FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Um Programa Multifatorial para Prevenção de Quedas em Idosos

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 24/02/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Quedas em idosos são um grande problemade saúde pública e para os indivíduos que sofrem esses acidentes, pois estãosujeitos a traumas muitas vezes graves. Estatísticas do Reino Unido demonstramque as quedas são três vezes mais comuns em residentes de lares de idosos doque em pessoas de idade semelhante que vivem na comunidade. Os potenciaiseventos representam alto custo para a sociedade, com potencial de sobrecarregaro sistema de saúde, dadas as consequências potenciais. Além disso, as quedasestão associadas a custos pessoais para os idosos e suas famílias, com algunspacientes nunca retornando ao seu nível anterior de funcionalidade.

Um grupo de pesquisa no Reino Unido desenvolveue testou em um ensaio clínico randomizado de viabilidade, um programa deintervenção para prevenir quedas em idosos moradores de instituições: oprograma Guide to Action Care Home (GtACH). Esses resultados relatadosforneceram as evidências e a justificativa para a realização de um estudo maiscompleto. O programa GtACH conta com várias intervenções, que incluem 1 hora detreinamento para todos os funcionários das instituições (incluindo jardineiros,zeladores, cozinheiros, faxineiros, gerentes) em pequenos grupos, ministradopor um especialista em quedas. Após o treinamento, um manual resumindo oprograma GtACH e incluindo recursos como um gráfico de incidentes de quedas(para detectar padrões) e um gráfico de risco de quedas por medicamentos édeixado na instituição. Depois de treinada, espera-se que a equipe use aavaliação de risco GtACH e a lista de verificação para todos os pacientes. Demaneira geral, o treinamento e os recursos aumentam a conscientização e oconhecimento sobre o manejo de quedas.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico randomizado multicêntrico por clusters (oestudo Falls in Care Homes ? FinCH) para determinar a eficácia clínica e decusto do programa GtACH (um programamultifatorial de prevenção de quedas) em comparação com os cuidados habituaisem lares de idosos do Reino Unido. Participaram do estudo 1.657 pacientes moradores de 84 lares deidosos; destes, 39 foram randomizados para o grupo de intervenção, e 45 foramrandomizados para cuidados habituais.

A medida dedesfecho primário foi a taxa de queda em 91 a 180 dias após a randomização. Tambémfoi feita uma avaliação econômica que mediu a qualidade de vida relacionada àsaúde usando anos de vida ajustados pela qualidade (QALYs) derivados da versãode cinco níveis do índice EuroQoL (EQ-5D-5L) ou sua versão proxy(EQ-5D-5L-P) e o questionário de Medida de Utilidade de Qualidade de Vida para Demência(DEMQOL-U), que foram autopreenchidos por pacientes competentes e por umrepresentante da equipe de assistência domiciliar (DEMQOL-PU) para todos os pacientes(no caso de a capacidade de conclusão ter mudado durante o estudo) até 12 mesesapós a randomização. Desfechos secundários foram quedas em 1-90, 181-270 e271-360 dias após a randomização, pontuação do Índice de Barthel e pontuação deMedida de Atividade Física ? Casas de Cuidados Residenciais (PAM-RC) em 91,180, 270 e 360 dias após a randomização.

A idade médiados pacientes era de 85 anos, e 32% eram homens. O treinamento GtACH foientregue a 1.051 de 1.480 funcionários (71%). Dados de resultados primáriosestavam disponíveis para 630 participantes no grupo GtACH e 712 no grupo decuidados habituais. A razão da taxa de incidência não ajustada para quedasentre 91 e 180 dias foi 0,57 (IC 95%, 0,45 a 0,71, P < 0,001) a favor doprograma GtACH (GtACH: 6 quedas/1.000 residentes vs cuidados habituais: 10quedas/1.000). Os índices de atividades de vida diária de Barthel e os escoresdo PAM-RC foram semelhantes entre os grupos em todos os momentos. O custoincremental foi de 108 libras esterlinas (IC 95%, £ 271,06 a 487,58). Os QALYsincrementais obtidos para EQ-5D-5L-P foram de 0,024 (IC 95%, 0,004 a 0,044), epara DEMQOL-PU, de 0,005 (-0,019 a 0,03). Os custos incrementais por QALY combase em EQ-5D-5L-P e DEMQOL-P-U foram de 4.544 e 20.889 libras esterlinas,respectivamente. (Obs.: À época da redação deste conteúdo, o câmbio da libraesterlina estava em R$ 7,60.)

 

Aplicação Prática

 

Interessante podermos explorar umestudo voltado ao meio extra-hospitalar. Apesar de não termos estatísticasfidedignas no Brasil sobre esse assunto, é interessante saber que no ReinoUnido as quedas são comuns em pacientes moradores de instituições mais velhos eestão associadas a alto risco de lesões, admissões em hospitais e custosimportantes para os sistemas de saúde. E, embora as intervenções para prevençãode quedas tenham-se mostrado eficazes em outros ambientes, revisõessistemáticas anteriores sugeriram que os benefícios eram incertos pararesidentes de lares de idosos.

Este estudo traz um ponto importante:um programa multifatorial de prevenção de quedas em lares de idosos,coelaborado com a equipe das instituições e os próprios pacientes, que envolveuações de conscientização, educação, triagem, apoio à decisão e implementação deapoio, foi associado a redução na taxa de quedas. De acordo com dados do estudo(observe o intervalo de confiança do custo incremental), a intervenção foiconsiderada econômica, e nenhum efeito adverso da intervenção foi encontradonos níveis de atividade dos residentes ou quanto a dependência física.

Apesar de ser aplicado em uma realidadediferente da nossa, este ensaio clínico fornece um insight importante decoparticipação de pacientes e das equipes de atuação de instituições de repousoou longa permanência para idosos para construção de uma intervençãocusto-efetiva na prevenção de quedas. Resta o desafio de tentarmos documentaralgo do gênero em nosso meio.

 

 

Bibliografia

 

1.            Logan P A, Horne J C, Gladman J R F, Gordon AL, Sach T, Clark A et al. Multifactorial falls prevention programme comparedwith usual care in UK care homes for older people: multicentre clusterrandomised controlled trial with economic evaluation BMJ 2021; 375 :e066991

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.