completo os riscos, umavez que não temos a população completamente vacinada e ainda há o surgimentoeventual de cepas mutantes. Como a covid-19ainda é causa de hospitalizações e óbitos, principalmente em idosos epacientes com comorbidades, a busca por opções de tratamento continua. Osotrovimabe é um anticorpo monoclonal de pan-sarbecovírus desenvolvido paraprevenir a progressão de covid-19 empacientes de alto risco no início do curso da doença.

OEstudo

 

Apresentamosum estudo de fase 3 em andamento, multicêntrico, duplo-cego, no qual pacientesnão hospitalizados com covid-19 sintomática (= 5 dias após o início dossintomas) e pelo menos um fator de risco para progressão da doença foramrandomizados, em uma proporção de 1: 1, para receber uma única infusão desotrovimabe na dose de 500 mg ou placebo. O resultado de eficácia primário foihospitalização (por > 24 horas) por qualquer causa ou morte dentro de 29dias após a randomização.

Nesta análiseinterina pré-especificada no estudo, que incluiu uma população com intenção detratar de 583 pacientes (291 no grupo do sotrovimabe e 292 no grupo doplacebo), 3 pacientes (1%) no grupo do sotrovimabe, em comparação com 21pacientes (7 %) no grupo de placebo, tiveram progressão da doença que levou ahospitalização ou morte (redução do risco relativo, 85%; intervalo de confiançade 97,24%, 44 a 96; P = 0,002). No grupo do placebo, 5 pacientes foramadmitidos na unidade de terapia intensiva, incluindo 1 que morreu no dia 29. Asegurança foi avaliada em 868 pacientes (430 no grupo do sotrovimabe e 438 nogrupo do placebo). Os eventos adversos foram relatados por 17% dos pacientes nogrupo do sotrovimabe e 19% daqueles no grupo do placebo; eventos adversosgraves foram menos comuns com sotrovimabe do que com placebo (em 2% e 6% dospacientes, respectivamente).

 

 

AplicaçãoPrática

 

Esta publicação traz uma análiseinterina de um ensaio de fase 3 com o anticorpo monoclonal sotrovimabe.Conforme os dados apresentados, entre os pacientes de alto risco com covid-19 leve a moderada, osotrovimabe reduziu o risco de progressão da doença, e nenhum aspecto quanto àsegurança foi identificado. Obviamente, os resultados desta análise podemsuscitar empolgação, mas ainda precisamos aguardar a conclusão do estudo. Valelembrar que ainda há etapas pela frente antes de pensarmos em adotar osotrovimabe. Caso no final do estudo planejado tenhamos um resultado no sentidode eficácia, ainda precisaremos levar em conta a população e os parâmetros deacordo com os quais o anticorpo foi utilizado. Além disso, precisamos pensar narelação de custo-efetividade, algo que não necessariamente cabe a toda equalquer realidade. Por ora, vamos aguardar.

 

 

Bibliografia

 

1.            Gupta A et al. Early Treatment for Covid-19 with SARS-CoV-2Neutralizing Antibody Sotrovimab. N Engl J Med 2021; 385:1941-1950

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.