FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dispositivo intrauterino

Última revisão: 11/11/2015

Comentários de assinantes: 0

 

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

Subcomissão Editorial

 

Dispositivos intrauterinos (DIU), nos modelos com cobre, constituem método contraceptivo reversiva, efetivo e seguro, respeitando-se indicações e cuidados pertinentes. O DIU modelo T de cobre possui ação prolongada (dez anos de uso após colocação) e pode permanecer no útero até a menopausa. Sua ação é física sobre o endométrio, onde também libera íons de cobre. Esta dupla atuação perturba o colo, impedindo a migração dos espermatozoides. Sua indicação na contracepção é preferível nas mulheres multíparas, com parceiro fixo, genitalmente sadias e que não desejam engravidar a curto prazo. Pode ser opção eventual nas nulíparas que tenham contraindicações ao uso de anticoncepcionais orais. Sua inserção e remoção do útero devem ser feitas por especialista. Há riscos relacionados ao procedimento de inserção como perfuração e salpingite, reduzidos por técnica e assepsia adequadas. Pode, por vezes, causar sangramento, dor ou reação alérgica. Dor contínua após inserção do DIU pode indicar infecção pélvica associada ao dispositivo. Doença inflamatória pélvica que ocorre meses após a inserção não se relaciona ao uso de DIU. Seu desenho e conteúdo de cobre podem afetar a eficácia e o perfil de efeitos adversos. Uma revisão sistemática Cochrane de 34 estudos comparou diferentes dispositivos. O modelo T de cobre com 380 mm2 (TCu380A) mostrou-se mais eficaz do que aqueles com menores conteúdos de cobre (MLCu375, MLCu250, TCu220 and TCu200). Nenhum deles mostrou diferença em termos de sangramento, dor ou abandono do método (ver monografia, página 650).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.