FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Fadiga fraqueza hipotensão e alterações cutâneas

Autores:

Euclides F. de A. Cavalcanti

Médico Colaborador da Disciplina de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Daniel Soares Freire

Endocrinologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;
Médico Colaborador do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 30/11/2008

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Paciente do sexo masculino com 48 anos, apresentando fraqueza generalizada, fadiga, náuseas e vômitos, e hipotensão. Apresenta as seguintes alterações cutâneas:

Fotografias do paciente

 



Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            O paciente apresenta hiperpigmentação, que associada ao quadro clínico é sugestiva de insuficiência adrenal. A hiperpigmentação é um sinal clássico que ocorre apenas na insuficiência adrenal primária - doença de Addison, na qual ocorre destruição ou disfunção do córtex da adrenal. A hiperpigmentação ocorre devido ao hiperestímulo hipofisário que leva a produção excessiva de ACTH e outros peptídeos derivados da POMC, que têm ação estimuladora sobre a produção de melanina. Na insuficiência adrenal secundária – por insuficiência hipofisária, isto não ocorre.

            A hiperpigmentação na doença de Addison costuma ser mais acentuada em áreas expostas ao sol e em áreas de pressão (dedos dos pés, cotovelos, joelhos, cintura, ombros), ocorrendo também nas linhas ou dobras das mãos, axilas, períneo e na cicatriz umbilical, bem como pode ser notada na superfície interna dos lábios, mucosa oral, perivaginal e perianal. Cicatrizes adquiridas após o início da doença tornam-se escurecidas, enquanto as antigas não. Este é o sinal mais específico do diagnóstico de insuficiência adrenal primária.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.