FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Anti-infectantes

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

         19.2 Anti-infectantes

Nitrato de prata – o método ideal de profilaxia quanto à N. gonorrhoeae é tratar a mãe infectada durante a gravidez, mas isso nem sempre é possível. O risco de infecção gonocócica é elevado, sendo a profilaxia ocular no momento do nascimento particularmente importante por causa do rápido início de conjuntivite e sua gravidade.

Nitrato de prata possui propriedades antissépticas e é usado em muitos países, como uma solução de 1% para a profilaxia da oftalmia neonata. Entretanto, como pode causar irritação, outros fármacos são utilizados. Possui atividade contra todas as cepas de N. gonorrhoeae, independentemente da sua susceptibilidade a antibacterianos, e facilmente disponível, mas pode causar conjuntivite química e não se mostrou eficaz na prevenção de conjuntivite por clamídia, apesar de um estudo ter observado uma redução inesperada na incidência desse tipo de conjuntivite. O Centers for Disease Control and Prevention (CDC) não recomenda o tratamento profilático com antibacterianos em crianças nascidas de mães com infecção por clamídia não tratada (ver monografia, página 871).

Tetraciclina tem sido relatada ser tão eficaz como o nitrato de prata na proteção contra a conjuntivite gonocócica causada por cepas multirresistentes, sendo um fármaco de escolha. Há relatos de que a pomada de tetraciclina seja mais eficaz na prevenção da infecção por clamídia com relação à infecção por gonococos (ver monografia, página 603).

Gentamicina é um antibiótico aminoglicosídeo e tem ação bactericida contra vários microrganismos Gram-negativos aeróbios e contra algumas cepas de estafilococos. Muitas cepas de bactérias gram-negativas, incluindo espécies de Brucella, Calymmatobacterium, Campylobacter, Citrobacter, Escherichia, Enterobacter, Francisella, Klebsiella, Proteus, Providencia, Pseudomonas, Serratia, Vibrio e Yersinia são sensíveis à gentamicina (ver monografia, página 984).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.