FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Foliculites

Última revisão: 31/05/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Dermatologia na Atenção Básica de Saúde / Cadernos de Atenção Básica Nº 9 / Série A - Normas de Manuais Técnicos; n° 174 [Link Livre para o Documento Original]

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Políticas de Saúde

Departamento de Atenção Básica

Área Técnica de Dermatologia Sanitária

BRASÍLIA / DF – 2002

 

Foliculites

CID-10: L73

 

DESCRIÇÃO DAS FOLICULITES

Foliculites são piodermites que se iniciam no folículo piloso.

 

Foliculite Superficial

Forma particular de impetigo que se apresenta como pequena pústula folicular, que após ruptura e dissecação forma crosta, que não interfere no crescimento do pelo ou cabelo. As lesões são geralmente numerosas, localizando-se em geral no couro cabeludo, extremidades, pescoço, tronco e mais raramente nas nádegas. As lesões podem ter duração de alguns dias ou tornar-se crônicas.

 

Figura 1: Foliculite.

 

Hordéolo

É a foliculite dos cílios e glândulas de Meibomius que se caracteriza por edema intenso devido à frouxidão do tecido palpebral.

 

Sicose da Barba

A lesão é pústula folicular centralizada por pêlo podendo ocorrer placas vegetantes e infiltradas. A sicose da barba não interfere com o crescimento dos pêlos.

 

SINONÍMIA

Cabeça de prego (foliculite superficial), ou tersol (hordéolo).

 

ETIOLOGIA DAS FOLICULITES

Habitualmente é o Staphylococcus sp., coagulase positivo. Outros agentes não

bacterianos também podem provocar foliculite.

 

RESERVATÓRIO

O homem.

 

MODO DE TRANSMISSÃO DAS FOLICULITES

Raramente transmitida de pessoa a pessoa.

 

PERÍODO DE INCUBAÇÃO

Variável e indefinido. Geralmente de quatro a dez dias.

 

PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE

Enquanto houver lesão habitada.

 

COMPLICAÇÕES DAS FOLICULITES

Celulite; erisipela, hipo ou hiperpigmentação residual em pacientes de pele morena.

 

DIAGNÓSTICO DAS FOLICULITES

Clínico. Quadros que não respondem ao tratamento adequado devem ser avaliados com bacterioscopia.

 

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Foliculite eosinofílica: o quadro evolui por surtos de lesões papulosas e pustulosas com localização folicular e extrafolicular afetando a face, extremidades e porção superior do tronco. Há prurido discreto e após a regressão manchas hipercrômicas. A confirmação diagnóstica é histológica e há uma forte associação com a AIDS. Pseudo-foliculite da barba e virilha: as lesões surgem sempre após o ato de barbear-se e decorrem de encravamento de pêlos. A da virilha é mais comum nas mulheres, consequente ao hábito de depilarem-se.

 

TRATAMENTO DAS FOLICULITES

Tratamento tópico é realizado com pomadas de antibiótico (neomicina, mupirocina, ou gentamicina). Tratamento sistêmico, com antibióticos: eritromicina na dose de 40 mg/kg/dia, dividida de seis em seis horas; tetraciclina - adultos 2 g por dia; e cefalexina - 30-50 mg/kg/dia fracionada de seis em seis horas.

 

CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DAS FOLICULITES

Doenças universais, que incidem em todas as idades. As Foliculites superficiais são mais comuns em crianças, as sicoses nos adultos e as profundas ocorrem em qualquer idade. Fatores como calor e alta umidade, má-higiene, vestuário de material inadequado e colado ao corpo, imunossupressão, uso de corticosteróides tópicos e antibioticoterapia sistêmica são considerados fatores de risco.

 

MEDIDAS DE CONTROLE DAS FOLICULITES

Higiene pessoal adequada. Restrição dos objetos de uso pessoal. Sabonetes antibacterianos e uso prolongado de antibióticos tópicos estão indicados.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.