FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Medicamentos e Antídotos usados em Intoxicações Exógenas

Última revisão: 16/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

8 Medicamentos e Antídotos Usados em Intoxicações Exógenas

Taís Galvão

 

Intoxicações são situações geradoras de doença originadas de exposição a substâncias químicas, denominadas agentes tóxicos. No mundo todo são registradas mais de 60 milhões de substâncias químicas, sendo 40 milhões disponíveis comercialmente. Apesar da rápida proliferação das substâncias, as provas de elevada qualidade disponíveis sobre os efeitos e tratamento de intoxicações são escassas, especialmente por limitações de se realizar estudos de experimento controlados aleatórios na ocorrência de intoxicação em razão de questões éticas, legais e políticas.

Para auxiliar no tratamento de intoxicações, em diversos países foram estabelecidos Centros de Informações Toxicológicas – serviço próprio em organizar e dispor informações sobre prevenção e tratamento das intoxicações. No Brasil atualmente existem 36 Centros desse tipo. Além de dispor da melhor prova existente, tais serviços colaboram na atualização e expansão do conhecimento na área, pelo seguimento detalhado dos pacientes e coleção de informações sobre doses tóxicas mínimas e máximas, resposta a tratamento e efeitos observados.

No tratamento das intoxicações, alguns procedimentos básicos devem ser instituídos, incluindo: (1) segurança do paciente; (2) diagnóstico da intoxicação; (3) descontaminação; (4) aumento da eliminação e (5) administração de medicamentos e antídotos. A antidototerapia não está disponível para todos os tipos de intoxicação, e sua aplicação, assim como em qualquer terapia, deve ter seus riscos e benefícios ponderados; porém, nos casos graves, tais tecnologias são fatores indispensáveis para cura dos pacientes e precisam estar disponíveis.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.